Resenhas

Resenha: Dizem por Aí, por Ali Cronin

dizemNome do livro: Dizem por Aí
Nome original: Rumour Has It
Série: Garota <3 Garoto – Volume 2
Autor(a): Ali Cronin
Tradução: Rita Sussekind
ISBN: 9788565765084
Editora: Seguinte
Ano: 2013
Páginas: 279
Nota: 4/5
Onde Comprar: Compare preços

Ashley sempre foi a mais descolada da turma. Aquela garota que sabe o quer – festas e mais festas – e que, diferente das amigas, nunca gastou seu tempo sonhando com príncipes encantados. Mas tudo muda quando, um dia qualquer, ela vai ao cinema com sua melhor amiga e conhece Dylan: um garoto lindo, um pouco quieto, de olhos verdes e cabelos incríveis que acaba grudando na cabeça dela.
Ashley só consegue pensar naqueles jeans justos, no ar meio desinteressado, nas pernas finas… O efeito é devastador. Mas cada vez que eles se encontram, Dylan tem uma reação diferente: quando estão sozinhos, se dão bem e conversam como amigos; quando se veem nas festas, o garoto a evita. Será que isso é só timidez? Ou na verdade ele tem vergonha de ficar ao lado de uma menina como ela? Será que, no fim das contas, ela é vista como uma garota fútil?
Com esse vaivém, e sem saber como agir, Ash fica cada vez mais insegura e confusa, começa a tomar decisões erradas – quem já não saiu com um pensando em esquecer o outro? – e depois, como nunca tinha acontecido antes, se sente totalmente arrependida. Gostar de alguém de verdade estava sendo mais difícil do que parecia…

Dizem por Aí é o segundo volume da Série Garota <3 Garoto. Nesta série cada livro com a história de um integrante de um grupo de amigos. Agora é a vez de Ashley, seguramente a mais descolada da turma.

Assim como o primeiro volume, Ali cumpre o propósito de apresentar a vida e o quotidiano não muito corriqueiro dos jovens e suas descobertas para o amor. Relacionamentos, atos inconsequentes, insatisfação, atitudes infantis seguidas de outras muito adultas recheiam as páginas e nos fazem vivenciar os sentimentos e pensamentos da protagonista.

Neste volume achei um pouco instável a sensação de idade passado por Ashley, diferente do primeiro volume que era contado por Sarah. Agora não senti uma constância tão grande nas atitudes, para me fazer enxergar Ashley sempre com a mesma idade. Em alguns momentos ela parecia uma criança birrenta, em outras parecia uma jovem adulta de vinte e tantos anos. Não sei se a intenção da autora era fazer parecer uma jovem inconstante e imatura, mas confesso que não me agradou muito. Não consegui traçar claramente o perfil de Ashley.

Acho muito bacana a troca de enfoque que este tipo de série apresenta. Algumas cenas apresentadas no volume um são comentados agora, mas desta vez sob a perspectiva de outra personagem. Os livros são narrados em primeira pessoa então tive a sensação de estar assistindo a um filme, que simplesmente troca a câmera e deixa de mostrar uma perspectiva para nos apresentar outra. Gera uma dinamicidade muito bacana.

Mais uma vez a leitura é fluída e rápida. A autora apresenta a história de forma envolvente e despretensiosa, leve e engraçada em muitos pontos. É um livro gostoso de ler. Mesmo que claramente voltado ao público teen, ele pode ser lido e pode agradar pessoas de todas as idades, que queiram uma leitura fácil e ágil.

A diagramação é boa, fonte em tamanho ideal e páginas amarelas. Desta vez não encontrei erros. Uma coisa que não comentei no primeiro volume: A capa é interessante, com uma imagem monocromática no fundo que indica o binômio amor e juventude, que é a tônica da série. É uma capa bastante pertinente. Mas o que me chama de fato a atenção é o toque aveludado que ela tem. Tenho alguns livros com esta textura de capa e posso dizer que é a que mais gosto. 😉

A série é composta por 6 livros, sempre com o grupo de amigos: Sarah, Ashley, Cass, Donna, Ollie, Rich e Jack. Estou curiosa pelos seguintes porque em cada livro nós podemos conhecer um pouquinho do perfil de cada um. Então saber como cada amigo enxerga a vida, os relacionamentos a família e a amizade vai ser uma experiência divertida.

Recomendo a leitura!

Renata Avila

Renata Ávila, formada em direito, é apaixonada por livros de diversos temas, sem nunca esquecer dos romances que são os mais desejados. Adora um bom filme e uma boa musica. Gosta de conversar sobre livros, mas surta se falarem mal de Twilight, por ser sua primeira paixão literária e a série que a transformou em uma leitora voraz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.