Agora é com vocês!

Como prometi que não iria demorar, aqui estou eu. Bom, para começar, esse blog iniciará com umas matérias mais polêmicas mensalmente. É ano de eleição isso eu, você, todos nós já sabemos. Mas em se tratando de mundo, existe outras coisas também que é ponto inicial e obrigação desse blog.

Irei jogar um tema polêmico, e você leitor irá opinar. Como? Pelo que você tem em mente, porque as duas pessoas que mostrarem uma resposta a altura do que estou propondo, será meu pontapé inicial para uma resposta no post seguinte, com a resposta das duas pessoas destacadas. Mas o porque disso? Para mostrar as diferentes idéias que poderão aparecer. Isso que faz o leitor entender do que ocorre ai do lado. Vamos deixar de conversar fiado e partir para o que interessa.

Tema: Você concorda no Sexo práticado na adolescência?

É possível notar as mudanças do nosso corpo quando entramos na fase da puberdade. As meninas têm a sua primeira menstruação, os seios crescem e as curvas do corpo ficam mais definidas. Entre os meninos, aparecem os pêlos pelo corpo e a mudança na voz, entre outras alterações naturais.
Estas transformações são normais e fazem parte do desenvolvimento de homens e mulheres que estão entrando na adolescência. Esse é o período de descobertas, de transformação entre ser criança e o de assumir um papel na sociedade, onde nem tudo é mais aceitável, onde seu comportamento começa a dizer muito sobre você.
A fase entre os 10 e os 20 anos costuma ser marcada pelo primeiro beijo, primeiro amor, primeira decepção. É vista pelos pais como um período difícil para conter a ansiedade dos filhos nesse momento tão conturbado, que surgem as primeiras conversas e discussões sobre sexo, dúvidas, e incertezas. Contudo, é também o período mais lembrado como sendo um dos momentos mais felizes da vida.
A adolescência é uma fase onde a pessoa começa a conhecer a si mesma. A sexualidade aflora e a ansiedade em descobrir o próprio corpo também. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que na ultima Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, feita em 2009, 30,5% dos estudantes até o 9º ano já tiveram relação sexual alguma vez. A porcentagem do sexo masculino foi de 43,7% frente aos 18,7% do sexo feminino. Nas escolas públicas foram constatados mais alunos que já iniciaram a sua vida sexual 33,1% comparados aos das escolas privadas que resultou em 20,8% dos alunos.
Os pais são muito importantes nesta fase da vida. Precisam conversar com seus filhos e falar sobre sexo, formas de prevenção de doenças e gravidez, principalmente incentivar e alertar sobre a importância da camisinha. Muitos deles ainda enfrentam dificuldades para abordar o assunto “sexo” com seus filhos, mas especialistas da área desmistificam o assunto e afirmam que a sexualidade representa muito mais do que o ato. Ele envolve a descoberta do corpo, dos sentidos e está presente desde o ato gestacional, algo natural no desenvolvimento.


Crédito: Cristiane Andrade

Para iníciar a nossa conversa, quero que vocês respondam o tema ai perguntado: Você concorda no Sexo práticado na adolescência.
Se quiserem podem por exemplos, experiências que irei aceitar, casos. O que vocês quiserem perguntar. Porque acho importante tratarmos de assuntos como esse. Ainda mais, porque a maioria dos leitores desse blog, são crianças e adolescentes, ou pai , mãe.
Não vou continuar, porque vou dar a minha opinião no próximo post, com as duas melhores respostas. Então vamos lá.

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

6 thoughts on “Agora é com vocês!

  • Primeiramente, adorei o trabalho do blog e por isso que, apartir de agora, sou seguidor desde criança.

    Acho que sexo na adolscência não é tanto o problema. O real problema é o paradoxo de falta de informação com excesso de informação. Cada vez o sexo chega a cabeça dos adolescentes de forma errada, principalmente através da internet, havendo a falta, normalmente, de conversa com pais e etc… o que acaba gerando em dst’s e gravidez indesejada, gerando até um futuro aborto. Sem contar que muitas dessas crianças fazem sexo sem saber o real significado.

