LivrosResenhas

Livro: Mau Começo – Lemony Snicket (Desventuras em Série #01)

Livro: Mau Começo
Nome Original: The Bad Beginning Série: Desventuras em Série- # 01
Autor(a): Lemony Snicket
Editora:Cia. das Letras
Ano: 2001
Páginas:  148
Avaliação: 5/5
Onde Comprar: Compare Preços

Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: “Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere”.  

Pensem em um livro perfeito. Depois, jogue pitadas de emoções com uma escrita formidável e por fim caía no travesseiro chorando muito, mas muito mesmo, porquê por aqui não teremos um final feliz.   

“Se vocês se interessam por histórias com final feliz, é melhor ler algum outro livro. Vou avisando, porque este é um livro que não tem de jeito nenhum um final feliz, como também não tem de jeito nenhum um começo feliz, e em que os acontecimentos felizes no miolo da história são pouquíssimos. E isso porque momentos felizes não são o que mais encontramos na vida dos três Baudelaire.” p.9 

Muitas vezes quando classificamos um livro como infanto- juvenil, consideramos que a obra seja inocente diferente de um livro publicado como adulto. Dessa forma que convido todos para ler Mau Começo, e certamente, vocês irão mudar de ideia. A obra vista em Desventuras em série, é responsável por narrar as desgraças da vida dos três jovens órfãos Baudelaire(lendo; Bodler, como “e” tônico o mesmo que pronunciamos em “mulher”), que como forma de aviso pelo autor (trecho acima), presume-se estarem distantes de encontrar um final feliz.   

Mau Começo, é o título do primeiro livro, escrito pelo autor Lemony Snicket(Daniel Handler), ao todo com treze livros. O trama conta a história dos três órfãos: Violet, Klaus e Sunny Baudelaire. Esses três jovens perderam seus pais em um incêndio, destruindo toda a sua casa. Por serem menores de idade, eles são obrigados a viver com um parente mais próximo da família, até que Violet- 14 anos de idade, atinja sua maioridade-, recebendo toda a fortuna da família. Enquanto não chega, o senhor Poe, amigo da família e responsável pela herança, retira as crianças da praia de Sal, levando-as com ele. Como ele não é parente da família, os órfãos são entregues ao Conde Olaf, logo terão de lidar com suas maldades, e todas as armações para arranjar uma forma de roubar toda a herança dos sobrinhos.   

Violet é reconhecida como uma grande inventora. A irmã mais velha dos outros dois Baudelaire, é a responsável de protegê-los apresentando grandes ideias para escapar dos problemas que acabam caindo para fugir de todas as enrascadas. Klaus, tem 12 anos, é o irmão do meio, inteligente, adora ler, usando seu intelecto para conseguir driblar as armações do Conde Olaf. 

Sunny, é apenas um bebê, porém apresenta seus dentes afiados, capazes de furar algo na primeira oportunidade. Após a notícia do falecimento de seus pais, eles vão morar na casa do Conde Olaf, o enredo apresenta uma relação incrível com um humor negro e conversas do autor com o leitor quanto a narração de toda a história é voltada para os órfãos Baudelaire. Como citei a cima, o autor usa seu pseudônimode LemonySnicket, sendo um dos mais desenvolvidos personagens dentro de uma trama, em que o autor participa dela.   

Uma curiosidade que descobri aqui na web, é quando o autor, Daniel vai para uma feira de livros, ele substitui o nome do Lemony, justificando que o mesmo não pôde comparecer ao evento. Um ponto que achei importante no enredo é que o autor não refere ao conde muito hostil : “Homem revoltante, gosmento, pérfido, sobre ele é melhor dizer o menos possível” (uma das frases dentro do enredo que mais chamou minha atenção). E para quem ainda não sabe, o número 13, referente aos treze livros da obra, é um número de azar. Esse pode ser mais um fator dentro da obra do autor. Uma outra curiosidade pesquisando aqui na web, é que o nome Baudelaire refere ao poeta francês Charles Baudelaire, e o banqueiro, Sr. Poe, é referência ao escritor Edgar Allan Poe. Curiosidades estas que me despertou mais interesse para ler toda a obra.   

Um outro ponto que vi muitos leitores comentar é que o enredo virou filme em 2005, estreado pelo ator Jim Carrey no papel do Conde Olaf. Ainda não vi a adaptação, porém recebi opiniões não muito positiva, ou seja, tentarei ler os livros primeiro antes de ver o filme. Apesar de sabermos que os irmãos Baudelaire não terão um final feliz, pelo menos por enquanto, a trama nos prende de tal modo que ao final do livro somos pegos de surpresa em uma conversa de Lemony com seu editor para tentar salvar o rascunho para que seja publicado sua sequência ao leitor sobre a vida dos órfãos Baudelaire.   

Novamente, a Cia. das Letras com sua diagramação em páginas amarelas, com uma textura forte deixará qualquer leitor responsável para passar momentos junto a Violet, Klaus e Sunny Baudelaire. Se você for emotivo(a), peço que fique com lenços do lado durante sua leitura. 

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.