CinemaLançamentos

Five Nights at Freddy’s: Pesadelo sem fim | Crítica

                                       *escrito pelo colunista convidado Marcos Tadeu 

Do game para as telas de cinema, ‘Five Nights at Freddy’s: Pesadelo Sem Fim‘ chega aos cinemas no dia 26/10. A franquia de games, idealizada por Scott Cawthon, chamou a atenção por sua jogabilidade e sua premissa assustadora. Na história do jogo, somos um guarda-noturno que deve sobreviver a cinco noites consecutivas de trabalho na pizzaria e seu objetivo é: monitorar câmeras de segurança, controlar portas e luzes, gerenciar a energia e, o principal, sobreviver às noites ao ser atacado por animais animatrônicos em meio a muitos jump scares (sustos repentinos). 

Na história do longa, conhecemos Mike (Josh Hutcherson), um pai viúvo com problemas de sono e ansiedade que nunca consegue estabilizar em emprego. Sua vida começa a mudar quando recebe a oferta de trabalho de um gerente de recolocação no mercado profissional, com a proposta de se tornar segurança de uma pizzaria de madrugada até amanhecer. O protagonista precisa que alguém fique com sua irmã Abby para conseguir dar conta do trabalho. Podemos destacar como pontos positivos a atuação de Matthew Lillard, que faz um personagem denso e cheio de camadas, apesar de que algumas vezes o seu desenvolvimento e motivações parecem rasos. Enquanto Mike tenta explorar os traumas de seu passado e, principalmente, o enredo relacionado ao seu outro irmão. Elizabeth Lali, que interpreta uma importante policial na trama, tem seus bons momentos com Vanessa. O destaque, sem dúvida, vai para todo o elenco infantil, mas principalmente Piper Rubio com a irmã do protagonista, Abby; sua atuação é graciosa e todo o conflito que a criança passa é interessante. 

O maior problema da adaptação é ser tudo tão superficial, os personagens e roteiros. Se pegarmos o conceito do jogo, principalmente por ser uma franquia que vem de sustos e jump scares, no filme isso é tratado de maneira tão fraca que tudo acaba sendo muito previsível. Não que minhas expectativas estivessem altas, mas se o jogo em questão vem com esse principal objetivo, que isso seja transportado de forma interessante na tela, e isso não é feito de nenhuma forma.

Five Nights at Freddy’s: Pesadelo Sem Fim‘ é apenas uma decepção. Não tem força nem para ser um terror slasher e muito menos um suspense; ele até tenta mostrar as mortes dos personagens, mas isso é cortado a todo momento, o que atrapalha a experiência.

FIVE NIGHTS AT FREDDY´S – O PESADELO SEM FIM

Direção: Emma Tammi

Elenco: Josh Hutcherson, Elizabeth Lail, Kat Conner Sterling and Piper Rubio, with Mary Stuart Masterson and Matthew Lillard

Roteiro: Scott Cawthon, Emma Tammi, Seth Cuddeback, based on the video game series created by Scott Cawthon

Produção: Jason Blum, Scott Cawthon

Produtores Executivos: Bea Sequeira, Russell Binder, Marc Mostman, Christopher H. Warner

Distribuição: Universal Pictures


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.