Resenhas

Resenha: A lista de Brett, por Lori Nelson Spielman

A_LISTA_DE_BRETT_1401477015PNome do Livro: A lista de Brett
Nome Original: The Life List
Autor(a): Lori Nelson Spielman
Tradução: Ana Death Duarte
Editora: Verus
ISBN: 9788576862390
Páginas: 364
Ano: 2014
Nota: 5/5
Onde Comprar: Compare Preços

Brett Bohlinger parece ter tudo na vida — um ótimo emprego como executiva de publicidade, um namorado lindo e um loft moderno e espaçoso. Até que sua adorada mãe morre e deixa no testamento uma ordem: para receber sua parte na gorda herança, Brett precisa completar a lista de sonhos que escreveu quando era uma ingênua adolescente. Deprimida e de luto, Brett não consegue entender a decisão de sua mãe — seus desejos adolescentes não têm nada a ver com suas ambições de agora, aos trinta e quatro anos. Alguns itens da lista exigiriam que ela reinventasse sua vida inteira. Outros parecem mesmo impossíveis. Com relutância, Brett embarca numa jornada emocionante em busca de seus sonhos de adolescência. E vai descobrir que, às vezes, os melhores presentes da vida se encontram nos lugares mais inesperados.

Faz um tempo que terminei de lê-lo. E até hoje fico me perguntando como a autora Lori Nelson Spielman conseguiu situar uma trama clichê em um livro cativante e por hora simples? Ao ler a sinopse não apostei muito no que encontraria, mas aos poucos vemos que é muito além do que está escrito numa simples sinopse. É um livro bastante indicado para remexer com a nossa própria vida ou o rumo que estamos guiando-a.

Brett Bohlinger é a principal protagonista. Aos trinta e quatro anos trabalha como executiva em publicidade na empresa de sua família, ou melhor, de sua mãe. A Cósmetico Bohlinger é uma espécie de império. Até que a mãe de nossa protagonista falece, chocada com o ocorrido, Brett sempre nutriu que estaria pronta para assumir o cargo da presidência. Quando na leitura do testamento descobre que sua mãe nunca achou o mesmo, dando o cargo para uma de suas noras. Para piorar a situação, pareceu que sua mãe a deixou com uma mão na frente e outra atrás. Até que no final da leitura do testamento o advogado revela uma lista de 10 metas remanescentes de sua vida. Isso mesmo!!! Escritas por Brett anos atrás, e que agora será o ponto crucial para o direito na sua herança. A grande dificuldade é que ela somente possui um ano para cumprir com todos. Imaginem?? Ver seus irmãos recebendo seus milhões e ela ter que passar por um joguinho infantil de sua mãe? Desafiada e acuada pela sua mãe, ela deverá cumprir com as metas – desde cuidar e comprar um cachorro e um cavalo, apaixonar e ter um filho – , como acontece muito em nossa vida, os pensamentos do passado nem sempre se refletem mais no futuro.

Narrado em primeira pessoa, vamos conhecendo o dia-a-dia de Brett, suas aflições e raivas. O foco na trama ainda vai além na medida que Brett vai se “perdendo” para quem sabe reencontrá-la. E não falo somente do material não, mas do pessoal! Ela não pode ficar na casa da mãe por muito tempo, seus irmãos estão pressionando para venda da casa, seu namorado somente possui interesse na herança, seu sonho de ser professora precisa ser retomado. Como fará isso tudo? As mudanças começam acontecer quando Brett começa a dar aulas.

Não esperava encontrar em um livro simples, um resultado esperado. O olhar para “dentro de si” pode ser um dos quesitos que se resume toda a obra. Quantas vezes achamos que tínhamos tudo, ou nada? Quantas vezes deixamos de reparar nas coisas mais simples? Quantas vezes passamos necessidades e fomos tocados por algo? Quantas vezes sentimos o coração pulsar por uma paixão verdadeira? Estas e outras perguntas podem ser respondidas dentro do livro. As reviravoltas fizeram cair lágrimas e certa felicidade pelo resultado bastante esperado.

A editora Verus soube trabalhar muito bem na capa. Logo que terminei minha leitura procurei a versão original. E confesso: “a capa brasileira ficou muito melhor”. A diagramação ficou do jeitinho da editora de ser. O texto ficou muito bem revisado e bastante coeso com o original.

Uma leitura bastante indicada para você que alguma vez deixou de acreditar em seus sonhos ou que simplesmente sonhou, escreveu e deixou de realizá-lo. “A lista de Brett” é um livro bastante indicado para quem procura uma alavanca para acordar para a vida pensando nos próprios defeitos ou o que deixamos de lado. A obra foi vendida para dezesseis países, sendo o primeiro livro escrito pela autora. Leiam!!!

 

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.