Resenhas

Resenha: O Último Desafio, vol. 10

Olá, leitores do Entrando Numa Fria! Venho, dessa vez, com a resenha do último livro, dessa primeira fase da série The 39 Clues, como mencionado em nossa última resenha, falo do livro O Último Desafio, de uma estreante, falo de: Margaret Peterson Haddix
Mas antes, se você não leu as nossas últimas nove resenhas, leia agora, antes de prosseguir: O Labirinto dos Ossos, Uma Nota Errada, O Ladrão de Espadas, Além do Túmulo, O Círculo Negro , Nas Profundezas, O Ninho de Cobras, O Código do Imperador e Alerta de Tempestade.

Livro: O Último Desafio “Into The Gauntlet “
Série: The 39 Clues- livro 10
Autor(a): Margaret Peterson Haddix
Editora: Ática
ISBN: 9788508147250
Páginas:  340
Avaliação: 5/5

Onde Comprar: Saraiva

Vencer nem sempre é sinônimo de derrotar.
CUIDADO: A RESENHA FINAL DA SÉRIE PODE CONTER SPOILERS. LEIA A RESENHA ANTERIOR, ALERTA DE TEMPESTADE
Finalmente o último livro da série The 39 Clues. Para a tristeza de nós fãs e para alegria daqueles que ainda por ventura não conhece a série, no qual me refiro pela quantidade de livros, vêm aquela pergunta: Philip, como você conseguiu ler isso tudo? Eu não conseguiria. Porém, o valor do aprendizado ao ler essa série com valores históricos, não tem preço. Depois de passarmos por cinco continentes, quinze países, foi um pouco longa a jornada de nossos protagonistas Amy e Dan Cahill em busca das 39 pistas que levam ao grande poder dos Cahill. Durante esse pouco tempo que percorreram o mundo, eles fizeram grandes descobertas que mudaram suas vidas: sobre a família, sobre os pais e sobre si mesmos. 

