LivrosResenhas

Livro: Xeque-Mate da Rainha – Elizabeth Fremantle

Título: Xeque-Mate da Rainha
Título original: Queen’s Gambit
Autor: Elizabeth Fremantle
Tradutor: Maria Alice Sotck
Ano do lançamento da edição: 2016
Páginas: 328
Editora: Paralela
Onde Comprar: Amazon

Sinopse: Um romance histórico avassalador, repleto de intriga e traição. Elizabeth Freemantle conduziu extensa pesquisa para recriar o universo da corte do rei Tudor, Henrique VIII.
Katherine Parr, sexta do rei, trilha um caminho perigoso entre paixão e lealdade. Muito mais nova que seu marido, ela precisa aprender rapidamente a lidar com os perigos da corte Tudor, especialmente no que diz respeito à sua fé e ao seu verdadeiro amor.
Divorciada, guilhotinada, morta, divorciada, guilhotinada. Esse é o histórico das ex-mulheres do meu noivo.
Estou apaixonada por um homem que não posso ter e prestes a casar com um homem que ninguém desejaria – meu noivo é Henrique VIII, que já guilhotinou duas esposas e divorciou outras duas e assistiu uma morrer durante o parto.
Como sobreviverei uma vez que me tornar a rainha da Inglaterra?

Em Xeque-Mate da Rainha, conhecemos nossa protagonista Katherine Parr, sexta esposa do rei Henrique VIII, mulher lidar muito bem com situações adversas, com personalidade forte e ser flexível diante das convenções sociais, como impor se impor e ser submissa.

Boa parte da história se desenvolve de forma enfadonha, mas em determinado momento a narrativa vai ganhando força e chega ao ápice de fazer o leitor querer saber mais sobre os acontecimentos. É perceptível também que não há um forte desenvolvimento para o romance e muito menos cenas íntimas, fazendo que isso fique como plano de fundo.

Para que não sabe essa história é verídica, e a autora soube apresentar bem a história da rainha Katherine Parr. Com a narrativa desvendando tramas da corte, com segredos, traições, faz com que a história tenha mais dinâmica e mais conflitos para prender a atenção do leitor.

Dois personagens secundários merecem destaque nessa história. O primeiro Huicke, amigo legal da nossa protagonista. Os dois mostram valores de uma verdadeira amizade em meio a qualquer situação turbulenta. A segunda é Dot, empregada da rainha, mesmo que jovem a autora soube trazer certo amadurecimento ao passar do tempo, isso pode ser por conviver ao lado de uma mulher forte e já experiente.

O carro chefe é a trajetória de Katherine, que seu sonho era casar por amor, mas teve que aceitar casamentos por conveniência para o bem da família. Viúva de dois maridos com trinta anos, a trama nos apresenta situações das mais diferentes que ela terá que lidar. Apesar de se passar em 1540, assuntos que naquela época era até mesmo desconhecidos é abordados, como depressão, estupro e até mesmo a discordância da religião.

Para os fãs de romance histórico, Xeque-Mate da rainha é um prato cheio para vocês. O primeiro livro de uma trilogia que pode ser lido independente, fará conhecer uma mulher além do seu tempo, na qual mostra sua força e personalidade em toda trama.

Luke

Jornalista como profissão e bookaholic por prazer. Amo livros, especialmente os New Adults. Sou viciado em séries, mas sempre paro pela metade para começar outras. Aerosmith, Bom Jovi e todas essas bandas antigas são minhas preferidas. Aliás, sou extremamente nostálgico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.