CinemaCríticas

Critica do Filme “O Assassino – O Primeiro Alvo”

 

Mitch Rapp (Dylan O’Brien, série Maze Runner), 23, perdeu seus pais em um trágico acidente de carro aos 14 anos, bem como sua noiva em um ataque terrorista. Buscando vingança, ele é recrutado pela diretora adjunta da CIA, Irene Kennedy (Sanaa Lathan, Truque de Mestre: O Segundo Ato, 2016), para as operações especiais. Kennedy então atribui ao veterano de Guerra Fria Stan Hurley (Michael Keaton, Homem Aranha – Do Volta Para Casa, 2017) seu treinamento. Juntos investigarão uma onda de ataques aparentemente aleatórios em alvos militares e civis. A descoberta de um padrão na violência leva-os a uma missão conjunta com uma agente letal e turca Annika (Shiva Negar, Helmlock Grove, 2013), para impedir um misterioso homem, apelidado de “Ghost” (Taylor Kitsch, Friday Night Lights), com a intenção de iniciar uma guerra mundial no Oriente Médio.

O Assassino – O primeiro alvo (American Assassin, 2017) é a adaptação para os cinemas do livro homônimo de Vince Flynn. O diretor Michael Cuesta está bastante familiarizado com o gênero ação, espionagem e thriller político, pois tem em seu currículo as series “Homeland”, “Dexter” e “Six Feet Under”. É interessante observar como Cuesta nos apresenta o personagem Mitch como um jovem comum com todos os desejos e anseios dos vinte e poucos anos, bem como, conectado a redes sociais, pois faz uma live de seu pedido de casamento momento esse, em que criamos uma enorme empatia por ele.

 

 

Passado 18 meses do atento e emocionalmente abalado Rapp juntou forças (treinamento marcial, perito em armas, domino do árabe) e se tornou um novo homem, com uma missão muito maior que seu casamento: vingança ao homem que lhe causo todo o sofrimento. E nosso ponto o jovem chama atenção da CIA, pois sozinho e de forma obstinada e sozinho ele consegue se conectar com o líder terrorista Adnan Al-Mansur (Shahid Ahmed, 28 Weeks, 2007). De forma bem harmoniosa o diretor nos mostra essa transformação.

Dylan O’Brien atua de forma impecável e convincente. Sentimos a sua dor, seja pela aparência física (mas longe dos músculos) ou seja pela escolha do filmes sua atuação por vez se faz lembrar a de Mark Wahlberg, mas um ponto negativo para o ator pode ser a sua relação com a franquia Maze Runer e sua atuação em series de TV para o publico jovem. Dylan terá que se provar enquanto ator digno de atuar em papeis mais sérios e dramáticos.

Michael Keaton está bem no papel de veterano da guerra fira/ treinador de agente. Linha dura e também obstinado, as vezes sem o mínimo de empatia por seu “pupilo”, Keaton o tortura para fazer desistir dessa empreitada, porém, ao longo do filme vemos que, ser impulsivo e pensar por conta própria, pode ser algo muito perigoso para um agente especial da CIA.  Sua atuação não chega a ser gloriosa com em Birdman, mas consegue manter a sua personagem até o final da trama. Shiva Negar está longe de ser a femme fatale que procuramos nos filmes de ação, e neste quesito deixa ou pouco a desejar, além de não parecer apta a interpretar sequências com mais atirude.

 

 

O diretor desenvolve pouco seus personagens secundários. Pouco sabemos do passado do veterano Stan Hurley e o que o motivou a fazer parte de tal grupo de elite da CIA. Sua relação com Irene Kennedy também é explorada de forma superficial. O antagonista Ghost, poderia ter sua motivação mais bem desenvolvida, pois em um dado momento ele se assemelha a uma criança mimada. No geral Michael Cuesta soube como organizar uma cena de luta ou uma perseguição de carro. Soube também, criar empatia e carisma pelos personagens do filme. Além do terrorismo a trama ainda girar em torno da construção de uma bomba nuclear. Quinze quilos de plutônio de grau de armas enriquecido foram roubados e os EUA e a dupla de agentes devem recuperá-los.

De forma bem estrutura e elencada a direção acerta em  desenvolver de forma harmoniosa a trama, como enredo, fazendo com que “O Assassino – O Primeiro Alvo” alterne entre o insensível e o inacreditável Mitch Rapp.  Acredito que estamos diante do nascimento de uma franquia.

