Resenhas

Resenha: O Jogo da Mentira, por Sara Shepard

O_JOGO_DA_MENTIRA_1367527399PNome do Livro:O Jogo da Mentira
Nome Original: The Lying Game
Série: The Lying Game #01
Autor(a): Sara Shepard
Tradução: Joana Faro
ISBN: 9788579801495
Páginas: 296
Editora: Rocco
Ano: 2013
Avaliação: 3,5/5
Onde comprar: Compare Preços

O jogo vai começar. Primeiro volume da nova série da autora de Pretty Little Liars, que ficou mais de 50 semanas no ranking do The New York Times e vendeu mais de cinco milhões de exemplares, O Jogo da mentira acompanha a história de duas gêmeas separadas ao nascer e unidas por um misterioso assassino. Com uma trama ainda mais intrincada e sombria, que tem início quando Emma resolve trocar de lugar com a irmã, a série repete a trajetória de sucesso de PLL, com um enredo repleto de suspense, intrigas e reviravoltas de tirar o fôlego, e uma bem-sucedida adaptação para a TV.

A nova série da autora Sara Shepard chegou com tudo ao mundo literário! Conhecida pela série de sucesso que ganhou  a tv, Pretty Little Liars, chegando também a vez de  The Lying Game . E o que ambas tem em comum? O mistério. A autora é mestra em trazer em seus  livros um assunto como “desaparecimento” ou algo não explicado e começar fazer seus personagens correr atrás dessas respostas. Em sua nova série não poderia ter sido diferente, fui atraído inicialmente pelo nome, logo depois pela série de tv, exibido pelo canal pago Boomerang. O único problema em ler os livros e comparar com a série televisiva é a mudança da história entre si. Fator que pôde deixar alguns leitores assíduos da autora com pé atrás quanto as séries de tv.

Diferente do livro, a série televisiva The Lying Game se inicia quando Sutton Mercer encontra com Emma Becker e logo resolvem trocar de lugar para descobrir a verdade de tudo. Ambas foram separadas ainda pequena, Sutton adotada por pais ricos e Emma viveu sempre em orfanatos. Enquanto Sutton, tenta descobrir e achar sua mãe biológica ela troca com Emma durante algum tempo. Emma, animada para realizar esse grande favor para sua irmã gêmea, vai descobrindo que a carinha de santa da irmã esconde um passado negro, de armações e muita mentira. Quando tudo parecia estar andando, Emma vai descobrindo que as pessoas ao seu redor, como os amigos de Sutton, escondem segredos ainda piores. Será que Emma vai aguentar ficar no lugar da irmã gêmea? O que ela aprontou no passado? Quem são seus verdadeiros amigos?

Baseando no enredo literário, se inicia com Sutton, descobrindo que ela morreu, ou melhor, que ela é um fantasma (ou não), que só os leitores podem ouvir e segui-la ao longo do enredo. Em um banheiro, ela acaba acordando e dando de cara com uma garota idêntica a ela. Quando descobre que são muito parecidas – uma não tem nada haver com a outra.

Sutton não consegue lembrar mais nada de sua vida, ela começa a seguir Emma para que ela possa tentar entender o que verdadeiramente aconteceu. Como que possa existir uma pessoa idêntica e ela nunca ter lembrado? Quando o irmão adotivo de Emma arma em cima da garota, ela se vê em um grande problema. É no momento que seu irmão adotivo mostra um vídeo em seu celular de uma garota idêntica sendo estrangulada, logo ela começa a se perguntar como ela poderia ter uma irmã gêmea e nunca tentou saber.  Na busca pela internet, ela acaba descobrindo que a menina se chama – Sutton, ela é rica, de família de poderes. E logo manda um recado em seu facebook, quando menos espera, recebe uma resposta marcando um encontro.  O único problema, é que fantasmas não falam, e Emma não sabe do que realmente aconteceu com Sutton-  que está morta. Armação? É o que tudo indica, quando ela chega ao local marcado e é surpreendida  por uma armação de suas amigas. Emma confundida como Sutton, é arrastada para uma festa. Quando descobre que não existe mais Sutton, e ao receber um bilhete anônimo descobre que ela foi morta e se não continuar fingindo ser a garota, irá receber o mesmo destino.

E isso é só o começo! Quando Emma vai para a casa de Sutton, sua família adotiva não percebe a troca, mesmo ela tentando falar a verdade. Ao entrar no quarto da garota, ela começa a fuçar suas coisas e descobre que Sutton não era a melhor pessoa do mundo. Quando em seu armário, descobre um jogo, chamado: O Jogo da Mentira. Ela meio confusa começa a entender que Sutton e suas amigas sempre armam para outras pessoas, trazendo inimigos que elas não podiam imaginar. Antes fossem só pregação de peças nas pessoas, o pior, é que acontecem com elas mesmas. O enredo vai ficando mais misterioso quando suas amigas Madeline, Charlotte e Laurel, irmã adotiva de Sutton, são apresentadas em momentos no passado, levando ao leitor entender o que uma tirou da outra, ou como uma conseguiu algo da outra. Bagunça, não? É aqui que a grande confusão começa a ser entendida.

