Resenhas

Resenha: Lições de Amor, de Ali Cronin

168fa033e88f1e4be38eafd4f323068cb23f7ddeNome do Livro: Lições de Amor
Nome Original: Lessons in Love
Série: Garota <3 Garoto
Autor(a): Ali Cronin
Tradução: Rita Sussekind
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765213
Ano: 2013
Páginas: 296
Nota: 4/5
Onde Comprar: Compare Preços

Donna sempre sonhou em ser atriz. Mas entre ela e seu sonho há um “pequeno” obstáculo: as provas finais de inglês. Para ser aceita em qualquer faculdade de teatro, ela precisa tirar uma boa nota nessa matéria, mas ao que tudo indica será reprovada. Afinal, como a garota conseguirá fazer um trabalho de três mil palavras sobre Romeu e Julieta se mal consegue acompanhar as lições? Assim, incentivada (para não dizer forçada) por seu pai e Barbie, a namorada mais nova e controladora que ele arrumou, Donna vai atrás de um professor particular. Por um anúncio na biblioteca, ela descobre Will, um universitário que ensina inglês para ganhar um dinheiro extra. Desde a primeira aula, Will percebe o potencial de Donna e a ajuda a enxergar a peça de Shakespeare sob uma nova luz. Mas o clima de romance não fica só nas frases escritas há mais de quatrocentos anos: Will é lindo, fofo, inteligente… e parece ter a mesma opinião sobre Donna. O único problema é que esse sentimento reabre cicatrizes profundas no coração dela. Desde que viveu uma experiência amorosa horrível, seu lema passou a ser “não deixe que se aproximem e nunca poderão machucá-la”. Agora ela precisa decidir se irá se proteger – evitando que Will chegue perto demais – ou se colocará tudo em risco e abrirá de vez seu coração, para finalmente viver uma história de amor.

Desta vez vamos viver as páginas da série sob a perspectiva de Donna. Donna parece ser a mais tímida da turma e agora, nestas páginas contadas por ela, podemos entender um pouco mais esta timidez que na verdade é uma cápsula de segurança que ela encontrou para não ser atingida demais.

Donna tem dificuldades na escola, em especial com o conteúdo de Inglês e precisa de boas notas para seguir seu sonho: ser atriz. Já possui um talento nato para a coisa. As passagens da história que contam suas apresentações nos fazem entender que, de fato, ela sabe o que faz quando encena. Aquela coisa de “entrar no personagem” que sempre vemos citadas em entrevistas de grandes artistas, sabe como? Pois é, isso é bem retratado nas páginas. Cheguei a ter arrepios em uma tal cena de Shakespeare…

Bom, para se sair bem no inglês, Donna recebe a dica da namorada de seu pai para contratar um professor particular. Para não dar a chance de ter um professor encontrado pela “Barbie”, Donna resolve procurar por si mesma esta ajuda e encontra. Encontra muito mais do que a ajuda para o inglês… muito mais mesmo.

Como sempre, Ali Cronin consegue transpassar para o leitor a personalidade da personagem principal com muita maestria. Donna me deu raiva algumas vezes — como assim??? — mas depois eu a entendia, pensando melhor sobre seus problemas, suas ‘neuras’ e suas necessidades. No fim das contas, aquela que para mim era mega água com açúcar, se tornou a minha personagem — até o momento — preferida.

Ela não é forçada, manipulável e surreal. Uma adolescente real, com suas preocupações reais e capaz de fazer idiotices reais. Diferente dos três primeiros livros, agora o clima de romance é gostoso, lindinho… Mesmo com todos os contratempos que, é claro, acontecem, o romance foi construído e apresentado pela autora de uma forma muito gostosa de se ler.

Este é o quarto volume da série, que conta com 6 livros. O próximo na sequência é “A Garota Certa”, tendo como foco o garoto Ollie. Neste volume quatro temos um ou outro vislumbre daquilo que vamos encontrar nas páginas do volume cinco. Eu estou curiosa. 🙂 Além dos seis livros, podemos contar também com o volume 0,5 – Noite das Garotas, um conto que antecede a série. E 1,5 – Não me Esqueça, recordações e descobertas de Sarah… Vale a pena conhecer.

A edição é impecável, como sempre. E preciso dizer mais uma vez: a lombada, contando cada livro com uma cor diferente, traz um aspecto mega bacana para a estante!

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.