CinemaCríticasLançamentos

Crítica | O Preço da Verdade

Exemplo de como a humanidade está refém de sua própria maldade

Por Isabela Setubal


Dirigido por Todd Haynes, estrelado por Mark Ruffalo e acompanhado por ninguém menos que Anne Hathaway, estréia O Preço da Verdade, um filme ‘jurídico’ super inteligente, com um cerne de conscientização ambiental.

Temos visto nestes últimos anos muitas produções orientadas a questões de conscientização ambiental, defesa dos animais, direitos humanos e até alguns filmes que abordam a corrupção organizacional e política. Esses trabalhos têm se tornado comuns, mas este drama especificamente precisa ser assistido para que as pessoas entendam o que acontece no mundo hoje. A maioria da humanidade se deixa influenciar pela praticidade e pela evolução dos produtos e raramente se atenta para as questões ambientais e a maioria não faz idéia sobre o “preço” desta praticidade e evolução.

O Preço da Verdade, conta uma história sobre corrupção, proteção ambiental e aborda a aplicação da justiça aos direitos dos cidadãos expostos aos malefícios causados pelas indústrias químicas. Uma história importante, emocionante e perturbadora que todos precisam saber.

Mais do que isso, é um filme inspirador para os Workaholic’s de plantão. Ruffalo interpreta um advogado apaixonado e vocacionado – conjunto da obra praticamente em extinção neste mundo que vivemos – que trabalha incansavelmente em busca da justiça. Ele advoga em prol das pessoas vítmas de um envenenamento causado por uma indústria química que fabrica produtos com Teflon (muito usado em panelas antiaderentes), e se orienta por sua paixão e determinação em fazer aquilo que é o certo, acreditando que uma única pessoa pode mudar toda uma história. Um profissional cheio de determinação e esperança que trabalha em cenário de ganância e corrupção que infelizmente consome e apodrece as pessoas que trabalham para grandes organizações. Este filme é um exemplo de como a humanidade está refém de sua própria maldade e um alerta sobre o risco de se determinar o dinheiro como o principal fator para se conduzir as decisões de uma grande empresa. Abordando o lucro corporativo a qualquer custo e preço.

Apesar de ser um filme bem calmo e lento no seu desenvolvimento, ele te mantem o tempo todo interessado e conseguiu ser tão influente e realista que me fez sair do cinema querendo jogar fora todas as panelas antiaderentes de minha casa. Inclusive fiquei impressionada e comovida com a quantidade de famílias que fizeram parte do caso real que o inspirou.

Enfim, um filme jurídico, informativo, inteligente e realista que aborda um problema sério e relevante. Recomendo! Toda a humanidade deveria assistir.




Ficha Técnica

O Preço da Verdade (Dark Waters. EUA, 2020)
Direção: Todd Haynes
Roteiro: Mario Correa, Matthew Michael Carnahan
Elenco: Anne Hathaway, Mark Ruffalo, Bill Pullman, Tim Robbins, William Jackson Harper, Bill Camp
Produção Executiva: Jonathan King, Michael Sledd, Robert Kessel
Distribuição brasileira: Paris Filmes




Trailer Oficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.