Especial Ally Condie: Destino e Travessia (parte 6)

Estou muito feliz em saber que alguns começam a abrir os olhos, minhas palavras estão surgindo efeitos positivos e os questionamentos estão mais constantes. Alguns de vocês devem já está lendo Travessia (Crossed) o segundo volume lançado pela minha criadora Ally Condie, chegando definitivamente em todas as livrarias de suas províncias. Agora, tudo o que eu disse começará a surtir efeitos para vocês rebeldes. 
Em prol disso, para provar que minha opiniões não são mentiras, o rebelde Arthur Numeriano trouxe o seu relato de toda atividade que está desempenhando. E olha, não está nada fácil. 

“Quando ouvi falar em Destino, a primeira coisa em que notei (não tem como não notar!) foi a capa, que é belíssima! E ela faz todo o sentido depois que você conhece a história do livro. Nela, vemos Cassia usando vestido verde que ela usa no Banquete do Par, evento em que lhe será apresentado o seu futuro marido. Ela não tem escolha. É a Sociedade quem decide isso para ela. Isso e todas as coisas da vida, até mesmo a morte. Ela está presa… numa espécie de bolha. A capa é genial, delicada e linda! Sem mais.

Mas vamos falar do que Destino se trata: o livro começa com esse tal Banquete do Par. Cassia está ansiosa e confiante porque finalmente vai conhecer o companheiro que estará ao seu lado por toda a sua vida. Então, surgem no telão o nome e o rosto dele: Xander Carrow. Cassia fica feliz por uma boa razão: geralmente os companheiros são pessoas desconhecidas, de lugares diferentes, mas ela teve a sorte de ter um amigo como escolhido. Mas então, no cartão que lhe é entregue com todas as informações sobre o seu par, a tela se apaga. Rapidamente retorna, exibe um rosto completamente diferente (e desconhecido) e se apaga novamente. Cassia fica cheia de dúvidas, porque, afinal, a Sociedade, que nunca comete erros, acabou de cometer um! Ela então se vê desejosa por descobrir e principalmente por escolher.

Eu havia colocado bastante expectativa sobre Destino. Muitos leitores e blogueiros literários estavam elogiando o livro. Não via, então, a hora de poder lê-lo! Ganhei o livro num sorteio e, depois de uma longa demora para tê-lo em mãos, finalmente comecei a leitura. Eu lia uma página e a minha ansiedade para saber o que aconteceria na seguinte aumentava 10%. Lia e aumentava, lia e aumentava, lia e aumentava… Até que percebi que eu havia terminado o livro e o que eu esperava simplesmente não aconteceu. As minhas expectativas não foram correspondidas.

Apesar de ter uma narrativa que flui perfeitamente, Destino não tem um clímax, muito menos um bom desenvolvimento. Tudo acontece de forma tão… idiota. Tudo bem que tudo ali tem uma simbologia interessante. Mas é, digamos, simbolicamente idiota! A relação entre Cassia e Xander e até mesmo entre Cassia e Ky, o dono do rosto desconhecido, não convencem. Sem falar que a autora pretendia criar um triângulo amoroso, mas acabou escanteando uma de suas vertentes: Xander, que não aparece na história nem um terço do que Ky aparece.

Entretanto, se por um lado Ally Condie pecou nesses pontos, por outro acertou nisto: o funcionamento da Sociedade. É ótimo ler um livro distópico que lhe apresenta de forma sólida e interessante as características do mundo que ambienta a história. E Destino tem isso! Um dos pontos que mais me chamou a atenção foi a questão da morte. Todos morrem aos 80 anos. É justo? Não. É igualitário? Sim. A Sociedade preza pela igualdade e todos aceitam isso, porque sabem que durante esses 80 anos terão uma vida digna, feliz e boa.

Por fim, Destino foi um livro que me decepcionou, mas que trouxe boas reflexões. E é isso: Destino é mais uma reflexão do que uma aventura de tirar o fôlego. Seria uma mentira dizer que não quero ler a continuação, Travessia. A capa do segundo livro, assim como a do primeiro, é linda e já mostra que as coisas podem melhorar (ou pelo menos se tornar menos tediosas). Nela, Cassia quebra a bolha em que se encontra presa, mostrando que ela quer sair dessa bolha em que a Sociedade a prendeu. Espero que a história realmente melhore, porque Destino conseguiu me fazer querer ler Travessia, infelizmente não pelo fato de o final ter me deixado ansioso, mas porque odeio começar uma série e não terminá-la.”

