LivrosResenhas

Livro: “O Clube dos Oito”

Titulo:  O Clube dos Oito
Título Original: The Basic Eight
Autora: Lemony Snicket
Editora: Seguinte
Páginas: 400
Ano: 2018
Gênero: Ficção, Suspense e Mistério

Apresentação: Como um grupo de jovens estudantes bem-educados acabou se envolvendo num escândalo que chocou um país? Por que tantos especialistas em comportamento juvenil têm algo a dizer quando o assunto é o Clube dos Oito? Até quando inúmeras manchetes de jornal e programas de TV sensacionalistas vão explorar o caso nos mínimos detalhes?
Para fazer com que a verdade venha à tona, Flannery Culp, a dita líder do Clube, decide tornar público o diário que manteve ao longo do seu desastroso último ano de ensino médio. Agora que está presa por cometer um assassinato, a garota tem tempo de editar o que escreveu e revisitar a rotina que levava ao lado de seus sete melhores amigos. A narrativa de Flan, permeada de professores da pior índole, um amor não correspondido, aulas complicadas e jantares pomposos, comprova que ela pode até ser uma adolescente criminosa — mas, pelo menos, é uma adolescente criminosa muito inteligente.

Flannery Culp e seus amigos formam o grupo chamado Clube dos Oito, todos são jovens e estão no último ano do ensino médio e só querem saber de aproveitar a vida da melhor forma com bebidas, drogas e sexo, tudo é permitido! Mas algo dá muito errado durante uma dessas festas e Flan acaba assassinando uma pessoa (calma que isso está na sinopse). Agora a questão é o motivo dela ter feito isso e como.

Fran mantinha um diário na escola e agora na cadeia resolveu que iria publica-lo, e o está editando e acrescendo fatos que ia se lembrando, a narrativa assume a forma de diário e vamos acompanhando a sua vida escolar e de tudo que passava com os amigos e tudo que culminou no crime.

Tinha lido a sinopse de Clube dos Oito antes e a premissa me prendeu por completo, achei que iria encontrar um thriller sangrento e inteligente, desses que dá até nó na nossa cabeça, mas a verdade é que nada acontece! Sério, o livro é muito chato (não tenho outra palavra melhor), a protagonista é uma convencida e não consegui sentir nada por ela, nem raiva.

Daniel Handler, mais conhecido por Desventuras em Série a qual escreveu sob o pseudônimo de Lemony Snicket, tem uma escrita ótima, eu conseguia ler rapidamente e ficava pensando até onde iria falando da vida de Fran e todas as loucuras que passava com os amigos. O autor tratou de diversos assuntos, como gordofobia, assedio, estupro, mas sinceramente não gostei da abordagem, me incomodei com o rumo dos acontecimento.

Por fim, esperava muito mais do assassinato, achei que iria salvar a trama e me fazer pelo ser surpreendida com algo muito fora do comum, mas para mim foi previsível. A parte boa disso tudo é a edição da Seguinte, que está perfeita, uma capa bem caprichada e com uma cor vermelha forte que chama a atenção.

Ronan Sato

Especialista em assuntos aleatórios. Apesar de descendente de japoneses, não sabe afirmar com certeza se prefere comida indiana ou sushi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.