Nota 3,8

Tatiane Barroso:  Jornalista de formação Cinéfila por vocação. Gosto de gente, bicho e planta, não necessariamente nesse ordem. Alucinada pela cultura Japonesa. Acredita que não existam filmes ruins, mas sim dias ruins para assistir determinados filmes.

18 thoughts on “Critica do Filme “O Assassino – O Primeiro Alvo”

  • sara

    Nossa! uhuu eis ai um filme que eu quero muitoooo assistir,já vi o trailer e gostei,espero realmente que não seja somente o trailer bom,é o que acontece algumas vezes kkk a primeira vez que vi esse ator interpretando foi em Maze runner eu amei,não li os livros mas os filmes me cativaram do inicio ao fim,pouco tempo depois assiti Team Wolf e eis que vejo o Dylan novamente,foi outro papel dele que me cativou um adolescente meio maluco cheio de hormonios kkkk quero muito assistir ” Assassino o Primeiro alvo ” e ver a performance do Dylan interpretando um papel mais maduro,espero que o filme valha a pena,que com todos os outros atores o filme seja explosivo de bom! abraços

    Resposta
    • Tatiane Barroso

      Ola Sara!

      Vou começar lhe respondendo de trás pra frente. A escolha de Dylan O’Brien foi bem acertada, pois Dylan já é um rosto conhecido do publico jovem e sua atuação está ótima. E com você disse foi uma super gratificante ver o vê-lo em um papel mais maduro. Não é somente trailer o filme é bom e tem uma trama envolvente.
      Boa Sessão!

      Resposta
  • Lara Caroline

    Oi Tatiane, tudo bem?

    A premissa do filme não é tão diferente e surpreendente, mas mesmo assim tinha tudo para ser um filme satisfatório. É uma pena que a interpretação dos atores não tenha sido tão boa.
    Beijos

    Resposta
  • Tatiane Barroso

    Ola Lara,
    Tudo ótimo!

    Concordo com você em relação a premissa do filme não ser tão diferente assim, mas com foi adapto de um livro houve uma necessidade de contextualizar para os dias atuais. A meu ver a atuação dos atores foi boa e de uma foram geral, dentro das limitações do roteiro, eles encenam de foram convincente seus papeis. Dylan O´Brien entrega uma ótima atuação. Michael Keaton também está bem em seu personagem. Já as personagens de Sanaa Lathan, Shiva Negar, Taylor Kitsch suas motivações foram mal desenvolvidas, com camadas rasas e pouco exploradas na trama. De uma modo geral O Assassino – O primeiro alvo a meu ver é um filme satisfatório, pois entregou aquilo que promete no trailer.
    Tudo indica esse filme será uma franquia e quem sabe assim poderemos ver melhor o desenvolvimento desses personagens.
    Abraços!

    Resposta
  • Apesar de ser uma temática que já vimos por ai, ainda sim não deixa de nos chamar atenção. Creio que o fato de já conhecer o ator se torna algo que nos instiga mais a querer olhar o filme. Gosto muito de filmes com esta temática. Dica mais do que anotada!

    Resposta
    • Tem muitos filmes que assisti por causa do ator por achar o trabalho relevante. Dylan O’Brien ainda continua no papel de herói, porem está mais maduro e robusto. Legal por ter anotado a dica. Assim que assistir me fale as suas impressões sobre o filme e atuação de O’Brien.

      Resposta
  • Paulinha S

    Oi Tati,
    Olha o menino do Maze Runner, rs acho que vai ser difícil ele se livrar desse título por enquanto. Mas, pela sua resenha ele está mais maduro. O filme é ação com espionagem gosto, mas não sou fã. Quem sabe eu confira.
    Um beijo

    Resposta
    • Oi Paulinha!
      Então há esperanças para Dylan O’Brien ser desvencilhado de seu papel de Maze Runner e será uma caminho longo. Mas se O´Brien continuar escolhendo papeis interessantes para interpretar no cinema logo logo seu nome estará ao lado das grandes estrelas de Hollywood. Posso estar enganada mais tudo indica que terá uma continuação. Mas para que isso ocorra vai depender do sucesso de bilheteria desse filme. Sugiro colocar O Assassino – O primeiro alvo em seu radar de filmes para assistir. Abraços!!!

