Notícias

Semana Passarinha de Conscientização do Autismo

SemanaPassarinha-Capa-Facebook

Oi pessoal, a editora Valentina, aproveitando que dia 02/04 é o dia mundial da conscientização do autismo, convida todos a participarem da semana Passarinha de conscientização do autismo! A semana será recheada de posts sobre o assunto em vários blogs inclusive no ENF! A campanha tem o intuito de conscientizar as pessoas sobre o autismo, fazendo-as perceber que não é uma doença, e vai utilizar o amor de muitos fãs pelo livro Passarinha para ajudar nisso.

 

Você conhece Passarinha, de  Kathryn Erskine?

passarinha

 Sinopse: No mundo de Caitlin tudo é preto ou branco. As coisas são boas ou más. Qualquer coisa no meio do caminho é confuso. Essa é a máxima que o irmão mais velho de Caitlin sempre repetiu. Mas agora Devon está morto e o pai não está ajudando em nada. Caitlin quer acabar com isso, mas como uma menina de onze anos de idade, com síndrome de Asperger ela não sabe como. Quando ela lê a definição de encerramento ela percebe que é o que ela precisa. Em sua busca por ele, Caitlin descobre que nem tudo é preto ou branco, o mundo está cheio de cores, confuso e bonito.

 
O livro fala sobre Caitlin que possui a síndrome de Aspenger. Esta é uma síndrome que gera certa dificuldade de interação da pessoa com o mundo (como todo o autista). As principais características são: dificuldade de interação social, dificuldades em processar e expressar emoções (este problema leva a que as outras pessoas se afastem por pensarem que o indivíduo não sente empatia), interpretação muito literal da linguagem, dificuldade com mudanças em sua rotina, pessoas desconhecidas, ou que não veem há muito tempo, comportamentos estereotipados. (fonte) A narrativa é em primeira pessoa, possibilitando ao leitor entrar nos pensamentos da autista e assim compreender um pouco mais como as coisas funcionam para ela.

SemanaPassarinha-Selo

Autismo: O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente — segundo as normas que regulam essas respostas) (fonte). O autismo tem diferentes graus que afetam a pessoa deixando-a mais ou menos trancada dentro de si mesma. A síndrome de Aspenger tem um grau um pouco menos pesado e o indivíduo é capaz de se relacionar e aprender a manter sua vida sem grandes prejuízos (com dificuldade, afinal não é nada fácil ser diferente, ainda mais enxergar o mundo de forma diferente dos demais). Uma pessoa que é considerada autista já nasce dessa maneira. É uma síndrome e não uma doença. Vamos conversar mais sobre o assunto durante a semana!

 

E você que não tem blog pode participar? Mas é claro! É só usar a hashtag #SemanaPassarinha no twitter para falar do assunto.

250px-Autismo-fita3[ A fita feita de peças z quebra-cabeça coloridas, representa o mistério e a complexidade do autismo, é um símbolo mundial da conscientização em relação a esta patologia (fonte).]

Franciely

É estudante de Letras por falta de melhor opção (já que não se pode ser somente estudante de literatura), leitora por prazer, amiga dos animais, viciada em internet e resenhista porque gosta de experimentar coisas novas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.