Livros

Dica: Não fui aprovado em nenhuma seleção de parcerias e agora?

doc

As seleções de novos parceiros e renovações estão chegando ao fim? Você iniciou seu blog, vlogger, instagram, facebook e não conseguiu nenhuma parceria? As editoras que você ama não aprovaram? Calma! Todo ano voltamos com a mesma indecisão e fatores de brigas, discussões, tristezas e até mesmo desânimo de projetos criados, investido com tanto custo.

Não ser aprovado em uma seleção de novos parceiros não demonstra nunca o “bom” que você é, mas a qualidade, carinho, zelo, divulgação e aposta que você oferece ao seu parceiro. Nossa equipe começou a fazer um estudo de evolução na quantidade de projetos que nascem todos os anos com intuito de ganhar o seu livro gratuito. Se engane se o gratuito ficará por ai mesmo! Ter uma parceria com uma editora é apresentar uma responsabilidade tamanha, fora você precisa dosar o seu tempo para leitura dos livros envolvidos naquela parceria. Um dos maiores erros é um blog recém nascido ir se inscrevendo em todas, se aprovado, não conseguir manter o fluxo de leitura corretamente porque não há tempo de dedicar. Assim, fica umas editoras lembradas demais em seu projeto e outras esquecidas. No próximo ano, você já deve saber o seu destino, certo?

Outra coisa que vivemos observando, muitas (não todas) editoras transformaram com o aumento de projetos seu processo de seleção/renovação muito capitalista levando muitas vezes uma carinha bonitinha, mesmo pecando pelo desenvolvimento e apostando mais em canais no youtuber (no qual o próprio responsável aparece em vídeos). Sim! O aumento dos chamados “booktubers” motivaram as redes sociais e outros novos começaram a entrar no meio. Uma grande diferença é que gravar um vídeo, editar, nem sempre se torna uma tarefa fácil para aquele leitor que não possui uma vida com tamanho tempo. Ainda outros quesitos como uma boa câmera, influenciando na qualidade dos vídeos. E por fim, uma abertura legalzinha.

Com tudo isso, muitos esquecem a simplicidade em ajudar novos, em trazer novos para esse meio deixando a “fama” muitas vezes subir a cabeça (não todos). Fora outros investem muito para crescer nas redes sociais, e aqui o investir envolve “dinheiro”. Ainda o fator “residência” influência muito! A maioria dos booktubers se encontram no estado de grande metrópoles como: São Paulo, Rio de Janeiro. Por outro lado, voltamos para os blogueiros que ganham cada vez mais menos olhares das editoras para os processos de seleção e renovação (vide resultados).

Então eu devo montar um canal no youtube? Não estou falando isso. É você mudar o seu foco de depender de parceria para sua sobrevivência. Se você é amante de livros, iria deixar de ler aquele livro que você ama por conta daquela editora que não te aprovou? Claro que não. O que venho frisar é que no exterior não existe isso, somente  vejo no Brasil o “#mimimi” adotados por muitas editoras para diminuir as crises. E mais uma vez, os erros como reclamar nas redes sociais dessas editoras. Calma! Toda editora possui seu grupo de marketing para blogs. Reclamar é fazer um contrato para muitas de morte. Cuidado! Editora não quer um parceiro reclamão, mas que some. Ok?

Resenhas e postagens são outros quesitos necessários para aprovação. Mas precisa ser dosado! Lembre: você não é crítico, você não está recebendo nada, somente precisa proporcionar sua opinião. Em uma resenha, evite falar demais no enredo e deixe sua opinião, o seu “eu”. E se ainda for possível, uma outra dica: contextualize com outros fatos que amarre o livro, filmes, lembranças. E cuidado com spoilers ou plágios! A galerinha da internet sabe de tudo. E não pegue vários livros que não vão conseguir ler. E novamente, calma! As editoras esperam. Ok?

Quer mais uma dica: Nós da equipe ENF não somos aprovados há 3 seleções pelo Grupo Record. E iremos deixar os nossos trabalhos por conta disso? Não. Olhamos sempre o crescimento e qual editora apostou em nossos trabalhos. Ser parceiro é ir além de livros, gostamos mais de divulgar, participar de feiras, bienais, conversar com o marketing do que somente pedir..pedir…. e já caímos por isso também. Prossiga seu trabalho, se não tem $$ corra para uma biblioteca e ainda insista com aquela editora um livro para resenha. Acreditamos que mesmo não parceiros, elas não negarão. Afinal, ambos precisam ganhar em todos os sentidos. Certo? Enviar um livro pela editora é muito barato. =D

Não lamente a toa, seu trabalho é muito maior do que um “não” sem justificativa. Ainda aplaudimos algumas editoras que vocês conhecem que mesmo com o “não” justificam seus mais de 2 mil inscritos. Acusar número, quantidade não responde o que aquele blogueiro veio buscar. Estar próximo é também doar por aquele meio de divulgação. Tente perguntar, pode ser que a política não permita respostas. Mas cabe a você insistir!

Enfim, você que me ler, valorize seu trabalho! Não copie de seu coleguinha, não tente aparecer em rede social, comece a fazer tudo por naturalidade. E lembre-se: nem sempre um layout bonitinho é quesito de qualidade na escrita. Editora quando é séria, retira toda amizade criada no tempo de parceria, se são vizinhos, amigos ou etc. Levam pelo que estudaram, pelo profissional ali no momento. E em contrapartida se não aprovou, na vida sempre daremos saltos, mas cairemos para levantar. E cuidado! Não vá gastar seu dinheiro para mudar layout se você não possui condições, use da sua escrita e seja feliz!!!

As grandes editoras batalharam para fazer o seu nome e necessitam de você para que seus livros cheguem em locais desconhecidos. Some, tenha fé, paciência, projete suas postagens, resenhe outros livros, foque sua vida, viva. Somando tudo isso, pode ter certeza que alguma editora confiou em você. Então mãos a obra!

O que precisarem deixem comentários ou nos procurem por e-mail: contato@entrandonumafria.com.br e se deseja ainda falar comigo envie para philip.rangel@entrandonumafria.com.br.

Sucesso!!!!!

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

2 thoughts on “Dica: Não fui aprovado em nenhuma seleção de parcerias e agora?

  • Philip gostaria de dar os parabéns pelo seu texto. Concordo plenamente com seu ponto de vista. Estou na blogsfera a cinco anos e com o tempo percebi que receber um não das editoras não significa que seu trabalho não é bom. E como vc mesmo destacou não irei fazer loucuras para que elas me aceitem em um próximo ano. Esse ano me inscrevi em duas mas não passei, claro que fiquei triste mas pensei que tudo tem seu lado positivo … Dessa forma posso dar mais atenção aos parceiros que já possuo e claro ler os livros da famosa lista de não lidos que eu adquiri ao longo dos anos. Também posso correr atrás de meios que melhorem minha interpretação de texto, escrita, além de continuar ajudando blogueiros iniciantes (adoro porque recebi muita atenção quando estava começando).
    Enfim gostei dos seus argumentos e das dicas. Sucesso no seu trabalho e ótimas leituras!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.