LivrosResenhas

Resenha | Lady Killers – Assassinas em Série, de Tori Telfer

O mundo pouco falado das assassinas em série

Crimes inescrupulosos, assassinatos em série, frieza e calculismo. Esses são adjetivos comuns ao se falar de casos relacionados a serial killers. Há livros, filmes, documentários e séries dedicados aos vários culpados por mortes horrendas. Porém, em sua maioria, eles são homens.

Em Lady Killers, lançado  o Brasil pela Darkside Books, podemos acompanhar a história de algumas assassinas em série. Ao longo dos séculos e em vários lugares do mundo a autora, Tori Telfer, é nossa guia. Há assassinatos por envenenado, enforcamento, tiro e esfaqueamento. Mas, as maneiras como essas mulheres executaram suas vítimas acaba sendo o que menos importa ao longo do registro.

Em diversos momentos Tori mostra como os meios de investigação são pobres e relapsos. Há crimes que deixam de ser investigados porque, culturalmente, assassinatos brutais só devem ser ligados aos homens. Em outros casos o quesito espiritual e/ou religioso era o empecilho, ao colocar a motivação do assassinato como possessão ou influência de forças malignas, do Diabo.

Outro ponto abordado pela autora são as constantes ligações do “instinto assassino” com o desejo sexual dessas mulheres. A ideia de que as mulheres não se interessam por sexo está(va) tão enraizada que qualquer insinuação de desejo era elevada a estratosfera e virava um canal de sede de matar. Foi assim na construção do mito sobre Elizabeth Báthory (1560-1614). 

Há também casos como o de Tillie Klimek (1876-1936) que foi acusada de seus crimes e presa, mas a dupla de assassinas que foi julgada logo depois foi inocentada. A diferença entre elas: jovialidade e beleza.

Assim, vários casos acabam comprometidos por achismos sobre como corpo e mente de uma mulher funcionam. Investigadora, jornais, médicos e historiadores usam do gênero para justificar suas suposições e criam mitos em vez de solucionarem algumas lacunas dos casos. 

Assim como “Anatomia do Mal”, da mesma editora, “Lady Killers” foi lançado em capa dura, com diversas ilustrações em seu miolo e grifos destacando trechos do texto. Põem, diferente de Anatomia em que o amarelo era a cor de destaque, para remeter as faixas de isolamento dos crimes, nesse a cor é o rosa. É que dizem que rosa é “cor de menina”, né?!

O livro além de abordar os crimes e apresentar uma biografia das serial killers também contextualiza historicamente o período em que elas viviam, falando ora de questões sociais, ora de economias e até mesmo de tendências de moda e hábitos locais. Essas informações enriquecem o conteúdo permitindo que entendamos as configurações de diferentes casos em diferentes tempos e localidades. 

A edição brasileira conta com uma galeria de assassinas mais contemporâneas, desenvolvida pelo pessoal do site Aprendiz Verde e também com uma lista de filmes sobre o tema do livro, sendo composta de filmes baseados em fatos e ficções.

Todo crime provoca medo, mas também instiga a curiosidade de alguns. Quem são essas pessoas? O que as levou a isso? “Lady Killers” não dá respostas, mas nós orienta por caminhos ainda poucos desbravados dos assassinatos em série conteúdos por mulheres. 

Ficha Técnica

Lady Killers

Autora: Tori Telfer

Tradução: Daniel Alves da Cruz e Marcos Santana

Páginas: 384 páginas

Editora: Darkside Books

Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, eterna estudante. Feita de mau humor, memes e pelos de gatos, ama zumbis, filmes do Tarantino e bacon. Devota da santíssima Trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch, sempre é corrompida por qualquer filme trash ou do Nicolas Cage.

10 thoughts on “Resenha | Lady Killers – Assassinas em Série, de Tori Telfer

  • Sou doida para ler esse livro desde o lançamento dele. Sei que ficarei com medo da alguns crimes, mas também quero saber o que levou a essas mulheres a cometerem eles. Pela sua resenha, estou me segurando aqui para manter minha promessa de não comprar mais livros em 2020… rs
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    Resposta
  • Apesar de conhecer um pouco sobre essa obra, achei o máximo conferir essa resenha completa desse livro fabuloso! Na minha opinião, além dessa diagramação e arte da capa incríveis, a Darkside Books acertou em cheio com esse título no catálogo! Acho muito interessante acompanhar a história de algumas assassinas em série pra variar um pouco a trama.

    Resposta
  • Hey, Yasmine. Eu tenho esse livro. Ele é bem lindo, visualmente, né?
    Então… esse ano estou com um projeto de ler os livros do selo Crime Scene, da DarkSide Books. Então, esse bonito entra na nossa lista. Agora em março vamos para o terceiro livro, o Ted Bundy – Um Estranho ao Meu Lado. Fevereiro lemos BTK, e em janeiro Killer Clown.
    Eu sou psicóloga e confesso que gosto muito de saber mais sobre essas mentes doentias!
    Adorei sua escolha de resenha. Um beijo.

    Resposta
  • Quero muito muito mesmo ler esse livro, já me chamou atenção pela capa, mas a história deve ser interessantíssima

    Resposta
  • Vitor Damasceno

    Particularmente eu acho interessante nós mesmos buscarmos esses assuntos! kkkkkk sério isso é meio bizarro, mas tudo bem.

    Resposta
  • Oie, tudo bem? Quando li alguns comentários sobre esse livro achei bem interessante. Curioso pensar que alguns crimes até hediondos não são bem investigados porque não foram arquitetados por homens. Acredito que em muitos casos mulheres são mais vingativas e detalhistas do que os homens e talvez por isso seja tão mais difícil rastreá-las. Um abraço, Érika =^.^=

    Resposta
  • O que me incomoda no livro é justamente a parte visual. Por ele ser rosa meio que me sinto relutante de ter no acervo kkkkk

    Odeio rosa [só gosto no cabelo]
    Mas enfim.. outro dia comecei a ler una capítulo e tava curtindo a leitura. Pretendo concluir ainda esse ano.. a edição não era minha…

    Eu sou super fascinada em ler a respeito dessa temática…

    Küss 😘

    Resposta
  • Eu acho fantástica a proposta desse livro, de mostrar que as mulheres podem ser tão cruéis qnto os homens, tirando a ideia de fragilidade. Eu achei um livro bem forte e q serve como um alerta, um cuidado ao subestimar as capacidades de alguém.

    Resposta
  • eu adoro esse assunto e sinceramente eu quero muito muito esse livro mas infelizmente ainda me falta money pra adquirir kkk.

    Resposta
  • Eu sou absolutamente louca pra ler esse livro desde que vi pela primeira vez! Achei muito interessante o tema e muito único, também, quase não se vê livros sobre serial killers Mulheres!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.