CinemaCríticasLançamentos

Filme: “Bumblebee”

Bumblebee (EUA, 2018)

Direção: Travis Knight

Elenco: Hailee Steinfeld, John Cena, Jorge Lendeborg Jr., Jason Drucker, Pamela Adlon, Stephen Schneider, John Ortiz, Glynn Turman

Roteiro: Christina Hodson

Produtores: Lorenzo di Bonaventura, Michael Bay, Don Murphy, Steven Spielberg.

Produção e distribuidor brasileiro: Paramount Pictures

Sinopse: No ano de 1987, Bumblebee encontra refúgio em um ferro-velho de uma pequena cidade praiana da Califórnia. Charlie (Hailee Steinfeld), prestes a fazer 18 anos e buscando seu lugar no mundo, encontra Bumblebee machucado e sem condições de uso. Quando o revive, Charlie logo percebe que este não é qualquer fusca amarelo

 

Bumblebee é um personagem que fez parte da infância de muitos, em geral agora adultos. Um super robô de outro planeta vem em missão especial e consegue se transformar em carro para se camuflar. Se envolve  com alguns humanos e acaba se convertendo em um quase protetor da Terra. Com esse enredo simples, o filme se posiciona com destaque na já desgastada franquia dos super robôs alienígenas.

Tudo o que a franquia “Transformers” criou em demasia, como as aceleradíssimas cenas de ação ou uma quantidade enorme de robôs, neste novo filme é diminuído. Aposta-se no carisma dos personagens principais e é um acerto. A adolescente Charlie não é só engajada, mas é absolutamente impossível não gerar empatia de uma pessoa com gosto musical acertado, que curte a banda ‘The Smiths‘. A jovem enfrenta os mesmos parênteses de um terráqueo normal: admira o crush nada a ver com ela, enfrenta meninas malvadas que usam rosa e possuem mente fraca, e ainda tem um trauma familiar convincente.

Fica óbvio que não é necessário muitas fórmulas para se fazer um bom filme de fim de ano. Ainda mais quando ambientado na década de 80. Somos apresentados ao Bumblebee fusca, quase um adolescente assim como própria Charlie. A amizade entre os dois é expontânea, e o carinho um pelo outro que se conseguem imprimir é importante para que nossa empatia com o filme cresça, pois efetivamente temos uma trama bastante simples e bem contada.

Bumblebee” chega como uma merecida renovação de uma franquia que, a anos atrás, foi muitíssimo bem apresentada. Este é um filme focado em Charlie e Bumblebee. A impetuosidade adolescente e a ingenuidade de um jovem soldado são características que somadas fazem a gente esquecer  se a cena de ação é a mais absurda já vista. Ficamos realmente concentrados nos heróis e em suas trajetórias pessoais. E o final fica tão agradável  quanto leve, embora óbvio. Diversão para família.

Nota:  4  de  5

 

Trailer Oficial:

Vitor Damasceno

Estudante de cinema atualmente vivendo em Buenos Aires.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.