LivrosResenhas

Livro: Faça Tempo – Jake Knapp e John Zeratsky

Título: Faça Tempo
Título Original: Make Time
Autor(es): Jake Knapp e John Zeratsky
Tradutor: Jaime Biaggio
Ano de Lançamento: 2019
Páginas: 304
Editora: Intrínseca
Compre o livro: Amazon

Nunca houve quem olhasse para uma agenda vazia e dissesse “Hum, a melhor forma de gastar esse tempo é abarrotá-lo de reuniões!” ou fosse para o trabalho e pensasse: “Hoje vou passar horas e horas no Facebook!” No entanto, é exatamente isso que nós fazemos. Por quê?Depois do sucesso do método Sprint, do Google Ventures, e da experiência de design em produtos tecnológicos que estão por toda parte – do Gmail ao YouTube -, Jake Knapp e John Zeratsky passaram anos buscando maneiras de ajudar as pessoas a otimizar energia, concentração e tempo. Então reuniram as táticas mais eficientes em uma estrutura diária de quatro passos, para que qualquer pessoa seja capaz de esquematizar o próprio dia de maneira mais sistemática. Leitura obrigatória para qualquer um que já tenha pensado “E se meu dia tivesse pelo menos algumas horas a mais?”, Faça tempo não é uma fórmula-padrão sobre produtividade. Tampouco propões soluções irreais, como jogar fora seu celular ou sair de todas as redes sociais ao mesmo tempo. Em vez disso, é um guia que proporciona pequenas mudanças na sua vida para que você se liberte da ocupação e da distração constantes e priorize o que é realmente importante na sua vida.

Não li ainda o grande sucesso do método Sprint do Googe Ventures e de sua experiência de design em produtos tecnológicos que estão em todos os lugares como o Gmail ao YouTube. Ao apronfundar nos autores, Jake Knapp e John Zeratsky, percebi que eles passaram anos buscando maneiras de ajudar pessoas em otimizar energia, tempo e muita concentração. Em um mundo agitado como o nosso, é o que buscamos não é mesmo? Dessa forma reuniram suas táticas em uma estrutura diária de quatro grandes passos, para que qualquer um de nós, possa esquematizar o próprio dia de uma maneira mais simples.

Eu indico muito a leitura e o que me fez ler, uma vez que me perguntava: E se o dia fosse mais longo? Aqui não vemos uma forma padrão sobre produtividade e nem soluções irreais como destruir seu celular, sair de todas as redes sociais. É um simples guia que você leitor vai encontrar para lhe ajudar em pequenas mudanças na sua vida que liberte de tanta distração e ocupação priorizando o que ou quem realmente importa para a sua vida.

Uma das grandes perguntas que logo me chamou atenção: Quantas horas durante o dia nos pegamos olhando a tela do celular? Já pararam para pensar? Pequenas mudanças são necessárias e se você não observou isso, deveria. Diferente de muitos livros de autoajuda,Faça Tempo é um grande relatório de experiências e dicas que podem ajudar a sua vida. Extraindo somente aquilo que lhe convém fugindo do desperdício de energia do que não lhe acrescenta nada. Muitas vezes perdemos os jantares em família, um happy hour com os amigos, porque não sabemos controlar tudo.

Os autores são ex- funcionários do Google e Google Ventures,  sendo o primeiro um grande e importante designer no desenvolvimento do YouTube. Eles são idealizadores do método Sprint, apaixonados por otimizar o tempo. Não é a toa onde estão últimanente não é mesmo? Ao recordar suas histórias, reconhecem vários meses perdidos atualizando o feed de notícias na caixa de e-mail, a partir do Sprint ( rendimento no trabalho em cinco dias), eles tomaram nota e melhoraram os esforços. Os seus testes antes de deixarem o Google Ventures estão narrados dentro desse livro.

Desbloquear o celular para matar nosso tédio acaba virando o nosso modo automático, não é mesmo? Foi a partir dos conceitos de Bonde da Ocupação e Piscinas Infinitas, no qual o bonde é tudo aquilo que nos faz parecer estar trabalhando e as piscinas são as redes sociais e feeds infinitos. Eles são como um default! Vi-me muito nisso!

Outro momento é a correria diária, quanto mais velozes queremos correr, mais velozes ficamos em um ciclo infinito. Mais de 80 dicas farão você refletir e pensar também como um grande puxão de orelha para poder dormir melhor, praticar exercícios e ingerir apenas comidas mais naturais.

Fora que o livro possui fluxogramas, ilustrações, gráficos e índice que o envolve e possibilita lê-lo em um único dia ou dividindo tópicos. Ainda rodapés com dicas de livros, agenda. Fora que no site maketimebook.com existe um complemento para o livro. Um grande livro para voltarmos um pouco a atenção aos livros, desgrudar do celular, redes sociais que nos impossibilitam viver e perder o nosso tempo.

Com tudo isso pude aprender que o tempo passa rápido mesmo e muitas vezes não fazemos nada, não é porque não dá tempo, mas é o tempo que gastamos presos no celular ou no computador, “ é só mais um minutinho”. Diferente de grandes cientistas e pessoas que venceram na vida, eles ficam mais tempo estudando e lendo, mas é claro, necessita ter um tempo para o lazer. Não é a toa que muitos professores pedem que ao estudar coloquemos o celular longe para não correr risco de distração. E é verdade!

O livro é repetitivo, porque você leitor pode ver esse resumo em outros sites, a premissa é a mesma e a que mais chamou atenção. Não conhecia os autores e me surpreendi!  Livro muito indicado!

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.