EspeciaisResenhasSemana Especial

Especial 8M | Resenha | As Cientistas, de Rachel Ignotofsky

Manual ilustrado sobre as grandes mulheres da ciência

O que sabemos sobre a participação das mulheres na produção de conhecimento científico? Como estudante universitária, posso afirmar que mesmo nesse momento de fácil acesso e informação, conhecemos pouco. Mas, pessoas como Rachel Ignotofsky existem e deixam seu registro no mundo, através de livros como  “As Cientistas – 50 mulheres que mudaram o mundo”.

Em um livro recheado de ilustrações lindas e lúdicas somos convidados a conhecer mulheres que contribuíram com variados campos da ciência, da antiguidade até a contemporaneidade. Além das biografias, temos também infográficos sobre aparelhos encontrados em laboratórios, linha do tempo das conquistas das mulheres e dados das disparidades entre gêneros no mercado de trabalho.

Marie Currie Rachel Ignotofsky

Marie Currie – Física e Quimica (https://www.rachelignotofskydesign.com/women-in-science)

As histórias são um ótimo ponto de partida para que investiguemos mais a vidas dessas psicólogas, astronautas, geneticistas e etc. Elas abrem nosso apetite para conhecermos mais e adquirirmos novas fontes de inspiração. O texto é de fácil leitura o que permite que ele seja lido também para crianças.

O acabamento de “As Cientistas” é em capa dura e seu miolo impresso em um belíssimo papel couché que valoriza os traços e as cores de Rachel.

A autora também tem, publicado no Brasil, um livro com o mesmo formato sobre as mulheres no esporte, “As Esportistas – 55 mulheres que jogaram para vencer”, também editado pela Editora Blucher.

Esse livro é um amor. Lindo de se ter na estante, prazeroso de se ter em mãos e necessário de se ter na mente e coração.

As Cientistas – 50 mulheres que mudaram o mundo
Autora: Rachel Ignotofsky
Ilustradora: Rachel Ignotofsky
Tradução de: Sonia Augusto
Páginas: 128
Ano de Publicação: 2017
Editora: Blucher

Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, eterna estudante. Feita de mau humor, memes e pelos de gatos, ama zumbis, filmes do Tarantino e bacon. Devota da santíssima Trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch, sempre é corrompida por qualquer filme trash ou do Nicolas Cage.

11 thoughts on “Especial 8M | Resenha | As Cientistas, de Rachel Ignotofsky

  • Concordo com você, o mundo sabe pouco sobre a produção das mulheres e a mulheres na ciência, isso porque somos condicionados a não sair da caixa do patriarcado, livros como esse, é um pequeno passo para romper essa estrutura. Excelente indicação!

    Resposta
  • Por conta do mês da mulher, lá na escola tô formando um trabalho com umas turmas a respeito de mulheres que mudaram a História. Marie Curie é uma delas, mas os alunos vão falar sobre várias outras. Esse livro me cairia muito bem nesse momento, a fim de usar com os alunos em sala de aula.
    De qualquer forma, anotei a sugestão, vai que eu use nos anos seguintes, né? 😊

    Resposta
  • Sério, eu já fiquei aqui super conquistada por esse manual lindo e ilustrado sobre as grandes mulheres da ciência! Acho muito interessante, além de extremamente importante destacar os feitos e contribuição das mulheres na ciência. Porque é um campo onde nem todas recebem o devido e merecido destaque. Um livro necessário para se ler e ter na estante. Com certeza, preciso conferir na íntegra também esse trabalho incrível. Adorei conhecer!

    Resposta
  • A edição é muito linda e já enche os olhos. Mas saber desse conteúdo e propagar o que as mulheres fazem e suas produções é de encher os olhos. Eu mesma sei bastante pouco a respeito e fiquei super curiosa por ter um manual desse aí ao meu alcance!

    Resposta
  • Infelizmente as mulheres na ciência ainda tem de brigar pelo seu lugar ao sol. Mas elas estão lá, produzindo, alheias à ignorância da sociedade… Essa edição parece estar belíssima, um belo tributo as nossas cientistas.

    Resposta
  • Sou louca por esse livro. Meu namorado me indicou, e quero muito ler. É uma pena a gente não conhecer tantas cientistas Assim né? E são muitas, mas os homens cientistas sempre tiveram mais espaço. Acredito que esse livro seja uma leitura muito importante

    Resposta
  • Que incrível, adorei a proposta do livro. Estudo psicologia e psicanálise e existem várias autoras mulheres na história dessas disciplinas: Melanie Klein é um exemplo, sendo uma das principais sucessoras de Freud.

    Vou dar uma conferida nesse livro, obrigado pela dica <3

    Resposta
  • quando vejo esse livro eu fico desejando ele, penso em como ele combina com meu projeto de leitura feminista e como seria bacana ler e falar dele, mas ainda nao tive como adquirir kkk.

    Resposta
  • Erika Monteiro

    Oi, tudo bem? Gente que edição é essa? Que coisa mais linda. Interessante pensar que mesmo com toda a informação que temos acesso hoje ainda é difícil conhecer mulheres que transformaram a história, ou que ajudaram a mudá-la de alguma forma. Obras assim nos permitem conhecer suas histórias, seus desafios e que nós também podemos melhorar o ambiente em que estamos. Um abraço, Érika =^.^=

    Resposta
  • Pelo amor de deus, eu preciso desse livro! Desde que li Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes, eu me apaixonei por livros feitos dessa maneira. Além de trazerem reconhecimento para as mulheres que fizeram história, ainda fazem isso de uma forma que até crianças conseguem entender e se interessar. Adorei saber que fizeram um livro sobre mulheres da ciência, que sempre passam despercebidas ou são totalmente apagadas… Muito obrigada por falar de algo tão importante!

    Resposta
  • Esse livro parece ser uma delicia Yasmine.
    Livros que trazem a força das mulheres deveriam ser lido por todos

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.