Diversos

Psique: Valores

“O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos.

A cobiça envenenou a alma dos homens… Levantou no mundo as muralhas do ódio… E tem nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e morticínios.
Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria.
Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.
Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade.Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura.
Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.”[…]

(O Último discurso, do filme O Grande Ditador)

São tantas coisas que ainda teremos que aprender, tantos caminhos que nós seres humanos devemos evoluir. Entender a mente humana para quê? Muitas vezes já me fiz essa pergunta. Somos alvos, sempre alvos desse capitalismo que anseia a liberdade no momento, somos forçados a ele, não vivemos para ele, ou necessitamos dele, apenas o famoso sistema nos obriga a ele.
Me pergunto muitas vezes: E nossos valores? Aonde ficam?. Muitos seres humanos preocupam em responder essa pergunta, já perceberam que ela sempre surge quando algo que te desagrada aparece? Já percebeu que sempre a busca de valores entra em foco quando não conseguimos o que queremos. Tá bom, podemos ter problemas mas não misturar valores pela consequências diárias de erros que nós cometemos.
Valores= são atos que trazemos de nossa educação, sentimentos, costumes que trazemos lá de trás, não o que fazemos agora para julgar uma pessoa.

Vocês devem estar querendo uma resposta de o porque disso tudo, aliás não entendendo o que tanto falo. Vou explicar. Esse final de semana sentei com minha família e começamos, tios, tias, primos e primas a discutir essa palavra, após uma discussão de uma prima, que remeteu a esse conceito, palavrinha essa que é muito confundida na cabeça de todos nós.
Somos fáceis para o desentendimento, por isso colocamos adjetivos, verbos, conjugações que ao menos sabemos ser certo, podendo até ferir mais uma pessoa que entendeu o que você se referiu. Quando discutir ou desentender com alguém, a melhor forma é esfriar a cabeça, refletir, antes de jogar algo em cima da pessoa. Sim, erramos todos os dias, mas podemos diminuir esses erros começando por nós mesmos. Quem nunca errou que atire a primeira pedra.

“Nos dias de hoje, cada vez mais, acentua-se a necessidade de ser forte. Mas não há uma formula mágica que nos faça chegar a força sem que antes tenhamos provado a fraqueza.”

[Pe. Fábio de Melo]

Bom, leitores, nessa postagem abro junto o novo quadro PSIQUE, como havia posto no hiatus que ocorreu no final do ano por aqui.
Tema: VALORES.
Continuaremos trazendo mais discussões de problemas diários, para começarmos a entender a mentalidade de nós seres humanos, ou até mesmo solucionar uma confusão. Se você tiver algo que queira sanar, perguntar para ser exposto por aqui, só deixar nos comentários o tema, ou uma história no: entrandonumafriablog@gmail.com

vou ficando por aqui….

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

4 thoughts on “Psique: Valores

  • Post de extrema relevancia e importancia!
    Curti muito o tema!
    Abraços e tenha uma ótima semana meu amigo!

    Resposta
  • Interessante, mas não sei é exatamente um assunto para post, mas eu diria intolerância versus mentalidade aberta.

    Fique com Deus, menino Philip Rangel.
    Um abraço.

    Resposta
  • Tem sido um exercício constante pra mim manter a calma, pensar antes de falar, nessas horas que realmente mostramos se temos valores ou nao.

    Pelo andar da carruagem, muita gente já se perdeu no caminho, e bem pensadinho acho nem sabem o significado de ter valores.

    Na própria família então, às vezes me pergunto, por conta de algumas situacoes, se temos os mesmos valores, de tao diferente que somos!

    Tbém tava com saudade, mas retornei mesmo para a blogosfera em outubro/2010 aos poucos.

    Beijos Philzinho e seja bem vindo!
    Cris

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.