Dessa vez partimos para a Inglaterra, mais precisamente em Londres, nosso ponto inicial. Nossos amigos, Dan, Amy, Nellie esgotados e confusos depois dos acontecimentos anteriores. Passam pelo questionamento se deveriam mesmo continuar com a busca ou se desistiam, uma vez que a “missão“ que foi lhes dados, poderiam correr o risco da falha. Como nada vêm fácil, após um envelope misterioso em seus quartos, com à dica que leva para a última pista, são novamente roubados. Porém, antes do acontecimento, Nellie como havia lido anteriormente em voz alta, faz Amy desvendar o próximo caminho, uma vez ligado ao segredo de William Shakespeare. Sendo assim, caminham para uma peça de teatro Romeu e Julieta no Globe Theatre. Como não esperavam, pela suspresa, toda a família Cahill se encontra no mesmo local. Lembram dos trigêmios Starling?Aqueles, banidos no início em  O Labirinto dos Ossos no Monumento Franklin, pelos Holts? Eles estão novamente de volta.  Foi uma surpresa, porque nunca imaginei, que eles poderiam retornar ainda na série. Palmas aos autores. 
No último livro, Alerta de Tempestade descobrimos para que serviam os ingredientes coletados pelos irmãos Cahill das 39 pistas, no qual eles ainda continuam à busca. Gideon Cahill, ancestral da família, estava tentando achar uma cura para a Peste, mas o que não sabiam, era que a cura, era um soro, que alterava o DNA de seu usuário (uau, agora esquentou), dando aquele/aquela, atividades superiores daquelas humanas. Gideon, deu a cada um de seus filhos, uma parte do soro principal e logo ele morreu em um incêndio. Com esse acontecimento, às culpas começaram a surgir entre os irmãos, cada um se separaram, criando cada um seus clãs: Lucian, Janus, Ekaterina, Tomas. Entretando, nunca ainda revelado, ninguém soube que sua esposa, Olivia, estava esperando um outro filho, os outros não notaram por terem se separado. Grávida de Madeleine Cahill, criadora do clã Madrigal. Olivia criou Madeleine Cahill fazendo acreditar que nada no mundo é mais importante, do que o amor de uma família, sua união. Sendo essa a responsabilidade dos Madrigal, fato que tinhamos ao contrário no início da busca, eles tem o fardo de reunir toda a família Cahill voltando todos a terem paz. 
Esse é o volume mais extenso de toda a série. Confesso que me surpreendeu, mesmo pela enrolação, seja pela minha ansiedade de chegar aos momentos finais e saber o desfecho de toda família Cahill. O por quê da Grace, não adotar os nossos protagonistas, e como ficaria a missão de Amy e Dan, recebidas pelo clã Madrigal. Reunir uma família difícil não era fácil, sem contar que eles não poderiam deixar Cora e nem Isabel ganhar essa busca. Ler The 39 Clues, me fez aprender e relembrar de lugares ao redor de nosso mundo, me fez correr ao computador e pesquisar se aqueles locais eram reais. A junção mesmo por ser 10 livros, nunca me fez desistir pela leitura, pelo contrário a cada finalização de livros, me despertava a ansiedade pelo seu sucessor. Quando percebi, que todas as pistas eram ingredientes, isso me proporcionava mais vontade de seguir até o fim. Não me decepcionaram em nenhuma parte. 
Nesses últimos nove livros, podemos ter a mudança, evolução de Amy, Dan e Nellie. O amadurecimento foi constante em cada volume, nesse último volume as responsabilidades todas se alteram. Em O Último Desafio, acompanhamos as narrativas de: Jonah Wizard, que mudou seu pensamento, aprendeu a enfrentar sua mãe e cresceu, Ian e Natalie Kabra, muitos diferentes dos volumes anteriores, aliás no volume anterior, vemos os questionamentos se eles deveriam ou não continuar obedecendo sua mãe, se ali suas atitudes estavam certas, levando ao questionamento se tudo isso valia mesmo a pena, Hamilton Holt, encorajando seu pai, mostrando ser uma pessoa especial, ensinando que o que vale não é vencer, mas continuar lutando sem passar por cima de ninguém. Mesmo com a individualidade, vemos o amadurecimento deles, chegando ao verdadeiro próposito de seus ancestrais. O interessante foi ver como o resultado final foi muito bem feito pelos escritores da saga, e nas mãos de Margaret notarmos como ela fechava essa primeira parte com maestria. 
Toda essa saga, refletimos nossas emoções, ações, deixando os resultados que os outros autores seguiram tão bem. Os escritores conseguiram cunhar muito bem o enredo, mesmo por pequenas oscilações, cada um deixou sua marca na série. Além de tudo aqui dito, a leitura em The 39 Clues, servia muitas vezes como forma de lazer, uma leitura que descansava nossa mente, que podemos rir com os personagens, ter raiva com seus adversários, e até chorar pelas mortes no enredo apresentadas. Novamente reafirmo, do aprendizado cultural de todo o enredo aqui passado. 
As dúvidas, que tivemos até agora, são esclarecidos nas páginas seguintes, até mesmo pelo enredo final, Amy e Dan ficam sabendo de todo acontecimento até o momento. E, alertados pela sua avó Grace Cahill nos momentos finais, notamos que o perigo ainda não acabou, algo estranho, uma nova família, tem deixado os Madrigals alertas, e que durante a briga deles pelas pistas, esse mal, rondava nossos amigos, mesmo eles achando ser o famoso Homem de Preto ou algum parente da família. Todos os desafios são finalizados, deixando Amy, Dan e Nellie, que é parte de um clã, alertas para o que vem acontecer em um tempo curto. Resumindo, eles poderão voltar para suas casas, curtir essas chamadas férias rápidas, crescer mais um pouco, antes que algo os pegue. Haaa, antes de mais nada, Amy e Dan não voltam para a tia Beatrice, mas sim, tem uma recompensa para cada finalista das corrida pelas 39 pistas. Mas, isso vocês terão de ler. 
Como percebe-se não anunciei nossa próxima parada, porque finalizamos mesmo com a primeira fase. Porém, sei que vão sentir falta dessa corrida, certo? Mas, não ficam chateados, porquê, Rick Riordan e nossos autores e alguns novos, vão continuar essa saga, com mais seis livros, e como anunciado, chega em breve aqui no Brasil a segunda fase: Vespers x Cahill. Vamos aguardar esse primeiro semestre de 2012 para uma novidade pela editora Ática, que retêm os direitos da série aqui no Brasil. Antes disso, já anúnciaram O Livro Negro dos Cahill.
Para encerrar, agradeço você amigo leitor que acompanhou meu desafio, e chegou até o fim, dessa íncrivel saga. Tinha meu próposito de finalizar com todos os livros até o final do ano. E essa tarefa foi cumprida.
Não podemos impedi-la. Somos só o Dan e eu contra a mulher mais malvada do mundo.

