LivrosResenhas

Livro: A Assombração da casa da colina

Título: A Assombração da casa da colina
Título original: The hauting of Hill house
Autora: Shirley Jackson
Ano de lançamento: 2018
Páginas: 237
Editora: Suma

Sinopse: Sozinha no mundo, Eleanor fica encantada ao receber uma carta do Dr. Montague convidando-a para passar um tempo na Casa da Colina, um local conhecido por suas manifestações fantasmagóricas. O mesmo convite é feito a Theodora, uma alma artística e sensitiva, e a Luke, o herdeiro da mansão. Porém, o que começa como uma exploração bem-humorada de um mito inocente se transforma em uma viagem para os piores pesadelos de seus hóspedes. Com o tempo, fica cada vez mais claro que a sanidade – e a vida – de todos está em risco.

Este livro foi uma surpresa para mim. Ele se mostra diferente de tudo que já vi e li do gênero terror.

A história é narrada em terceira pessoa e, apesar de se tratar de um experimento do Dr. Montague o foco principal da história é Eleanor e tudo a que ela é submetida por sua mente ao longo da história. Acompanhamos seus medos, suas crises, seus pensamentos. Apesar de não ter tido muita empatia pela personagem achei interessante a ideia.

Outro ponto importante é que não há nenhum monstro ou um ser específico a apavorar os hóspedes da Casa da Colina e também o leitor. A figura assustadora é, na verdade, a casa, a forma como ela meche com os personagens.

Imaginei que Luke fosse se apresentar como um personagem mais falastrão pela forma como é apresentado ao leitor no início, mas não foi o que aconteceu.

Dr. Montague, a lucidez e a sensatez no meio de tanta loucura, aquele que buscava a publicação definitiva de sua obra sobre as causas e conseqüências de transtornos psíquicos em uma casa tida como assombrada.

O livro se mostrou para mim um pouco parado e sem um grande ápice que me fizesse pensar: UAU. Mas as intenções da autora estão todas ali. Assim, não foi uma leitura que me prendeu muito, apesar de ter sido rápida.

Um clássico dos anos 50 lançado em nova edição pela Editora Suma com uma capa dura linda e assombrosa ao mesmo tempo, apenas em tons de marrom e laranja.

Tenho certeza que para amantes do gênero é uma ótima pedida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.