Notícias

Seleção de Parcerias – Como posso ser aprovado?

parcerias_thumb[1]

Se você está me lendo neste momento, é porque você ficou interessando no que tenho para lhe dizer  aqui. Correto? Ok! Novamente é um tema que já debati até mesmo dentro do canal e novamente se faz necessário. Então resolvi repassar algumas dicas e orientações para os antigos e novos blogueiros, youtubers e outros responsáveis de tantas redes sociais.

Desde quando editoras brasileiras começaram a “seguir” com o parcerias com sites, blogs literários, a intenção inicial era: divulgação de seus lançamentos, opinião consistente que levasse ao leitor o que realmente ele encontraria dentro daquele livro,o que chamamos de “boca a boca”. A opinião de um leitor blogueiro sempre ajudou/ajuda a editora, porque ele é crítico e ama ler, somando com tudo isso, ele ajudaria aquela editora vender seu peixe para outros tantos leitores. O melhor, é quando aquele site, blog ou meio de comunicação é visitado por várias pessoas. A intenção sempre foi os lucros!

Anos foram passando, a quantidade de blogs, sites literários nascendo desenfreadamente porque viam de outros maiores que estavam “ganhando livros gratuitos”. Com consequência, o que era livre a editora aceitar e firmar parceria com aquele meio transformou em “Seleção de Parcerias”. Já era difícil sustentar outros tantos meios entrando e mais impossível ainda enviar cortesias gratuitas para aqueles que não davam o retorno desejado. Nada é de graça, meu povo! Editoras brasileiras grandes começaram com seus processos de seleção, e vários blogueiros nasciam mesmo com esses processos e ideia sendo alteradas porque os maiores meios de comunicação continuavam parceiros e muitos questionando os motivos dos novos não.

Questão bem simples: não se mexe com aquele meio que está sendo ofertado lucro. Sem mais, sem menos! Ainda os problemas não ficaram quietos. Todos os semestres eram feitas tais renovações e seleções, com elas milhares de inscritos e poucos aprovados. Muitos, acabando com reclamações, ofensas em cima da editora que não havia conseguido tal parceria. Porém, sempre retornando na seleção seguinte. Lógica? Nenhuma. Não se fala mal de um produto em que você quer fazer parte.

Nos dias atuais, as ideias continuam difusas, porque várias seleções passaram a ser anuais e diversas editoras mudaram seu foco. O chamado #semmimimi ajudaria nas redes sociais a observância daquela ousadia errada por tantos olheiros que contaria pontos nos processos de seleção seguinte. Em resumo, se você falou mal daquela editora e vinha refazer seu processo de seleção, pesaria de certa forma para você. Outro lado negativo, diversos blogueiros ao invés de serem amigos, começaram trocar ofensas, querendo a qualquer custo aquele blog parceiro, conseguisse sair da mesma parceria. Erro 2!

As editoras começaram a mudar seus focos, com a chegada do YouTube, muitos passaram a opinar suas ideias, avaliações e apresentar os materiais de lançamentos em vídeos. Outros, por outras tantas redes sociais. A intenção da editora em seus processo sempre foi levado o seu lado crítico e a opinião aprofundada do blogueiro ou daquele meio social inscrito. E não se enganem que os olheiros das editoras não observam cada blog, página youtube, facebook. Isso acontece ao longo do ano, existe meu caro amigo um setor de marketing somente para blogs em cada editora.

Quero ser parceiro: O que não posso fazer em rede social.

– Falar mal da editora que pretendo ser parceiro. (isso vale mesmo se eu não consiga no primeiro momento aquela parceria). Seja humilde e agradeça os aprovados, firme parcerias por apostas literárias. Toda editora lança aquele livro alvo de divulgação mensal.

– Não levar aquela parceria como maneira de receber livros de graça. Pior erro do blogueiro é acreditar que mensalmente irei solicitar tais livros e não precisarei resenhar, apresentando minha opinião. Cuidado!!! O que pediu possui um preço e deve fazer. Somente com sua opinião outros irão ler.

– Resenhas com spoilers e sem opinião própria. Quesito de muitas reprovações! Para ser parceiro, a editora olha sua opinião própria em cima daquele livro, avaliação dos personagens centrais, ela não admite spoilers, ela necessita de sua opinião, precisa da avaliação da diagramação, capa, letras, erros de tradução, português. Em resumo: precisa do seu “eu”.

– Não ser ativo nas redes sociais ligadas ao seu meio que foi aprovado (blogs, twitter, facebook, youtube). Amigos, vocês precisam interagir com seus leitores, certo? Lógico. Não adianta somente postar se você não possui humildade de respostas. Como aquele seu leitor voltará se você não interage com ele?

– Não deixar de ler os livros recebidos. Enganem aquele que acredita ainda que o marketing ao ler sua resenha, opinião, assistir a seu vídeo não saiba que você realmente leu. Tome cuidado!!! Você pode lhe queimar muito, viu?

Quero ser parceiro: O que devo fazer?

– Ter calma.
– Gostar muito de ler.
– Saber revisar ortografia.
– Ter um layout que ajude chamar leitores.
– Postar com frequência ou gravar vídeos.
– Resenhar com opinião própria.
– Não fazer os momentos do contra apresentados acima.
– Dedicar ao seu projeto, interagir com outros blogueiros, youtubers, apresentar tudo que receber.
– Ter um blog com seguidores, pessoas que a editora possa ter ideia que o projeto eles podem confiar. Não é mostrar números, mas ver que a interação é boa. Ousar!
– E ser persistente. Pronto para receber não!

Nós fomos reprovados muitas vezes, e olha nesses oito anos de blog. E nem por isso paramos. Um “não” faz parte do nosso crescimento. Faça tudo com naturalidade, sem chamar tanta atenção. Tenho certeza que o seu “sim” virá. Viu?

Agora mude seu foco, não se mate, seja humilde! E bem vindo (a) a parceria da editora desejada.

Não é o fim do mundo, mostre o seu lado profissional. É o que diversas se não todas editoras esperam do blogueiro.

Quaisquer dúvidas deixem nos comentários que responderemos.

Para ajuda: Seleção de Parcerias 2016

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

2 thoughts on “Seleção de Parcerias – Como posso ser aprovado?

  • Olá tudo bem?!

    Eu adorei as dicas! Realmente este ano é uma loucura e vemos diversos tipos de reações do pessoal não é mesmo?! Umas muito legais, outra nem tanto!

    Eu conheci o seu blog hoje e adorei seu trabalho! Parabéns! Sinta se a vontade de conhecer o meu tbm!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.