CinemaCríticasLançamentos

Filme: “Não Olhe”

Não Olhe (Look Away. EUA, Canadá, 2019)

Direção e roteiro: Assaf Bernstein

Elenco: India Eisley, Jason Isaacs, Mira Sorvino, Penepole Mitchell, John C. MacDonald, Harrison Gilbertson, Kristen Harris, Kiera Johnson, Michal Bernstein,

Distribuidor brasileiro: Paris Filmes

Apresentação: Escrito e dirigido por Assaf Bernstein, o longa conta a história de Maria (Eisley), uma tímida estudante de 18 anos que se sente renegada por seus pais e marginalizada por seus colegas. Solitária e insegura, ela se abre para seu reflexo no espelho, apenas para descobrir que o reflexo tem uma mente própria. (Paris Filmes)

Não Olhe” tem tudo para te deixar tanto satisfeito quanto chateado por um motivo: você passa o filme inteiro com um desempenho bom para um final quase desmerecedor do trabalho feito. Por isso talvez esse seja o melhor spoiler que vai receber: não crie expectativa quanto ao final do longa.

Somos apresentados a jovem Maria que apesar da evidente beleza, é menosprezada pelos garotos, recebe indiferença não só da melhor amiga mas também dos pais, embora a mãe não seja indiferente em si. A primeira satisfação que enche nossa esperança é a possibilidade dela dar a volta por cima e o gatilho para isso é ela mesma. Não é justo explicar com quem ela conversa no espelho ou o motivo daquilo tudo, porque fica evidente que o diretor deixou isso em aberto para que cada um tire suas conclusões.

O visual impecável do filme gera a própria linguagem da história contada. Esse requinte extrapola o óbvio e está não só nas casas com arquitetura e beleza únicas, mas alcança os objetos domésticos e o som. Tudo é belo e muito fora de uma realidade comum como se aquelas pessoas vivessem isoladas do mundo o que de fato é verdade. O local onde acontece o famoso baile da escola representa bem isso.

A questão toda é que você sai pra assistir um filme de suspense sem maiores pretensões, se depara com um thriller que empolga em alguns momentos, que cativa com um visual sofisticado,  te deixa tenso com uma atuação relevante da atriz principal, mas que não tem o objetivo (aparente) de deixar alguma conclusão daquele conflito todo. Talvez a explicação esteja nos primeiros 20 segundos do filme, justo aqueles que você ainda não desligou o celular ou está ocupado com alguma outra coisa irrelevante. Se atente!

Nota: 3,4  de  5

Trailer Oficial:

Vitor Damasceno

Estudante de cinema atualmente vivendo em Buenos Aires.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.