Resenhas

Resenha: Não Voltarás, por Hans Koppel

NAO_VOLTARAS_1393172783PNome do livro: Não Voltarás
Nome Original: She’s Never Coming Back (Kommer aldrig mer igen)
Autor(a): Hans Koppel
Tradução: Jorge Ritter
Editora: Verus
Ano: 2014
ISBN: 9788576862765
Páginas: 294
Nota: 3/5
Onde Comprar: Compare Preços

Mike Zetterberg vive com a esposa Ylva e a filha do casal numa pequena cidade praiana na Suécia. Uma noite, Ylva não volta para casa depois do trabalho. Mike acredita que ela só foi tomar um drinque com as amigas, mas, quando ela não aparece na manhã seguinte, ele começa a se preocupar. Enquanto Mike lida com as suspeitas da polícia e com o próprio desespero, ele nem desconfia de que sua esposa está viva e a apenas alguns passos de casa, presa num porão do outro lado da rua, atraída para uma trama horripilante de punição e vingança. Uma câmera de vigilância lhe permite ver sua família pela tela da TV. Eles não podem vê-la — e certamente não podem escutar seus gritos desesperados de socorro… Não voltarás é um livro eletrizante, que vai prender os leitores da primeira à última página.

Estou ficando viciado em livros policiais depois de ter acompanhado o livro O Canto das Sereias lançado pela editora Bertrand Brasil. Só quem leu sabe o que falo! Logo não hesitei em querer acompanhar mais um, dessa vez pela editora Verus. Não se enganem, “Não Voltarás” irá te surpreender!

Mike Zetterberg é casado com sua esposa Ylva e ao lado de sua filha se mudam para uma cidade litorânea na Suécia. Uma certa noite, após sair de seu trabalho, Ylva acaba não retornando para a casa. Logo seu marido acredita que tenha ido tomar uns drinques com o pessoal de seu trabalho, mas não retorna e logo ele fica desesperado. Mike  começa a desconfiar da esposa e acredita novamente em uma possível traição, até que tenta ligar para a sua melhor amiga e a mesma confirma que ela despediu da esposa logo após o trabalho. Mike não pensa e logo aciona a polícia para encontrar a sua esposa.

O grande mistério aos poucos começa a ser revelado, o que seu marido não sabe é que Ylva está muito próxima de sua casa do que ele imagina. E o casal sequestrador têm tudo haver com o seu passado. Mantida em cativeiro, ela não pode ouvir nada. No porão de uma casa próxima, Ylva visualiza toda rotina de seu marido e sua filha e por vingança é torturada e estuprada.

Seu marido não compreende e acredita por já ter perdoado uma traição que logo ela voltará, mas não volta, e o seu desespero faz com o que leitor fique também tenso. Ele precisa de sua esposa e por isso perdoou de seu passado, mas não nega que alguma coisa ainda aconteça. O bônus é que a leitura é rápida e seus capítulos são muito curtos já por outro lado os momentos de suspense passam rapidamente e logo não retiramos mais nada do enredo. O grande momento do livro é tentar descobrir tudo que levou Ylva merecer o seu castigo. E se você leitor ler com devida atenção vai encaixando aos poucos o quebra cabeça.

Hans Koppel foi eficiente na sua escrita, mostrou uma construção contagiante para os seus personagens e um suspense regrado na hora certa. O que por outro lado possa ter dificultado em seu livro foi no quesito “ousadia”, para um leitor voraz todo o segredo é logo revelado, pecando muito com as amarras necessárias em cada página. Senti-me muito preso, porém, toda a minha ansiedade foi perdida quando descobri antes do fim o verdadeiro motivo de toda a trama.

A editora Verus ousou na capa e em toda diagramação, novamente nenhum erro foi apresentado e sua coerência nos diálogos deixa qualquer um de boca aberta. A tradução tentou transmitir algo simples para compreensão e ajuda na construção de todo o suspense para facilitar o entendimento do leitor.

Não Voltarás é uma leitura mediana para aquele leitor fã de policiais, pecando pela falta de mais suspense e loucuras do bandido, sequestrador. Por outro lado, necessária para tuda a construção que a autora pensou em transmitir. O final vai te deixar pensativo. Leia!!!

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.