“Eu queria chorar. Eu queria gemer. Mas tudo o que eu podia fazer era seguir Emma em um estado mudo de choque e pânico. Era como se fosse um daqueles sonhos terríveis onde eu estava caindo, caindo, caindo e caindo do topo de um prédio bem alto.”

Emma sabe do grande perigo que entrou, a pessoa que assassinou Sutton, agora anda lhe observando. E o pior, agora que não pode contar nada a ninguém- mesmo que tenha tentado diversas vezes. Ela deverá entrar no jogo da mentira, enrolar as pessoas e tentar ao máximo se fazer de sua irmã que nunca conheceu.  Como uma garota que tinha tudo, pode ser tão vadia ao ponto de armar com as pessoas?  Como ela vai sair de todo esse problema? São perguntas que Sara Shepard deixa ao leitores nos momentos finais de sua trama de introdução. Emma, acaba conhecendo Ethan Whitehorse, um garoto diferente, que lhe desperta grande interesse e é a única pessoa que ela pode confiar e o primeiro a saber de toda a verdade. Todo o enredo se passa em Scottsdale, Arizona e traz com toda certeza aquele ar de muito mistério, mentira e suspense.

Em si, você leitor será apresentado inicialmente a parte introdutória do enredo. Os personagens, a verdade – ou quase, de Sutton, o grande mistério que cerca as irmãs e toda a cidade, as pessoas em sua volta, escondendo muita coisa que infelizmente não será revelada ainda. Sara Shepard, mistura o fantasma de Sutton, em que vemos muitos flashbacks quando Emma vai descobrindo sobre a vida da irmã. O início pode parecer meio confuso por não entendermos quem está ou não falando no momento. Esse é um problema que logo é sanado quando começamos a entrar realmente no enredo, em poucas páginas conhecemos quem é quem.

Minha nota meio baixa, vai pelo final do livro, quando acho que começou a andar, fiquei me perguntando se não havia perdido o meu tempo lendo tudo. Poderia simplesmente ter ido para o capítulo final, uma vez que não chegou a lugar algum. Um outro ponto negativo da autora, é fazer séries enormes, sem necessidade, cansando o bolso e a leitura de muitas pessoas. Eu mesmo não li ainda a sua outra série, fiquei preso como apontei pelo nome. Quando fui descobrir, já existem seis livros lançados no exterior com possibilidade de mais. Pelo que tudo indica, será contado aos poucos por cada personagem até juntar tudo e realmente a verdade aparecer. Ainda como mencionado, você leitor não deve tentar comparar  a série de tv com o livro, na primeira Sutton não morre, pelo contrário, ela e sua mãe biológica armam, escondendo mais mentiras para prejudicar Emma, ou tentar usá-la para descobrir algo. Fiquei puto ao decorrer dos episódios, que comparados com o livro, não podemos levar nada a ferro e fogo.

A editora Rocco fez um trabalho digno da autora. Preservando a capa original americana e com a ajuda da tradução nas mãos de Joana Faro, proporcionou momentos de euforia para o público leitor. A tradução foi muito perfeita e dificultosa no sentido de entender quem era quem naquele momento narrando. Ainda não foi divulgado pela editora a previsão de lançamento do segundo volume Never Have I Ever.

O Jogo da Mentira  veio para conquistar os fãs da autora. Mesmo apresentando um enredo conhecido, sua forma de descrição realmente contagia seu público leitor.

“Agora Emma está desesperada para descobrir o que aconteceu comigo. E a única forma dela descobrir o que aconteceu é fingir que sou eu- estar na minha antiga vida e juntar os pedaços do quebra-cabeças. Mas será que ela consegue rir das piadas internas com as minhas melhores amigas? Convencer  meu namorado que ela é a garota pela qual ele se apaixonou? Fingir ser uma feliz e despreocupada filha quando ela dá um abraço de boa noite em seus pais? E será que ela consegue acompanhar a charada, mesmo depois de perceber que meu assassino está assistindo a cada passo seu? Que comece o jogo das mentiras.”