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

14 thoughts on “Resenha: O Último Desafio, vol. 10

  • Gostei bastante dessa série por suas resenhas Phil, maaas eu ainda me espanto com ela por ter dez livros hahaha, se cair na minha mão eu leio né 🙂
    Bastante elaborada a resenha, parabéns *–*
    Beijinhos!

    Resposta
  • Nossa, a cada exemplar a aventura fica mais emocionante…. Ahhh… já estou com saudade da corrida pelas 39 pistas…. apesar de ainda está no comesso da série… Os livros bons deveriam nunca ter um fim….. passando de geração em geração… Passando a anciedade pela descoberta de novas coisas ah frente e fazendo-nos deliciar com esse banquete maravilhoso que são os livros da série The 39 Clues.

    Resposta
  • Oii!! Nossa, eu nunca pensaria que seu blog fosse literário, eu poderia jurar (pelo nome) que falava sobre filmes!rsrsrsr

    Eu 'achei' vocês através do Razão e Resenhas, por causa da promoção de ano novo. Já estou participando e, bem, consequentemente, seguindo vocês!! hahahah=) Gostei bastante do blog de vocês, parabéns ^^

    Eu escrevo no Livros e Cholocates, lá também estamos com uma promoção de Final de ano e férias…Deem uma olhada!! http://livrosechocolates.blogspot.com/2011/12/pro

    bjooos!!!!

    Resposta
  • Hmmm
    Você não acha que ficou um pouco cansativa uma história tão longa? Quero dizer, é algo que exige muito dos autores, uma vez que a cada exemplar exige que algo novo e inusitado aconteça. E se esse livro virasse filme, será que poderia substituir a saga Harry Potter?

    Se cuida Phelip (:

    Resposta
  • Não conhecia essa série, nossa 10 livros?
    A história em momento algum deu uma caída? Algumas séries não sei pq, depois de alguns livros dão uma desanimada e melhoram depois, isso aconteceu?

    Resposta
  • A resenha ficou muito boa. Parabéns por conseguir ler todos..
    Se bem que de fato a leitura dessa série é um prazer imenso né?! Tamanho o conhecimento e a diversão que transcendem as páginas!!

    abraços

    Resposta
  • Bia, acredita que não, continuou fiel, mostrou cada cara dos autores, e como tratavam os personagens, só quem ler sabe…

    bjos

    Resposta
  • Gaby demais mesmo, bota aprendizado nisso, só quem leu sabe o que falo.
    Indico muito, em breve a segunda fase…

    bjão obrigado sempre…

    Resposta
  • James, nao cansa não, porque só quem ler sabe o nivel de conhecimento é enorme, por isso o prazer também se torna…. tente ler o livro um… depois vc nao larga mais….

    abraços

    Resposta
  • ^^ Carol, nada, o nome é doidinho mas fazemos tudo aqui com amor, para agradar vocês. No sentido de trabalhar mesmo, trazendo novidades.

    Obrigado mesmo, e volte sempre, sua presença aqui é importante…

    bjos

    Resposta
  • hahahha, vc nem falo nada, fan de The 39 Clues ne, hehehe mas concordo, leia a serie, que vc sentira toda essa emoção…

    abraços brother

    Resposta
  • hehehehe, brigadao Kate linda…^^
    hehehe, qndo vc ler, isso tudo vai mudar, pode apostar.
    O conteúdo é enorme,,, bjos

    Resposta
  • Uau, mas já está assim… Está no 10º eu nem li nada da série, mas além do mais não curti muito não. Quem sabe eu leia algum dia!!! Parabéns, resenha mara!!!

    Resposta
  • barbara

    muito incrivel, quero ler , fiquei desesperada por ele

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.