Nome do livro: Cidade dos Etéreos
Nome Original: Hollow City
Trilogia: O Lar das Crianças Peculiares #02
Tradutor: Fernando Carvalho
Autor(a): Ransom Riggs
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580578904
Ano: 2016
Nota: 5/5

Cidade dos Etéreos dá sequência ao celebrado O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares, em que o jovem Jacob Portman, para descobrir a verdade sobre a morte do avô, segue pistas que o levam a um antigo lar para crianças em uma ilha galesa. O orfanato abriga crianças com dons sobrenaturais, protegidas graças à poderosa magia da diretora, a srta. Peregrine.Neste segundo livro, o grupo de peculiares precisa deter um exército de monstros terríveis, e a srta. Peregrine, única pessoa que pode ajudá-los, está presa no corpo de uma ave. Jacob e seus novos amigos partem rumo a Londres, cidade onde os peculiares se concentram. Eles têm a esperança de, lá, encontrar uma cura para a amada srta. Peregrine, mas, na cidade devastada pela guerra, surpresas ameaçadoras estão à espreita em cada esquina. E, além de levar as crianças a um lugar seguro, Jacob terá que tomar uma decisão importante quanto a seu amor por Emma, uma das peculiares.Telecinesia e viagens no tempo, ciganos e atrações de circo, malignos seres invisíveis e um desfile de animais inusitados, além de uma inédita coleção de fotografias de época — tudo isso se combina para fazer de Cidade dos etéreos uma história de fantasia comovente, uma experiência de leitura única e impactante.

No primeiro volume, Jacob acaba viajando para a ilha em Cairnholm, ali seus objetivos era descobrir tudo sobre o passado e os segredos que envolviam seu avô. Ele não imaginava que encontraria respostas muito além do imaginário e principalmente de sua responsabilidade que somaria como todo ao salvar os peculiares e principalmente ao mundo como aprender a controlar o seu próprio lado peculiar. Jacob e Emma conseguem salvar a Srta. Peregrine em sua forma de pássaro, porém, ela já não consegue voltar para sua forma humana com isso, a fenda temporal se abre ficando as crianças abertas aos etéreos. Dessa forma precisam viajar para o País de Gales, para encontrar uma forma de salvar a ymbryne. 

Chegando na costa, as crianças são perseguidas pelos etéreos, assim, fogem para a mata e buscam refúgio em uma clareira. Bronwyn ler os Contos Peculiares e Millard junta aos fatos que o escrito do livro, pode ser verdadeiro no mundo real.  Usando os contos, as crianças entram em uma nova fenda temporal. Lutando com um novo etéreo, acabam explorando o local e conhecendo novos personagem, como Addison, um cão falante, entre outros. Vão descobrir que é o local onde fica a Sra. Wren, outra ymbryne que foi ajudar  as irmãs capturadas pelos acólitos na cidade de Londres.

Eles possuem somente três dias para fazer tudo isso.  Partindo para Londres para encontrar a Srta. Wren. Deixando claro que nada será fácil.

Logo após um período de mais de três anos, o segundo volume chegou e pudemos saciar nossos desejos. Os elementos bizarros foram todos inseridos novamente por aqui, ao lado de novos personagens.

Por aqui temos uma nova dimensão da escrita, diferente de estarem – os personagens- somente participando do enredo, por aqui eles já estão se mostrando para que seja capaz. Jacob ainda envolve em momentos de orientação de seu caminho ao lado de seus amigos. O texto flui melhor neste volume. O autor não poupou esforços para mergulhar nessa aventura deixando pontes necessárias para o volume final.

A edição da editora Intrínseca veio de capa dura, muito atraente e muito bem construída. Diferente da edição do primeiro volume editado pela Leya. A tradução ficou muito bem revisada, coesa e bastante significativa para a faixa de idade que o livro pretende alcançar.

Eu amei o segundo volume, o final é muito instigante para o volume final. Uma construção maravilhosa do autor para nós leitores. Não vão se arrepender!