BboIJhjCYAA7EDw.jpg largeNome do livro: Tormento
Nome original: The Dare
Tradução: Carlos Alberto Bárbaro
Autor(a): John Boyne
ISBN: 978-85-65765-28-2
Páginas: 86
Editora: Seguinte
Ano: 2014
Avaliação: 5/5
Onde comprar: Compare Preços

Danny Delaney curtia tranquilamente as férias, até que sua mãe volta pra casa tarde da noite, escoltada por dois policiais. Ele logo percebe que algo terrível aconteceu. A sra. Delaney havia atropelado um garotinho, que agora está em coma e ninguém sabe se vai acordar. Consumida pela culpa, ela se isola de todos ao seu redor. Caberá a Danny e seu pai impedir que a família se despedace.

Você com certeza conhece John Boyne pelo livro O Menino do Pijama Listrado, pois é, eu também conhecia, mas eu nunca tinha lido nada do autor. Tormento foi uma ótima maneira de conhecer o estilo de escrita de Boyne e já colocá-lo no topo de autores favoritos.

A história é curta, na verdade é quase um conto, onde acompanhamos Danny, um garoto que só quer aproveitar as férias e  acaba tendo que lidar com uma crise em sua família. Sua mãe não conversa com ele, pois está muito triste pelo acidente que cometeu. Seu pai, por ter que arcar com as tarefas da casa, se torna muito preocupado e estressado, descontando muitas vezes no garoto. E seu irmão, Pete, resolveu ficar uns dias a mais com a turma da sua faculdade. É então que Danny terá que amadurecer e lidar com assuntos e problemas sérios.

O autor utiliza poucos personagens em sua trama e em  poucas páginas nos faz criar sentimentos diversos por cada um deles. De amor a ódio, vamos criando nossas próprias opiniões sobre cada personagem, e é algo que nos faça dar créditos ao autor por conseguir mexer tanto com o leitor em poucas páginas. Destaque para a relação de Danny e seu irmão que, diferente do que se vê em outros livros, é muito bonita e formada a base de amizade.

A escrita de John Boyne é impressionante. Ele é muito direto e não faz descrições longas, seus capítulos são curtos e a leitura flui muito bem. Sem contar na sua grande habilidade de nos emocionar e deixar aflitos em busca de respostas para alguns mistérios que ele deixa pistas durante o decorrer da história.

O desenvolvimento da trama foi muito bem construída. Em 80 páginas o autor consegue muito bem passar aquilo que é necessário e dá um começo, meio e fim para seus personagens e acontecimentos. O ar de mistério é visível, mas todas as explicações são aceitáveis e muito bem discutidas, de modo que o final acaba agradando o leitor.

A editora Seguinte fez uma edição ótima e simples, sem muitos detalhes especiais. A fonte e o espaçamento também ficaram ótimos e a tradução e revisão foram impecáveis, não encontrei nenhum erro.

Tormento é sem dúvida uma maneira de conhecer e querer mais de John Boyne. Sua história nos faz refletir sobre as relações familiares e como cada membro deve cuidar para que esta não seja destruída. Com poucas, e simples, palavras o autor nos deixa com um grande sorriso no rosto e uma enorme satisfação de ter lido essas 80 páginas. Um livro que todos deveriam ler para pensar e se emocionar.