Pra não passar em branco o dia de hoje, fizemos uma seleção de filmes para ver na TV neste Halloween. Escolhemos títulos que caracterizam o cinema de terror/horror dos anos 1990 em diante.

1. Pânico (1996) – 19:55 – Telecine Cult

Dirigido por Wes Craven, “Pânico” marca o renascimento dos filmes de assassinos mascarados, que fizeram sucesso nos anos 1970-1980 com protagonistas como Leatherface, Mike Myers e Jason Voorhees.

2. A Morte do Demônio (2013) – 22:00 – Universal Studio

O remake do filme de Sam Raimi de 1981, chegou aos cinemas em 2013, recontando a história de amigos presos em uma cabana na floresta, assombrados pelos demônios saídos do “Livro dos Mortos”

3. O Segredo da Cabana (2012) – 23:20 – Warner

Essa maravilha do cinema atual emula clichês dos filmes do gênero que o antecedem, entregando ao espectador uma história irônico, nonsense, recheada de sangue. Cinco amigos vão a uma cabana nas montanhas e nela descobrem verdades macabras sobre as “cabanas das montanhas”. Amigos, cabanas, floresta… acho que já vi isso em algum lugar.

4. Madrugada dos Mortos (2004)- 23:45 – Telecine Action

Mais um remake, “Madrugada dos Mortos” foi dirigido por Zack Snyder e, assim como o filme a de George A. Romero, é ambientado em sua maior parte dentro de um shopping. Após um ataque zumbi, um grupo de sobreviventes se escondem no shopping da cidade tentando sobreviver a epidemia. O filme tem excelentes sequências de ação de ataque da horda de mortos-vivos.

5. A Órfã (2009)- 23:49 – Cinemax

“A Órfã” se encaixa na linha de filmes sobre crianças estranhas e maldosas. Apesar de possuir um roteiro frágil e de ter uma metragem longa demais, vale pela atuação de Vera Farmiga, como a mãe adotiva atormentada pelo medo.

6. Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado (1997) – 01:05 – FX

No encalço de “Pânico”, “Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado” foi um dos filmes que fizeram parte do renascimento dos assassinos em série dos 90’s. Após um atropelamento, quatro amigos juram segredo sobre o fato e, após um ano do acontecido, são perseguidos por um vingador sem rosto munido de um gancho.

 7. O Exorcismo de Emily Rose (2005)- 01:08 – Warner

Apesar do caráter de filme de tribunal, “O Exorcismo de Emily Rose” relata a investigação da morte de uma jovem durante uma sessão de exorcismo. O filme foi inspirado em uma situação real, vivida pela jovem alemã Anneliese Michel nos anos 1970.

8. O Iluminado (1980) – 01:55 – HBO Plus

Baseado em uma obra de Stephen King, o filme de Stanley Kubrick altera aspectos do enredo original, criando uma das adaptações mais infiéis de livros. Porém, o resultado é um dos filmes mais bonitos do gênero terror. Nele contém cenas memoráveis como o elevador jorrando sangue, ou Jack Nicholson quebrando a porta com um machado, em meio a um surto psicótico.

9. A Enfermeira Assassina (2013)- 02:50 – Megapix

É bom? Não. É ruim? Também não. Então por que eu devo assistir? Porque um filme com um capa de uma enfermeira pin-up, cheia de sangue, lançado em 3D tem que servir nem que seja pra te matar de rir. E sim, isso ele consegue.

10. Halloween – A Noite do Terror (1978) – 03:49 – Space

Com a primorosa condução de John Carpenter  e uma trilha inesquecível, “Halloween – A Noite do Terror” acompanha os ataques de Michael Myers após sua fuga de uma instituição para “doentes mentais”, na qual ele estava internado desde que tentara matar sua irmã, quinze anos antes.