Resenhas

Resenha: Eu, Você e a Garota que vai Morrer, por Jessie Andrews

EUN_VOCE_E_A_GAROTA_QUE_VAI_MO_1433170067450481SK1433170067BNome do livro: Eu, Você e a Garota que vai Morrer
Nome Original: Me and Earl and the Dying Girl
Autor(a): Jessie Andrews
Tradução: Ana Resende
Editora: Rocco Fábrica231
ISBN: 9788568432181
Páginas: 288
Ano: 2015
Nota:3 estr
Onde Comprar: Compare Preços 

Eu, você e a garota que vai morrer é uma mistura perfeita entre drama e humor e um retrato preciso da adolescência em face do amadurecimento. Na trama, Greg tem apenas um amigo, Earl, com quem passa o tempo livre jogando videogame e (re)criando versões bastante pessoais de clássicos do cinema, até a sua mãe decidir que ele deve se aproximar de Raquel, colega de turma que sofre de leucemia. Contrariando todas as expectativas, os três se tornam amigos e vivem experiências ao mesmo tempo tocantes e hilárias, narradas com incrível talento e sensibilidade. Crossover com enorme potencial no segmento young adult, o romance é perfeito para fãs de livros e filmes como A culpa é das estrelas e As vantagens de ser invisível.

Marcando a estreia no mercado editorial  de Jesse Andrews, o livro vai deixar muitos leitoras querendo realmente saber o que narra o enredo. O livro deu originem ao filme vencedor do Festival Sundance em 2015, nas categorias de público e crítica.

Greg Gaines está em seu último ano de colégio e nada mais é ele o próprio narrador do livro. Fique longe se você logo começa a me ler achando que Greg é um super herói e a história não existe aquele que aprende em se tornar algo melhor.  Até que sua mãe força o garoto em ser amigo de Rachel, uma garota que descobriu estar com leucemia.

O objetivo de Greg era não se encaixar em nenhum grupo, mas a novidade é fazer parte de todos. Será que isso pode? Apresentando um único amigo permanente, aliado as suas experiências desastrosas, o protagonista vai deixar qualquer leitor meio que indeciso. Earl e ele vão fazer vários vídeos amadores. Voltando a menina, o garoto meio que obrigado por sua mãe é responsável de fazer tudo por ela, ligar, perguntar e não se enganem que o final será aqueles com finais bonitinhos.

Eu, você e a garota que vai morrer não é um livro próprio para aqueles leitores que realmente que algo bonitinho e de fácil compreensão. Me pareceu no meio de diversos diálogos de estudantes. O que torna o livro chamativo, é como Greg conversa com nós leitor. É como se tivéssemos um frente ao outro. A leitura é bastante dinâmica e rápida. Por sua baixa auto-estima ele deprecia o livro toda hora. E sim, é como se ele estivesse escrevendo um livro de seu último ano de ensino médio.

O engraçado é ter um protagonista que não sabe realmente o que quer e onde pretende chegar.  Algumas piadas, parece aquelas que contamos em uma roda de amigos, muito sem graça. Rachel é uma protagonista que de inicio acaba um pouco irritando quem realmente vem acompanhando toda trajetória, mas em contrapartida acaba se acostumando.

O final, como mencionei acima não tem nada de “felizes para sempre”. Todos sabem quando uma pessoa está doente o que pode a vir acontecer com ela, não é mesmo? Então é isso que acaba acontecendo.

A edição da editora Rocco ficou muito bem revisada e detalhada. Fiquei bastante satisfeito com as colocações de cada personagem e como Greg narrava todo o livro. É muito bem adolescente.

Se você procura um livro com um início e fim, por aqui precisamente você pode se decepcionar mas no fim você irá compreender tudo e dizer até que valeu a pena.  Eu mesmo não gosto da escrita de livros assim, sempre que algo não possui um início e fim sempre me incomoda. E aqui não foi diferente. Mas sempre possui pessoas que gostam!

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.