LivrosResenhas

Livro: “Sem Volta”

Titulo: Sem Volta

Titulo Original: Last Look

Autor: Charles Burns

Tradução: Diego Gerlach
Páginas: 176
Formato: 20.80 X 27.00 cm
Peso: 0.638 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 27/04/2018
ISBN: 9788535930733
Selo: Quadrinhos na Cia

Apresentação: Enquanto se recupera de um trauma devastador, o jovem Doug tenta juntar as peças do seu passado. Sua paixão por Sarah, uma estudante de artes brilhante e atormentada; a doença do pai. O que de fato aconteceu? Entre homens-lagarto, ovos verdes gigantes e a cena punk do final dos anos 1970, a história vai sendo montada e desmontada. Como se Hergé encontrasse Burroughs num pesadelo de David Lynch, Charles Burns funde ação e mistério e mantém o leitor num estado de constante tensão nesta que é a reunião de sua célebre trilogia — X’ed OutThe HiveSugar Skull. Em que medida podemos confrontar o passado e conhecer a nossa própria história? É possível voltar atrás?

A vida é um percurso sem volta, mas com a certeza de que há um fim. E como fazemos para lidar com tudo o que envolve essa trajetória? Não há um animal que ensine como viver, se portar ou fazer escolhas. É tudo uma grande surpresa.

Nesse caminho passamos por boas e más situações. Algumas delas não são facilmente superadas. Assim é “Sem Volta”, história em quadrinhos de Charles Burns, uma viagem surreal entre medos, delírios e perdas.

Nessa edição, lançada no Brasil pela Companhia das Letras, a trilogia foi lançada em um único volume. Por meio de uma narrativa que mescla memórias da vida de Doug, um jovem aspirante a artista, e elementos reais dispostos de maneira onírica, o autor constrói uma massa, antropomórfica, narrativa.

Charles Burns é quadrinista, roteirista, ilustrador e diretor de cinema nascido em 1955, nos Estados Unidos.

A trama, a disposição do texto escrito e as imagens são uma espécie de ida e vinda entre transe, sonho e realidades. Toda a história foca no romance entre Doug e Sarah, colegas de universidade, que se envolvem amorosamente. Porém, há outros elementos da vida pessoal do homem que são apresentados à medida que as páginas são passadas. As angústias humanas mais uma vez está presente na obra de Burns. Inclusive a leitura da obra não é recomendada para quem está triste ou passando por alguma crise existencial. A medida que os fatos se encaixam, o amargo das más escolhas do protagonista se acentuam.

Visualmente as ilustrações lembram as de Moebius e a máscara (usada por Doug durante suas apresentações e que também é seu rosto em sua viagem catártica), semelhante ao rosto de Tintin, de Hergè. As imagens ajudam a entender a cronologia e a fazer as ligações do que significa na realidade alguns devaneios.

Triste, surreal, amargo e visceral, “Sem Volta” é o retrato da dificuldade em arcar com as consequências de suas escolhas.

Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, eterna estudante. Feita de mau humor, memes e pelos de gatos, ama zumbis, filmes do Tarantino e bacon. Devota da santíssima Trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch, sempre é corrompida por qualquer filme trash ou do Nicolas Cage.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.