Resenha | Hippie – Paulo Coelho
“Hippie” é uma ficção autobiográfica sobre os dramas enfrentados pelos ditos subversivos
Por Mauro Antonio Evaristo
Anos 60/70, o mundo em ebulição, guerra do Vietnã, pacifistas eclodindo, manifestantes nas ruas, governos ascendendo, golpes militares na América Latina, cortina de ferro na Europa, liberdades vigiadas, sociedades manipuladas, educação sob controle, juventudes revoltadas, quem visse esse caos com os olhos de hoje, com distância pode até dizer: – Que tempos loucos!
Pois é, nesses tempos loucos que surge uma geração que sem tomar uma posição partidária ou de linha de pensamento foi capaz de incomodar todos os pseudos senhores dos poderes vigentes, que assim como hoje entendiam que se você não estivesse de um lado com certeza receberia o rótulo do outro lado e vice e versa.
Em 1947 nasce no Rio de Janeiro, Paulo Coelho, dramaturgo, jornalista, compositor (ouça Gitã com Raul Seixas), antes de dedicar à literatura. Fenômeno literário, publicado em mais de 170 países e traduzido para 80 idiomas, seus livros venderam e vendem mais de 200 milhões em todo o mundo.
Neste cenário aguerrido, viciado, vigiado, temos um dos livros ambientados e por que não vivido de e por Paulo Coelho? Um ambiente onde o jovem com a coragem de ser jovem, se não se enquadrasse era internado num hospício, tantas e tantas famílias viveram esse drama.
Pois bem, nesse cenário que o auto biográfico livro “Hippie” de Paulo Coelho, é relembrado com maestria de detalhes de uma época que muito fez questão de se registar.
Quem não conhece a obra do autor e até mesmo quem o conhece vai se surpreender neste romance que nos leva a reviver o sonho de uma sociedade mais justa, maior e pacifista da geração hippie. Paulo é o jovem que quer ser escritor, deixa os cabelos longos e o país à procura da liberdade e do significado mais profundo da existência. Após ser solto da prisão militar, como terrorista, em 1970, segue ao encontro de Karla, em Amsterdã, quando resolvem ir até o Nepal no Magic Bus. No caminho, vivem uma extraordinária história de amor. Os companheiros de viagem também passam por transformações profundas e abraçam novos valores para suas vidas, o que numa época é visto como alienação ou mesmo loucura. Cabe perguntar: desejar liberdade e se conhecer não é direito fundamental de qualquer ser humano?
Ficha Tecnica
Hippie
Capa: Alceu Chiesorin Nunes
Páginas: 288
Acabamento: Brochura
Lançamento: 28/04/2018
Selo: Paralela
Mauro Antonio Evaristo é poeta, @fdp_feradapoesia , autor de 4 livros, o mais recente Banco pela Editora Koinonia, BH, MG, dentro do Projeto Frutificando , da comunidade Literária Frutos da Poesia.