CinemaCríticas

Scooby! – O Filme | Crítica

Todos querem um “Vingadores” pra chamar de seu

Alguns desenhos animados parecem eternos e talvez isso aconteça devido ao apego emocional com personagens queridos cativos no momento certo da infância. Claro que isso desperta um desejo, tanto nos fãs quanto nos executivos de estúdio de mais desses personagens. “Scobby! – O Filme” primeiro longa em animação da turma da Mysterio S.A. a ser produzido para os cinemas, carrega esse dualismo: agradar aos fãs de longa data e gerar uma nova franquia lucrativa seguindo os passos dos onipresentes universos compartilhados.

Depois da morna adaptação em live action e do fracasso de sua sequência, um novo filme de Scooby-Doo e sua turma passou por várias etapas de produção – James Gunn já tinha um norte certo, segundo o próprio. Durante esse período, o cinema blockbuster mudou muito e nas perspectivas de hoje, uma franquia só pode ser considerada de sucesso se carregar a tira colo vários outros filmes com tramas e personagens relacionados. “Scooby!” aposta nisso, apresentando personagens outros dos estúdios Hanna-Barbera em seus materiais de divulgação e dando bastante destaque para eles na trama.

Na nova aventura, primeiro descobrimos como Salsicha e Scooby se conheceram e se tornaram melhores amigos, numa sequência de cenas capazes de aquecer o coração de qualquer fã. Logo a dupla conheça Fred, Daphne e Velma e temos um pequeno caso onde temos o vislumbre de como se tornarão os famosos jovens detetives que conhecemos. A trama então salta no tempo, quando Scooby e Salsicha se veem excluídos da turma e conhecem o herói Falcão Azul e seu parceiro Bionicão, que precisam da ajuda de Scooby Doo para impedir os misteriosos planos de Dick Vigarista, personagem da “A Corrida Maluca.” A partir daí, a turma começa a investigar para encontra-los numa road trip absurda.

Se lhe parece uma bagunça todos esses personagens citados de uma só vez, provavelmente culpe a idade. O fã service aqui é a regra e a produção joga no seguro dos fãs das animações de onde os personagens vieram. A maior perda com isso é justamente a identidade de “Scooby-Doo”, já que o filme abandona os ares de mistério para se empenhar numa trama de super herói – isso, nem mesmo os live actions tão criticados fizeram.

O que pode incomodar fãs mais old school, no entanto, pode ser a porta de entrada para todo um novo público, já que as caracterizações dos personagens são fieis na medida, mantendo traços clássicos ao mesmo tempo que os atualiza para uma nova geração de maneira sutil. E sejamos justos, se o jogo do filme é o fã service, ao menos um personagem não revelado no trailer deve trazer um sorriso de canto de boca aos mais velhos enquanto mostram aos filhos, sobrinhos e enteados um pouco daquilo que tanto já lhes trouxe alegria na infância.

Ficha Técnica

Scooby! – O Filme (Scoob!, 2020)
Direção: Tony Cervone
Produtora: Warner Animation
Roteiro: Adam Sztykiel, Matt Lieberman, Kelly Fremon, Derek Elliot, Jack Donaldson
Elenco: Zac Efron, Amanda Seyfried, Will Forte, Gina Rodriguez, Frank Welker

Assista aqui ao trailer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.