Nome do livro: Biblioteca de Almas
Nome Original: Library of Soul
Trilogia: O Lar das Crianças Peculiares #03
Tradutor: Fernando Carvalho
Autor(a): Ransom Riggs
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580579666
Ano: 2016
Nota: 5/5

Biblioteca de Almas é o último volume da celebrada trilogia iniciada com O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares. Neste terceiro livro, depois de sofrer com a morte do avô, conhecer crianças com habilidades peculiares em uma fenda temporal e partir pelo mar em uma busca desesperada para curar a srta. Peregrine, Jacob vai finalmente enfrentar a inevitável conclusão dessa turbulenta jornada. Jacob descobre uma poderosa habilidade e não demora a explorá-la para resgatar os amigos peculiares e as ymbrynes da fortaleza dos acólitos. Junto com ele vai Emma Bloom, uma menina capaz de produzir fogo com as mãos, e Addison MacHenry, um cão com faro especial para encontrar crianças perdidas.Partindo da Londres dos dias atuais, o grupo vai percorrer as ruelas labirínticas do chamado Recanto do Demônio, uma complexa fenda temporal que abriga todo tipo de vícios e perversões. É ali que o destino de peculiares de toda parte será decidido de uma vez por todas. Tal como os volumes anteriores da série, Biblioteca de Almas une fantasia, aventura e sombrias fotografias de época para criar uma experiência de leitura única.

Depois dos eventos que ocorreram no volume anterior, Jacob mostrou seu novo lado e estávamos sedentos pelo volume final. Para quem diga que o primeiro volume foi uma introdução, o segundo volume mostrou que vinha mesmo para ficar, no terceiro volume o autor concluiu satisfatoriamente com tudo prometido.

Após uma grande reviravolta na vida das crianças peculiares que corriam contra o tempo para salvar e libertar a Srta Peregrine, as fendas do tempo e consequentemente o mundo.  Jacob e Emma ao lado de um misterioso personagem e amigo deles sair do problema que se meteram.

Os amantes da trilogia, vão gostar de saber que se completaram satisfatoriamente, desde a escrita e todo o seu desenvolvimento. O universo dos peculiares acabou sendo vasto, dando a oportunidade do autor abri-lo para outros volumes.  Os laços criados foram muitos fortes, o que deixou o livro bem agradável com o esperado.

Os nossos personagens foram outro ponto de maior destaque, quando mais apegava aos livros, mais vontade tinha para descobrir até onde a mentalidade de Riggs poderia chegar. E foi longe.  O romance não ficou para trás,  Jacob e Emma terão seus destinos traçados por aqui. Antemão peço aos fãs que não se entristeçam pelo resultado, mas que entendam a necessidade do resultado posto pelo autor.  Jacob conseguiu chegar ao ápice, deixando claro quem realmente é consequentemente ele sempre será o responsável pelo seu caminho e decisões.  Emma terá de lidar com os fantasmas de seu passado e seguir em frente, sem medo.

Grandes e novas reviravoltas acontecem por aqui, a narrativa continua divertidíssima e não deixa nada a desejar.  Com toda certeza eu prevejo mais livros explorando o mundo dos peculiares. Mesmo apresentando capas assombrosas, que anteriormente tive receio de lê-las, fui gostando de cada livro, imaginando os personagens antes mesmo do lançamento do filme.

A edição da editora Intrínseca é de capa dura, com um acabamento muito atraente como os dois livros anteriores, a capa “sai” como uma jacket. A tradução como a dos livros anteriores ficaram bem feita. Não percebi erros de coesão ou coerência.

Uma história que deixará saudades, quem sabe como havia escrito, o autor possa voltar com novas aventuras dessa turma. Se você ainda não leu, não perca seu tempo!