LivrosResenhas

Livro: A Gaiola Dourada – Vic James

Título: A Gaiola Dourada
Título Original: Gilded Cage
Autora: Vic James
Tradutor: Maryanne Linz
Série: Dons Sombrios #1
Ano de Lançamento: 2018
Páginas: 415
Editora: Galera
Compre o livro: Amazon

 Em uma Grã-Bretanha distópica, além da riqueza e dos títulos, os membros da nobreza também possuem habilidades mágicas, como cura acelerada, leitura de mentes e controle da natureza. Os privilégios não terminam aí: todo plebeu deve servir à nobreza por dez anos. Não há como escapar. Abi Hadley pensou que estaria fazendo um favor a sua família quando os inscreveu para cumprir seus dias de escravidão na residência da Família Fundadora, mas a garota mal sabia dos horrores que estavam por vir. Já seu irmão, Luke, acaba sozinho em uma das cidades mais brutais para os escravos. Tanto Abi quanto Luke precisarão se adaptar a suas novas realidades, ou, quem sabe, se tornar aliados na luta pelo fim dos privilégios de uma elite que busca cada vez mais poder. Enquanto isso, o mais jovem aristocrata da Família Fundadora conspira para moldar o mundo à luz de seu dom sombrio, e os dias de escravidão podem ser apenas o início de algo muito mais cruel.

Podemos encontrar em A Gaiola Dourada, primeiro volume da trilogia Dons Sombrios, uma mistura de artifícios e gêneros que tende a conquistar o coração dos leitores, como uma distopia, que se passa nos dias atuais, mas a escravatura ainda impera em meio a sociedade. Aqueles que tem um poder aquisitivo grande possuem habilidades como curar, ter domínio sobre algo na natureza e até mesmo ler mentes (Oi, Edward Cullen, tudo bem?). Já os que são pobres, escravos, que desejam se tornar cidadãos legítimos devem cumprir seu dever durante 10 anos.

O ponto de partida da trama é quando os pais de três filhos decidem cumprir seus 10 anos de escravidão, juntamente com eles os filhões vão. Porém, eles não vão para os lugares comuns da cidade, eles são selecionados pelas experiências e inteligência, isso que o levam para morar em uma das famílias mais importantes do país.

A história que traz elementos reais, mas o foco da autora se perdeu em diversos pontos. Como em desenvolver mais sobres as pessoas que possuem poder, e deixando de lado a contextualização da história da sociedade, no qual a sociedade está vivendo. Outro ponto foi que alguns narradores não foram tão relevantes, fazendo com que a leitura ficasse em alguns momento tediosa. Porém outros conseguiram trazer certo embalo.

A escrita da autora consegue prender o leitor na maior parte do tempo, mas essa rachadura narrativa, em que poderia desenvolver melhor alguns personagens, até mesmo aqueles que são considerados secundários, atrapalhou um pouco a dinâmica da leitura.

A Gaiola Dourada apresenta diversas perspectivas e acontecimentos, o que é de costume em um primeiro de série/trilogia. No entanto, não me comprou tanto assim. Tem seus momentos de embalo e curiosidade do que vai acontecer com os personagens e quais outros conflitos a autora irá inserir na trama. Para os que são fãs de fantasia e distopia poderão gostar, mas não vá construindo tanta expectativa assim.

Jornalista como profissão e bookaholic por prazer. Amo livros, especialmente os New Adults. Sou viciado em séries, mas sempre paro pela metade para começar outras. Aerosmith, Bom Jovi e todas essas bandas antigas são minhas preferidas. Aliás, sou extremamente nostálgico.

Luke

Jornalista como profissão e bookaholic por prazer. Amo livros, especialmente os New Adults. Sou viciado em séries, mas sempre paro pela metade para começar outras. Aerosmith, Bom Jovi e todas essas bandas antigas são minhas preferidas. Aliás, sou extremamente nostálgico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.