Destino de uma Nação (Darkest Hour, 2017)

Resultado de imagemDuração: 2H55 min
Diretors: Joe Wright
Roteirista: Anthony McCarten
Elenco: Gary Oldman , Kristin Scott Thomas , Stephen Dillane , Ronald Pickup, Ben Mendelsohn , Ben Mendelsohn
Gênero: Biografia, Drama, Historia
Classificaçãoindicativa: 12 anos

Winston Churchill (Gary Oldman) está prestes a encarar um de seus maiores desafios: tomar posse do cargo de Primeiro Mnistro da Grã-Bretanha. Paralelamente, ele começa a costurar um tratado de paz com a Alemanha nazista que pode significar o fim de anos de conflito.

O novo filme do cineasta Joe Wright (Orgulho & Preconceito e Desejo e Reparação) é um thriller político. O Destino de uma Nação concentra-se em um momento de grande tensão política na Inglaterra na qual Winston Churchill terá de expor suas habilidades como líder e primeiro-ministro. Após a invasão de Hitler pela Polônia, França e a Grã-Bretanha foram forçadas a declarar guerra contra a Alemanha em setembro de 1939. Uma paralisação de sete meses nas principais hostilidades persuadiu muitos no Reino Unido de que o conflito logo seria resolvido.

Em abril de 1940, as forças alemãs desembarcaram na Dinamarca e na Noruega, e em 10 de maio, Hitler lançou uma invasão total contra a Holanda, a Bélgica e a França. O Destino de uma Nação abre no início de maio com um debate parlamentar sobre o desastre da Noruega que obriga Neville Chamberlain (Ronald Pickup) a se demitir do cargo de primeiro-ministro e a indicação de Churchill para o cargo cuja missão é formar um novo governo. O primeiro teste militar do primeiro ministro, a partir de 26 de maio, é o resgate de cerca de 400 mil soldados britânicos, bem como franceses e belgas presos em Dunkirk (retratada na película de Nolan).

 

O Filme culmina com o heróico discurso de Churchill em 4 de junho na Câmara dos Comuns, no qual ele promete a Hitler: “Vamos lutar nas praias, vamos lutar nos desembarques, lutaremos nos campos e nas ruas, devemos lutar nas colinas, nunca mais nos renderemos “

Por retratar um momento histórico o longa recria grandes momentos, através de diálogos intensos, personagens bem desenvolvidos e atuação densas. As atuações de todo e elenco são solidas e com camadas.

A grande atração do filme e atuação Gary Oldman. Sua caracterização e atuação robusta como Winston Churchill estão impecáveis. Oldman humaniza Churchill, capturando tanto a sua fúria como compaixão, bem como sua capacidade de rir de si mesmo. No filme há uma cena belíssima na qual a personagem de Oldman mostra toda a sua vulnerabilidade ao dialogar com Rei George VI, interpretado por Ben Mendelsohn.

 

O resultado de sua brilhante atuação foi que no último domingo, 07 de janeiro, Gary Oldman ganhou o Globo de Ouro na categoria Melhor Ator em Filme Dramático. Outro destaque do filme é excelente trabalho de iluminação realizado. O jogo de luz e sombra não só cria uma atmosfera nas cenas, com também contribui para acentuar determinadas características emocionais dos personagens. Um ótimo trabalho realizado pelo diretor de fotografia Bruno Delbonnel.

O Destino de uma Nação é um ótimo thriller político que nos mostra os bastidores das “horas mais escuras” vividas pela Europa Ocidental e por Winston Churchill durante a ocupação nazista.

Nota: 5/5