CinemaCríticasLançamentos

Filme: “A Menina e o Leão”

A Menina e o Leão (Mia et le Lion Blanc. França, Alemanha, África Do Sul, 2019)

Direção: Gilles de Maistre

Elenco: Daniah De Villiers, Mélanie Laurent, Langley Kirkwood

Distribuidor brasileiro: Paris Filmes

Sinopse: Mia, de dez anos de idade, tem sua vida virada de cabeça para baixo quando sua família decide deixar Londres para administrar uma fazenda de leões na África. Quando nasce um lindo leão branco, Charlie, Mia encontra a felicidade mais uma vez e desenvolve um vínculo especial com o filhote.(Cineart)

A menina e o leão conta a história de Mia (Daniah De Villiers) e sua grande amizade com leão branco chamado Charlie (Thor). Junto com sua família, Mia, de 11 anos se muda da Inglaterra para uma fazenda na África do Sul. A fazenda turística, herdada por seu pai John Owen (Langley Kirkwood), é um criadouro de leões. Mia não interage com o ambiente, sente muito por ter deixado seus amigos e escola em Londres. Sua adaptação é complicada. Ela se torna rebelde, irritadiça, detestando todo aquele lugar. Para seu irmão mais velho, Mick (Ryan MacLennan), aquele lugar é um paraíso. Ele sofre de transtorno pós-traumático e dedica seu tempo a cuidar dos animais menores. Alice (Mélanie Laurent), se dedica entre os cuidados dos filhos e seu trabalho em artes plásticas. Ela encanta seus filhos contando lindas lendas locais, a que mais gostam é a do Leão Branco, aquele que nascerá e trará boas novas, acabando com todos os males. Os pais de Mia além de se preocuparem com adaptação dos filhos ainda se preocupam com a manutenção da fazenda e da construção de uma pousada, focando no turismo para arrecadar mais fundos para o recanto dos animais selvagens.

Na noite de Natal, nasce na fazenda um leão branco, um animal raríssimo, que aos poucos, conquista a menina. Os dois criam um vínculo afetivo muito forte. Uma amizade verdadeira.

A medida que crescem, John e Alice, temem por essa amizade. Apesar do amor de Mia, Charlie, agora aos 3 anos, é uma fera selvagem. John decide vende-lo. Mia fará de tudo para proteger seu amigo. Desde se embrenhar na selva à enfrentar caçadores legalizados.

Dirigido por Gilles de Maistre, que assina o roteiro junto com Prune de Maistre e William Davies,  esta é uma aventura com ares clássicos e momentos emocionantes. Um projeto audacioso desde sua ideia. Uma menina e seu leão, crescendo lado a lado. O roteiro inteligente encaixa as peças dos momentos importantes do crescimento dos dois. Acompanhamos assim três anos  da vida deles.

No processo de pré produção do filme, tiveram ajuda do especialista em vida selvagem Kevin Richardson, que têm um trabalhado com leões durante 20 anos. A primeira parte do processo de produção era encontrar uma criança que já estivesse familiarizada com leões. Após a audição de mais de trezentas crianças, encontraram a perfeita Daniah De Villiers. Villiers e Thor, passavam dias juntos, durante três anos. Criando assim um laço real. O filme foi filmado durante esse período. Apesar da história ser ficcional, Villiers e Thor fizeram todas as cenas juntos. Com toda a segurança possível.

Mia e Charlie, são almas gêmeas. E dependentes um do outro. O comportamento de Mia, suas reações e temperamento se assimila aos de Charlie, até sua aparência. Ao passar dos anos, seus cabelos, passam a emoldurar seu rosto como uma juba. Com o uso do primeiríssimo plano, Maistre consegue evidenciar essas características. Essa interatividade é percebida também nas sutilezas dos olhares em contraponto aos movimentos brutos dos dois. Como quando os dois estão deitados juntos no feno, e de repente Charlie pula em cima da menina que está de costas para ele. É uma brincadeira,  mas também sinaliza um perigo.

A menina e o leão, revela também o comércio legal de animais selvagens e da caça esportiva. E como o alto lucro corrompe até os mais bem intencionados criadores de animais. O filme faz sua crítica a essas práticas. Evidenciando estudos sobre a possível extinção dos leões em até vinte anos.  Mesmo que superficial, traz um grande desenvolvimento para a trama e para o crescimento de Mia e Mick.

Com o ritmo de um conto, a trama se desenvolve, revelando os vilões e os heróis. Com lindas cenas da savana e tons quentes, o longa trás uma nostálgica lembrança de aventura e abraça com emoção a esperança de que é necessário apenas uma pessoa para mudar o mundo. Mia e seu leão branco, farão todos torcer e se emocionar por eles. Afinal a amizade é a aventura maus selvagem de todas.

Nota:  3 de 5

Trailer Legendado:

Trailer dublado:

Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, eterna estudante. Feita de mau humor, memes e pelos de gatos, ama zumbis, filmes do Tarantino e bacon. Devota da santíssima Trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch, sempre é corrompida por qualquer filme trash ou do Nicolas Cage.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.