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

15 thoughts on “Resenha: O Jogo da Mentira, por Sara Shepard

  • Lucas Goulart Duarte

    Nunca me interessei por The Pretty Little Liars, pois não é o meu estilo de leitura, e esse livro tbm segue a msm linha, porém achei que o enredo foi muito bem construido e gostei desses misterios 🙂

    Resposta
  • Mônica Oliveira

    Eu assisti a primeira temporada da série e quando fiquei sabendo que o livro seria lançado no Brasil fiquei super empolgada ai ao acompanhar sinopses e resenhas como as suas percebemos como a série é tão diferente do livro..O enredo, os personagens ainda estão lá..mais tipo eu acho que é só isso mesmo..O Jogo da Mentira tb destacado quase nem aparece na série …Dá-se a entender que o nome é devido a troca de papeis.. Fiquei super curiosa para ler o livro… e sua resenha me deixou bem confusa tb..parece ser tantas informações para um livro só rsrs

    Resposta
  • Vanessa Moreira

    A capa e o título são muito chamativos!!! Eu tb adorei sua resenha, ainda não conhecia a autora. Adorei a história com esses mistérios e uma leitura que te prende!!!

    Resposta
  • Eu amo mistério e não poderia ficar sem querer ler esse livro! Não assisto a Pretty Little Liars nem a The Lying game, mas já vi muitos comentários positivos sobre ambas séries e minha curiosidade só aumenta!
    A capa, como você comentou, é maravilhosa, o que só aumentou minha vontade de ter o livro.
    Eu realmente acho ruim compara livros com séries ou até mesmo com filmes pois nunca vão ser a mesma coisa, pois afinal, os públicos são certas vezes diferentes por tanto se assisto ao filme de um livro que li, procuro não compará-los para que eu mesma não sinta raiva de um ou de outro. Mas como não assisti a série, um ponto a mais pra mim ao ler O jogo da mentira! rs
    Beijos

    Resposta
  • Andressa Nunes

    História cativante, daquelas que prende a atenção do leitor até a última página, a resenha demonstra bem isso, vale a pena conferir

    Resposta
  • Jeslly

    Amo demais The Lying game, acho uma série ótima, uma pena que não tem os bons índices de audiência na ABC, mas vale a pena assistir por que ela sempre tem um episódio revelador, imagino assim que o livro também deve ser muito bom ou até melhor (o que normalmente acontece), me interessei no livro só pela resenha, parabéns : )
    Bjs

    Resposta
  • Confesso que só li o primeiro livro da série PLL, mas gostei da escrita da autora, principalmente de como ela constrói o mistério.
    Pretendo ler esse livro, ele chamou minha atenção logo que a Rocco divulgou o lançamento. Em relação ao final, nem sempre ele nos agrada… digo isso por conta da saga dos Tigres da Colleen Houck! rsrs
    Adorei sua resenha! Muito bem detalhada! Parabéns!
    Beijos,
    Nica

    Resposta
  • Itamara Soares

    Nunca li nenhum dos livros da Sara Shepard, nem mesmo os de PLL, mas acho que O Jogo da Mentira pode ser um bom começo.

    Resposta
  • Willian

    Resenha bem estruturada, abordando pontos relevantes do livro, nos dando uma boa noção sobre o enredo, facilitando o entendimento por parte de quem lê, boa pedida para os leitores.

    Resposta
  • Nardonio

    Gosto bastante de histórias como essas, cheias de mistérios. Ainda não li, nem assisti nada que tenha sido da Sara, mas tenho bastante vontade. É realmente uma pena que esse primeiro livro não te agradou tanto. Se tiver oportunidade, lerei, sim!

    @_Dom_Dom

    Resposta
  • Manu Hitz

    Adorei sua resenha! Abordou os pontos importantes do livro e me fez decidir: quero o livro!

    Adoro esse drama todo da mãe problemática e da filha madura q segura as pontas… e tem um bom suporte (suspiro) no irmão do amigo do irmão, rsrs… adorei!

    Resposta
  • Gabriella Alvim

    Nunca me interessei por PLL, mas a sua resenha me deixou curiosa com o livro. Se tiver oportunidade lerei sim, mas não é minha prioridade no momento

    Resposta
  • Amanda Ramos

    Resenha de tirar o fôlego! Nossa gêmeas separadas ao nascer, um jogo de mentiras, mas que receita bombástica, foi uma das resenhas mais legais de li, valeu por cada palavra, simplesmente amei este livro. Um abraço.

    Resposta
  • ELIZABETH MACHADO SALLES

    Amei demais sua resenha. Fiquei super empolgada com o livro. A história é cheia de segredos e intrigas. Vou adorar ler. Beijos.

    Resposta
  • Renata Kerolin

    Adoro a série PLL e sou louca pra ler os livros.
    Não sabia que tinha uma série de TLG, vou procurar depois.
    Acho muito legal os temas abordados pela autora, e a curiosidade nos faz querer sempre mais.
    Gostei da resenha.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.