 Parabéns ao Arthur, pela coragem de desafiar a Sociedade alterando as regras e mudando alguns conceitos, dessa forma que percebo como já mencionado “o aceitar” está sendo transformado. Será que todos vocês concordam com ele?

 continua…

Obs: Todas as imagens e adaptações são de créditos de uso e exclusivo da editora Suma de Letras, quaisquer semelhança, é do material autorizado por eles.

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

16 thoughts on “Especial Ally Condie: Destino e Travessia (parte 6)

  • Gostei agora dessa parte, o Arthur desafiou que desafiou, auahsuahsas. Não posso dizer que concordo pois ainda não li o livro, kkk.

    Resposta
  • Adorei o fato da Suma de Letras ter mantido as capas originais porque elas são, simplesmente, lindas! E, ainda, adoro capas que tem tudo a ver com a história! A capa do terceiro é tão bonita quanto as outras! (http://www.allysoncondie.com/wp-content/uploads/2012/03/reached_510.jpg)” target=”_blank”> http://www.allysoncondie.com/wp-content/uploads/2012/03/reached_510.jpg)” target=”_blank”>(http://www.allysoncondie.com/wp-content/uploads/2012/03/reached_510.jpg).

    Resposta
  • Davi Ferreira

    Só lendo o livro para saber *_*
    Ótima a resenha, parabéns Arthur.

    Resposta
  • tiagoodesouza

    Eu simplesmente levei um mês para ler Destino. Preferia colocar outros livros na frente. Não gostei mesmo, muito devagar, muito lento e quando eu achava que ia acontecer algo a autora jogava não um balde de água fria mas um iceberg. Eu quero ler Travessia, mas sei que vou demorar horrores para ler.

    Abraços!

    Resposta
  • Tô louca pra tirar minhas conclusões. Tem opniões bem divididas, mas nenhum livro agrada 100% dos leitores neh.

    Resposta
  • Arthur Numeriano

    Valeu a todos aí por lerem a resenha. Leiam o livro, não estou dizendo que não deve ser lido, mas não criem muita expectativa. Talvez assim vocês terminem o livro com uma boa sensação.

    Resposta
  • Kazake

    Poxa, Destino lhe decepcionou ? =[ Poxa…. mas eu lerei para tirar minhas conclusões =]

    Resposta
  • Bem, nunca se sabe né?
    Podemos admirar um monte a capa, a sinopse… e chega a história….
    Ela não é boa…
    Isso acontece e muito…
    Pretendo descobrir lendo Destino e somente assim poderei conhecer a verdade sobre o livro…

    Resposta
  • Camila Rezende

    Já li Destino e gostei muito da história.
    Uma coisa que eu gostei muito dessa série são as capas.
    Bjins.

    Resposta
  • Achei a opinião do Arthur bem válida. Afinal, nada é perfeito e temos de constantemente aguçar nossa visão crítica. Ainda assim, amei demais "Destino" (ALERTA! ALERTA! QUERO "TRAVESSIA"!!!) e discordo dele em algumas partes. Mal encontrei pontos para criticar na obra, a bem dizer. Livro lindo por dentro e por fora! Favorito, 6 estrelas de cinco! :DD

    Resposta
  • luoona

    Eu sabia que o livro não era tão bom assim em questão de romance, mas estou louca para ler um livro distópico que apresenta uma sociedade bem, e que mostre isso, ao contrário dos outros livros que li, tomara que esse seja assim!

    beijos
    Luana – Lendo ao Luar

    Resposta
  • Greiciely

    Concordo com o Arthur. A historia da Cassia é realmente bem… prefiro não nomear, mas achei muito interessante o funcionamento da sociedade, muito bem bolado.
    Fiquei curiosa pra ler a continuação e espero que melhore. Aas capas realmente são muito lindas, já vi a 3° e amei *-*
    Pena que a suma não fez marcador pra esse, mas fica realmente mais dificil rs
    E que venha a travessia, quero muito ler !

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.