Resenhas

Resenha: Os Bons Segredos, por Sarah Dessen

OS_BONS_SEGREDOS_1434580304422742SK1434580304BNome do Livro: Os Bons Segredos
Nome Original:  Saint Anything
Autor(a): Sarah Dessen
Tradução: Cristian Clemente
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765763
Ano: 2015
Páginas: 403

Nota: estrelas 1 - Cópia - Cópia - Cópia - Cópia
Onde Comprar: Compare preços

Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho.

Sidney é uma garota comum em uma família comum. Por ser a filha mais nova se sente muito excluída por sua família, principalmente porque as atenções estão sempre em cima do seu irmão perfeito Peyton. A amizade entre os dois sempre foi grande na infância, mas com o passar do tempo, ele vai em busca de novas amizades e aventuras e é ai que os problemas para a família se iniciam, pois  Peyton começa a realizar a roubar, arrombar casa, beber sem controle e em uma das vezes que estava dirigindo bêbado de maneira imprudente acaba atropelando um menino de bicicleta, o deixando paraplégico e a beira da morte.

Após o acidente Peyton vai preso e a solidão de Sidney só aumenta, mesmo quando toda a família está reunida. A mãe dos dois acredita que o filho não teve culpa no acidente chegando ao ponto de acreditar que a culpa toda do ocorrido foi da vitima que estava de bicicleta na rua a noite. E o pai praticamente não toma nenhuma atitude com relação a nada na família, deixando sempre as decisão nas mãos da sua esposa.

Com o passar do tempo, Sidney observa que a situação financeira da família está cada dia pior, em consequência dos gastos que os pais estão tendo com advogado para defender o irmão, então ela resolve mudar de escola mesmo com a relutância da mãe para tentar ajudar os pais e também começar uma nova vida escolar sem ser considerada irma de alguém muito perigoso.

Nessa nova fase, ela conhece Layla e começa a andar com ela e seus amigos. E é a essa nova amiga que a ajuda a lidar com Ames que era um grande amigo do seu irmão e que com a prisão de Peyton, ele começa a se aproximar dela, com a intenção de “apoia-la” na fase que ela está vivendo e mesmo com todo o seu comportamento estranho sempre é chamado para ajudar quando os pais dela estão ausentes. Sdney também conhece a família da Layla e o irmão dela, Mac, e é la que ela encontra todo o apoio e carinho que não possui em casa e que tanto precisava.

A história desse livro, é narrada em primeira pessoa e de um jeito que aproxima as tramas que envolvem os personagens demais da realidade, sempre colocando pontos que podem acontecer com qualquer um e isso faz com que o leitor pegue o livro e não queira soltar.

O que a Sydney passa como Ames, foi uma experiência parecida com que a autora Sarah Dessen sofreu e ao colocar isso no livro, ela quis mostrar que o perigo pode estar onde ninguém imagina, disfarçado de confiança e familiaridade.

O livro não tem muitas reviravoltas, mas a escrita da autora consegue prender demais o leitor. Ela conseguiu me deixar interessada em saber mais sobre cada personagem do livro, principalmente sobre o irmão da Sidney. Gostaria muito de Um dia ler a história contada pelo ponto de vista dele.

O livro não aborda só o romance, na verdade ele ocorre de maneira muito sutil. O maior foco da história são as relações pessoais e com isso a autora conseguiu abordar temas como drogas, rebeldia, negligência familiar e abuso sexual que são assuntos muito delicados. A escrita é envolvente, leve e gostosa e o principal é que o enredo e os personagens foram bem construídos, não deixando assim pontos soltos na história.

A edição do livro foi muito bem feita, a capa ficou linda, a letra está em um tamanho excelente para leitura, a revisão foi muito bem feita, não encontrei nenhum erro durante a leitura e as folhas amarelas ajudam demais na fluidez da leitura.

Esse foi o primeiro livro da autora que li e mesmo tendo sofrido tanto junto com a protagonista já estou ansiosa para ler todos os outros lançados. Super recomendo.

Renata Avila

Renata Ávila, formada em direito, é apaixonada por livros de diversos temas, sem nunca esquecer dos romances que são os mais desejados. Adora um bom filme e uma boa musica. Gosta de conversar sobre livros, mas surta se falarem mal de Twilight, por ser sua primeira paixão literária e a série que a transformou em uma leitora voraz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.