Resenhas

Resenha: O Resgate, por Nicholas Sparks

O_RESGATE_1402434269BNome do Livro: O Resgate
Nome original: The Rescue
Nome do autor(a): Nicholas Sparks
Tradução: Maria Clara de Biase
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580412932
Ano: 2014
Páginas: 320
Nota: 5/5
Onde Comprar: Compare preços

Confrontado com situações de extremo perigo, Taylor McAden, bombeiro voluntário, expõe-se até ao limiar do perigo. Denise é uma jovem mãe solteira, cujo filho de cinco anos sofre de um inexplicável atraso de desenvolvimento e a quem ela devota a sua vida numa tentativa de o ajudar. Mas o caso vai aproximar estes seres. Numa noite de tremendo temporal, Denise sofre um acidente de automóvel e é Taylor quem vem socorrê-la. Embora muito ferida, a jovem depressa toma consciência de que o filho já não se encontra na sua cadeirinha do banco traseiro. Taylor irá até ao fim de uma angustiante noite de buscas para o encontrar. Foram tecidas as primeiras malhas que os irão unir – o pequeno Kyle desabrocha ao calor da ternura daquele homem. Denise abandona-se à alegria de um amor nascente. Mas Taylor tem em si cicatrizes antigas, que o não deixam manter compromissos de longa duração. Nicholas Sparks, esse talentoso contador de histórias, intervém com a sua magia redentora e a sua inigualável capacidade de aprofundar a complexidade das relações e dos afetos.

Nicholas Sparks é um grande mestre do romance! Mesmo que seus finais e grande parte de seus livros sejam previsíveis, aprendi a lê-lo em um final de semana qualquer para descansar a própria mente. O que mais interessante, foi que quanto mais eu lia, mais eu queria. Posso ser um romântico incorrigível? Simplesmente ainda não sei. Para quem não conhece, esse livro já havia sido lançado e foi relançado pela editora Arqueiro para alegria de todos os fãs.

“As pessoas vêm e vão. Elas entram e saem da sua vida, quase como personagens de um livro. Quando você finalmente o fecha, os personagens continuam suas histórias e você recomeça outro livro, cheio de novos personagens e aventuras. Então se vê concentrando-se nos novos, não nos do passado.” (p.102)

Todo o livro do autor lido até o momento sempre me trouxe uma mensagem bastante significativa que sempre refletia com a realidade. Muitos julgam ao contrário, outros nem tanto. No enredo, iremos conhecer Denise, uma mãe solteira, que abriu tudo para cuidar do seu filho, Kyle, sozinha. Até que em uma noite fria e chuvosa, eles acabam sofrendo um acidente ao retornar para sua cidade natal com vontade de ter mais estabilidade para cuidar do seu filho. E ali sem ajuda, acabam sendo socorridos por Taylor, um carpinteiro que trabalha como bombeiro nas horas vagas. Mesmo o autor deixando pontas soltas sobre sua história, o personagem mostra preocupação em ajudar o próximo.

“Tenho uma notícia para você. Todo mundo passa por coisas ruins, coisas que gostariam que não tivessem acontecido. Mas a maioria das pessoas não anda por aí fazendo o possível para estragar sua vida atual por causa disso.” (p. 264)

O maior medo de Denise é não perder o filho. Grandes momentos de aflição são despejados deixando você leitor doido para descobrir o final. Nicholas Sparks vai muito além de todos os seus outros livros já lançados no Brasil. Por ser um dos seus primeiros livros, ele já havia vivenciado em sua vida particular o mesmo problema com o seu filho Ryan. O que é mostrado aos leitores no final do livro em suas notas. É de repensar ou não é?

Ainda quando achamos que o autor não pode ir mais além, ele caminha e vai. E um dos aprendizados destacados e frisados por aqui é o poder de se dar uma segunda chance a si mesmo. Muitas pessoas hoje têm se perdido em palavras e ações e levando por problemas que podem ser resolvidos uma grande tempestade. Kyle é um filho que todo mundo sonha em ter e educar. Meu filho mesmo será educado com todo o amor possível para que nada falte. E sentimos tudo isso dentro da leitura.

A edição da editora Arqueiro ficou muito digna de seus tantos outros livros do autor já lançados aqui no Brasil. Sua diagramação simples transborda emoções que muitas vezes necessitamos. Não é à toa que o autor possui seus dons de lançar tanto livro e deixar muitos leitores pensativos.

Leitura bastante indicada. Leia!

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.