    Obrigado pela atenção,
    abraço.

    Resposta
  • Um tem bem provocante…gostei.

    Bom, eu concordo desde quando seja feito com consciência do uso do seu corpo e do outro. Hoje muitos adolescentes tem informações mas não sabem usar…seja por que não querem ou por que não sabem mesmo.
    Tenho muitas experiências pois, trabalho com esse público, no ensino médio, onde sou professor. Muitos alunos e alunas, sempre tiram dúvidas comigo com relação a métodos contraceptivos mesmo não sendo o professor de biologia… Mas, como eles mesmo dizem, eu passo bastante confiança a eles…tantos os alunos homens como as mulheres. A minha relação com meus alunos é super ética e profissional.
    E as, dúvidas são várias viu…Por isso, acredito que o fato não é se faz ou não sexo na adolescência…Eles já fazem. Não adianta negar. O que é preciso, informar, conversar e colaborar para formação sexual desse adolescente…digo formação sexual, pois acaba sendo isso mesmo.

    Gostei muito da postagem. Que seja sempre assim,.

    ……..

    Quero te agradecer pelas palavras em meu blog…muita motivação viu, estava precisando meu caro amigo.
    Muito obrigado mesmo.

    abraços
    de luz e paz

    Hugo

    Resposta
  • concordo e discordo do sexo na adolescencia, eu concordo no ponto em que eles saibam o q estão fazendo e q na hora H precisam da camisinha e discordo no ponto em que jovens muito novos para isso, tem adolescente de 15 anos q ja faz eu acho muito cedo se quiser fazer pode mas comece a fazer depois dos 17 anos.

    abraços

    Resposta
  • Na vdd vc ja falou tudo nesse post, mas respondendo a sua pergunta:

    Concordo com o sexo na adolescencia sim. É inevitável. O corpo do menino começa a mudar e ele começa a se masturbar. A menina começa a ganhar seios e já explora (querendo ou nao) sua sensualidade. E pq não praticar o ato em si? O sexo, sendo bem feito, não traz problema algum. E é sobre isso que os pais tem que falar: o jeito certo de fazer, e não proibir de fazer.

    Resposta
  • Phil, eu não concordo, pois adolescência não é esxatamente a fase de responsabilidade…

    Mas sempre deve se dar totalmente orientação para os filhos para caso não resistam aos hormônios em ebulição, tem conhecimento para praticar o sexo seguro.

    E que fica meio complicado no trabalho, pois não tenho exatamente um horário de trabalho (dá preferência que eu trabalhe de dia, mas se tiver algum problema, posso acabar virando o dia).

    Fique com Deus, menino Philip Rangel.
    Um abraço.

    Resposta
  • É um assunto bem delicado acredito que envolve muita descoberta e muitas vezes isso ocorre de qualquer maneira.
    Principalmente quando isso é escondido.
    Em casa eu lembro que qnd fiquei maiorzinha que tinha uns 13 anos minha mãe explicou muitas coisas para mim, e quando eu comecei a namorar mais sério ela conversou novamente e me orientou, acredito que a postura que ela tomou comigo foi super importante, explicar, saber meus medos (isso que minha mãe já tem mais idade).
    Vejo por outro lado que a mídia só explica a camisinha e sexo, e o sentimento envolvido entre duas pessoas? é a tua intimidade, seu corpo com o de uma outra pessoa. sexo só por sexo?
    Sou um pouco careta, confesso, mas acredito que é um assunto que tem que ser levado mais a sério pela sociedade, família, mídia.
    E acredito que se as pessoas pudessem falar do assunto em casa com tranquilidade o indice de gravidez na adolescência ia cair bastante e a prevenção contra as doenças iria aumentar consideralvemente.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.