LivrosResenhas

Resenha: Quem Era Ela – JP Delaney

 
  • Tradução: Alexandre Raposo
  • Páginas: 336
  • Gênero: Ficção
É preciso responder a uma série de perguntas, passar por um criterioso processo de seleção e se comprometer a seguir inúmeras regras para morar no nº 1 da Folgate Street, uma casa linda e minimalista, obra-prima da arquitetura em Londres. Mas há um preço a se pagar para viver no lugar perfeito. Mesmo em condições tão peculiares, a casa atrai inúmeros interessados, entre eles Jane, uma mulher que, depois de uma terrível perda, busca um ponto de recomeço.
Jane é incapaz de resistir aos encantos da casa, mas pouco depois de se mudar descobre a morte trágica da inquilina anterior. Há muitos segredos por trás daquelas paredes claras e imaculadas. Com tantas regras a cumprir, tantos fatos estranhos acontecendo ao seu redor e uma sensação constante de estar sendo observada, o que parecia um ambiente tranquilo na verdade se mostra ameaçador.
Enquanto tenta descobrir quem era aquela mulher que habitou o mesmo espaço que o seu, Jane vê sua vida se entrelaçar à da outra garota e sente que precisa se apressar para descobrir a verdade ou corre o risco de ter o mesmo destino. Com um suspense de tirar o fôlego e um clima de tensão do início ao fim, JP Delaney constrói um thriller brilhante repleto de reviravoltas até a última página. Uma história de duplicidade, morte e mentiras.
O livro começa contanto a história da Emma, quando ela se muda do seu antigo apartamento junto com seu namorado Simom por o mesmo ter sido invadido por ladrões enquanto ela estava sozinha. Nessa mudança eles acabam se deparando com a casa do n°01 da Folgate Street e la eles passam por um processo de escolha realizado pelo próprio arquiteto da casa onde se comprometem a seguir diversas regras e uma delas é não levar nada desnecessário para o imóvel podendo o contrato de aluguel ser cancelado se quebrarem alguma regra.
Somos apresentados também a segunda moradora, que é a Jane. Ela quer reconstruir a vida após a perda de uma pessoa e por isso resolve mudar para a casa do n°01 da Folgate Street.
Quando as pessoas se mudam para a casa, tudo começa a se transformar. A casa é super tecnológica e para cada minuto do dia ela tem uma regra ou instrução a ser seguida. Alem disso a casa tem um sistema de perguntas feito pelo próprio arquiteto que tem que ser respondidas pelos moradores sob pena do contrato ser cancelado.
Quando Jane se muda para a casa, ela já começa a tentar entender o que aconteceu com a moradora anterior, Emma, e dependendo da resposta que ela tiver para esse mistério ela saberá se a sua vida corre perigo ou não ao morar na a casa do n°01 da Folgate Street.
Esse  é o primeiro thriller psicológico desse escritor e a maneira com que ele conta a história é fascinante. Ele conseguiu intercalar capítulos falando do passado na visão da Emma e do presente na visão da Jane, sem deixar a narrativa confusa.
Quando Jane narra a história, descobrimos o que aconteceu com a Emma e a busca da Jane para saber tudo que aconteceu é o foco da trama. Eu não teria entrado nada casa logo que li que não poderia levar meus livros, mas para a Emma e para Jane nada disso foi empecilho.
Os capítulos curtos e bem amarrados da ao leitor a possibilidade de criar várias hipóteses, mas eu já aviso que não acertei nada. Cada detalhe do livro é importante par se entender toda a trama, pois em um thriller os detalhes são a chave da história.
A edição da editora Intrínseca ficou muito caprichada, a capa ficou linda. A tradução foi bem feita e aparentemente sem erros. A diagramação está impecável e manteve a ideia do livro, a sinopse não soltou nenhum spolier, as folhas são amarelas, a leitura está fácil e  mesmo sendo um livro mais denso a leitura esta tranquila.
Não se sabe se o JP Delaney é autor ou autora, mas já ´sabemos que o livro está sendo produzido para o cinema com a  direção de Ron Howard (ganhador do Oscar de melhor direção pelo filme Uma Mente Brilhante).
Recomendo o livro para todos que estão à procura de um thriller com bastante mistério e que te deixará tão ansioso para chegar a última página que você não vai querer largar até o fim…
Assista ao book trailer abaixo:

Renata Avila

Renata Ávila, formada em direito, é apaixonada por livros de diversos temas, sem nunca esquecer dos romances que são os mais desejados. Adora um bom filme e uma boa musica. Gosta de conversar sobre livros, mas surta se falarem mal de Twilight, por ser sua primeira paixão literária e a série que a transformou em uma leitora voraz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.