      Resposta
  • Bárbara Aline

    Sou bastante fã de filmes do gênero espionagem, a resenha me deu aquela vontade de assistir. Infelizmente para o Dylan será como para outros atores/atrizes de seriados e filmes teen, que são meio que “marcados” como aqueles personagens e tem que dar mais duro pra conseguirem reconhecimento em filmes mais sérios, por mais que ele seja um excelente ator. Vou seguir a dica e tentar assistir esse, na verdade eu já queria ver desde que lançaram o trailer por conta da temática haha

    Resposta
    • Bárbara é muito bom quando a gente é fã de um gênero de filme e nosso ator favorito está nele. Isso é o casamento perfeito. Mas há uma luz no fim do túnel para Dylan O’Brien se ele continuar escolhendo papeis interessantes para interpretar no cinema logo logo ele estará no panteão das grandes estrelas de Hollywood. Bom cinema para você!

      Resposta
  • Rafaela

    Eu já tinha ouvido falar desse filme, mas não sabia que era uma adaptação literária. O filme parece ter uma história um pouco clichê, mas eu gosto de ver filmes assim de vez em quando. Eu gostei bastante do elenco, eu gosto muito do Dylan O’Brien, e gostei de saber que ele atuou bem no filme. Estou com vontade de ver o filme, mas não é uma prioridade …

    Beijos!

    Resposta
    • Rafa, minha sugestão é que você coloque O Assassino – O primeiro alvo no seu radar, pois conforme for a bilheteria e aceitação desse filme pelo publico provavelmente terá uma continuação. Na minha percepção o que é um clichê e bomba de destruição em massa. Depois do 11 de setembro o terrorismo é uma ameaça real e plausível, sendo assim e na minha percepção não será um clichê. Também não sabia que se tratava de uma adaptação, mas o escrito Vince Flynn responsável pela obra tem muita familiaridade com o tema espionagem, tanto é que prestou consultoria para serie televisiva 24 Horas sucesso mundial no início da década.

      Resposta
  • Tatiane!
    Não conhecia o filme e achei intrigante, embora não goste muito quando há vingança no enredo, mas como tem Michael Keaton, já me interessou mutio, bem como toda dinâmica que envolve o protagonista com a Cia, etc…
    Desejo um final de semana maravilhoso!!
    “O primeiro passo para a cura é saber qual é a doença.” (Provérbio Latino)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    Resposta
    • Oi Rudy!

      Vingança é só um gatilho no enredo que nos ajuda a entender as motivações do personagem principal. Gosto muito do trabalho de Michael Keaton. Depois de um longo tempo longes das telonas e muito bom reve-lo. Foi um escolha acertada de Keaton para o personagem de instrutor/ mentor de Mitch Rapp (Dylan O’Brien). Bom filme!

      Resposta
  • Pamela M.

    Estou querendo muito ver esse filme. E gostei muito de saber que é com o Dylan O’Brien, eu gosto bastante do ator, e deu pra perceber que ele tem potencial para fazer filmes diferentes. O enredo do filme não parece ter nada muito diferente, mas é o tipo de filme que eu gosto muito de ver. Já esta na minha lista!

    Resposta
    • Ola Pamela! Dylan O’Brien é uma ótimo ator e tem tudo para emplacar filmes com outras temáticas. Foi uma surpresa agradável o ver em cena. Mesmo tendo um enredo mais do mesmo o O Assassino – O primeiro alvo consegue nos cativar e envolver em sua historia. Boa Sessão!

      Resposta
  • Oi Tatiane, tudo bem?
    Nossa eu amei esse poster do filme!
    Gosto muito de filmes assim, gostei também de saber da live do pedido de casamento, achei fofo *-*
    Ainda não conhecia o ator, então pra mim vai ser novidade total, mais um filme para assistir nesse final de semana, e confesso que é o que estou mais ansiosa.
    Gostei das partes negativas que citou também, já poso ir preparada haha
    Beijos!

    Resposta
  • Camila Rezende

    Vi o trailer desse filme é fiquei com vontade de assistir.
    Não sabia que foi baseado em um livro.
    Confesso que quando vi os cartazes desse filme achei que era um filme de ação voltado para adolescentes por causa do Dylan, mas depois do lançamento do trailer vi que não era.
    Pena que o diretor não nos mostrou mais coisas dos personagens secundários, às vezes é bom conhecer um pouco mais deles.
    gosto desse gênero de filme e espero conseguir assistir logo.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.