Nome do livro: O Adulto
Título Orginal: The Grownup
Autor(a): Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Páginas: 64
Ano: 2016
Nota: 5/5

Uma jovem ganha a vida praticando pequenas fraudes. Seu principal talento é a capacidade de dizer às pessoas exatamente o que elas querem ouvir, e sua mais recente ocupação consiste em se passar por vidente, oferecendo o serviço de leitura de aura para donas de casa ricas e tristes. Certo dia, ela atende Susan Burkes, que se mudou há pouco tempo para a cidade com o marido, o filho pequeno e o enteado adolescente. Experiente observadora do comportamento humano, a falsa sensitiva logo enxerga em Susan uma mulher desesperada por injetar um pouco de emoção em sua vida monótona e planeja tirar vantagem da situação. No entanto, quando visita a impressionante mansão dos Burke, que Susan acredita ser a causa de seus problemas, e se depara com acontecimentos aterrorizantes, a jovem se convence de que há algo tenebroso à espreita. Agora, ela precisa descobrir onde o mal se esconde, e como escapar dele. Se é que há alguma chance.

Nerd é uma jovem que desde pequena já pratica fraudes, aprendeu a mendigar com a mãe e desde então sempre foi uma boa observadora, sempre soube exatamente para quem pedir dinheiro, escolhia as mais vulneráveis, as com rosto mais caridoso, pessoas de igrejas e mulheres.

Com o passar dos anos, tentou outras atividades de caráter duvidoso, que rendiam algum dinheiro, mas nada que a deixasse de bem com a vida. O seu mais recente emprego é ser vidente que enxerga as auras das pessoas, por ser uma boa observadora, tirava conclusões sobre seus clientes pela maneira de vestir, de falar, os problemas eram parecidos: traição, emprego, mulheres ricas que não tinham onde gastar o dinheiro e iam a centros exotéricos para se distrair.

Um belo dia, entra na loja uma cliente chamada Susan Burkes e aí que as coisas começam a mudar e muito! Susan convida Nerd a ir a sua casa para verificar se há algo de errado, sobrenatural, com sua residência e que está afetando seus filhos. E é no desespero da mulher, que Nerd ver a sua oportunidade de arrancar dinheiro da pobre senhora, mas mal sabia que estava entrando em algo realmente assombroso e que a marcaria para sempre.

O Adulto é narrado em primeira pessoa, sob a perspectiva de Nerd, uma mulher com bastante ambição e conhecimento, mas que não teve tantas oportunidades na vida. Assim, sempre que tem uma chance de ganhar dinheiro, ela não pensa duas vezes. Gillian Flynn conseguiu, mais uma vez, criar personagens femininos de personalidade forte que se destacam facilmente.

Por ser um conto bem pequeno, menos de 100 páginas, a história se desenrola rapidamente, mostrando a maldade humana e o quanto uma pessoa consegue mentir e manipular a outra pensando apenas em si. . O thriller te prende logo no início da leitura, e só é possível largar depois de chegar no final.

O livro tem um enredo dinâmico e boas doses de suspense, nada que vá te assustar, mas que com certeza te deixa pelo menos apreensivo com certas cenas. Para mim, a única parte que fiquei sem saber se gostei foi o final, nem acreditei quando virei a página e percebi que tinha sido a última. Acho que o final aberto, fiquei me fazendo um monte de perguntas, mas acho que essa foi a intenção da autora, deixar que o leitor escolha o final que mais satisfaz.

Com certeza é um ótimo thriller, que recomendo muito. Se você nunca leu esse gênero, poderia começar por esse que é curto e te deixa querendo mais.