Notícias

A máquina do tempo ( parte 1)

A Ordem do Templo (parte 1)

Meus amigos leitores, nessa parte vocês conhecerão o que é a Ordem, seus conceitos e o porquê da tirania na época a perseguia. Lembrei-vos que as respostas da postagem inicial constam aqui.


O Início

Criadaem 1118, na cidade de Jerusalém, por cavaleiros de origem francesa, a Ordem dos Templários tornou-se, nos séculos seguintes, numa instituição de enorme poder político, militar e econômico. Inicialmente suas funções limitavam-se aos territórios cristãos conquistados na Terra Santa durante o movimento das Cruzadas. Nas décadas seguintes, a Ordem se beneficiou de inúmeras doações de terra na Europa que lhe permitiram estabelecer uma rede de influência em todo o continente.

Com a tomada de Jerusalém pela primeira cruzada e o surgimento de um reino cristão, nove cavaleiros que dela participaram, pediram autorização para permanecer na cidade e proteger os peregrinos que para lá se dirigiam. Passaram então a viver nos estábulos do antigo Templo de Salomão, em Jerusálem

Estescavaleiros fizeram voto de pobreza e de castidade. O seu símbolo passou a ser o de um cavalo montado por dois cavaleiros. Em decorrência do local de sua sede, do voto de pobreza e da fé em Cristo, surgiu o nome da Ordem: Os Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, ou simplesmente Cavaleiros Templários.

Segundo a lenda, nos primeiros nove anos de existência, eles se dedicaram a escavações feitas em sua sede. E nestas escavações, eles encontraram documentos e tesouros que os tornaram poderosos. Convém ressaltar que o Templo de Salomão era o local mais santo dos Judeus e era riquíssimo. Antes do segundo templo ser destruído pelos romanos, em represália a um levante judeu contra o poder de Roma, os sacerdotes teriam enterrado grande parte da riqueza como forma de evitar que fossem tomadas pelas legiões.

A história também diz que eles ficaram com a tutela do Santo Graal, o cálice onde foi coletado o sangue de Jesus Cristo na cruz, e o mesmo que foi usado na última ceia.

Graças ao empenho deles na defesa da Cristandade, ao heroísmo e à coragem demonstrados em inúmeras batalhas, e devido à absoluta conduta correta adotada, os locais que guardavam tornaram-se locais extremamente seguros e qualquer recinto protegido pela cruz da Ordem aparecia como se fora um oásis. Um lugar protegido pelo Senhor.

Era tal a confiança que despertavam que não tardou para que suas instalações se transformassem em estabelecimentos bancários, ainda que informais, fazendo deles entre os séculos XII e XIII, os principais fornecedores de crédito a quem os poderosos da época recorriam. Assim foi que se gerou a lenda da fortuna fabulosa do Tesouro dos Templários. Valentes até a temeridade e depositários de imensas fortunas, foram alvos da cobiça do Rei Felipe, o Belo, da França, que premido por necessidade de dinheiro, em conseqüência das incessantes guerras que movia aos seus vizinhos e temeroso do poderio dos Cavaleiros Templários, resolveu apoderar-se dos bens da Ordem.

Acusados de heresia perante a inquisição, os Templários foram denunciados por possuírem um esoterismo particular, sendo caluniados, espoliados e martirizados, retiraram-se para a Escócia, Inglaterra e Portugal, onde se juntaram à Maçonaria.

Hoje os Templários estão espalhados por todos os países onde dedicam suas atividades em prol do bem estar e moral da civilização e do progresso do ser humano de forma integral, como ajuda a orfanatos, amparo à velhice e às crianças desamparadas, oferecendo estímulo moral e material aos cientistas e estudiosos.

Sendo uma ordem ecumênica, não faz distinção de raça, credo, nacionalidade, religião e de estirpe. Respeitando as leis e as tradições de todos os povos nos países onde estendem suas atividades.

 

Resalva: A ordem do templo como leram entrou na maçonaria, após a tirania de Felipe IV, lembrem-se disso. Não podemos fazer uma junção de mesma ordem e significados iguais. Falaremos de Ordem DeMolay no final, pois precisamos conhecer o antes como foi abordado nessa primeira parte O INÍCIO. No próximo post veremos O Julgamento do Grão Mestre ,conheceremos o que Felipe O Belo fez na época e as lições que foram despertadas.

continua….

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

45 thoughts on “A máquina do tempo ( parte 1)

  • Os cavaleiros templarios acabaram se adaptado a mudanças do tempos, assim como outros casos narrados pela história (por exemplo, os indios americanos que acabaram usado armas de fogo).

    Mais é nteressante ouvir você falando sobre o templarios…

    Fique com Deus, Philip.
    Um abraço.

    Resposta
  • Muito interessante tudo isso,Philip! Um abraço e um lindo fim de semana!chica

    Resposta
  • Hmm…Interessante! Aqui realmente é um espaço para ficar bem informado!:D
    Agora sobre as suas perguntas do post anterior: A primeira eu não sei responder ainda, não sei se há ligação com a formação da Ordem DeMolay. A outra, eu penso que não tem nada haver com religião não.
    Beijo. Bom fds!

    Resposta
  • Olá.
    Interessante o post. Gosto dessas literaturas.
    Me perdoe o tempo, agora que vi seu comentário do blog.
    Passa lá, tem post novo.
    Bem vindo!

    Resposta
  • É… Tenho que atualizar minha leitura por qui, muita coisa interessante para ser vista com calma! Excelente post: os Templários sempre alimentaram lendas e mistérios sobre suas origens e seus tesouros! Esperando o post sobre a Ordem Demolay, tenho muitos amigos por lá! Abração e bom carnaval!

    Resposta
  • Muito interessante primeiramente a ideia do teu blog, os assuntos das postagens.
    Também como é feito o trabalho.

    Deixa eu te perguntar uma coisa (não sei se será respondido no proximo post)… qual a relaçao entre os templarios e Cabral? Pq tipo, a cruz que veio na caravela de Cabral quando chegou nessas terras era uma cruz de 8 pontas, a dos templários…
    =]

    http://www.thiagogaru.blogspot.com

    Resposta
  • cara, seu blog é bem interessante, a gente se informa muito por aqui, abrass rapá

    Resposta
  • Herois ou bandidos. Verdades e Mentiras. Mitos, lendas e realidade. Tantas informações para uma mente perturbada, faz nascer outras teorias de conspiração. Além de que, um dos métodos eficientes de se guardar segredo, é revela-lo como se fosse mitos ou mentiras.

    É tudo verdade!

    Resposta
  • E deram origem à lenda da Sexta-feira 13, pois foi numa data assim que se iniciou a sua perseguição.

    Abraço!

    Resposta
  • Brilhante Amigo:
    Li cm cuidado e atenção o seu majistral Post.
    Olhe, sou fã, deste tipo de literatura que também faz.
    Creio que tudo começou com a obra fascinante e inesquecível “O Código D´A Vinci” do escritor Dan Brown.
    Fiquei “apaixonado” poe ela e daí devoro tudo o que me vier parar às mãos.
    Uma leitura, pura e simplesmente, fantástica como o seu Post.
    Parabéns sinceros.
    Abraço amigo de enorme respeito e admiração.
    OBRIGADO pela simpatia da visita.
    Sempre a lê-lo com dedicação pelo fabuloso escritor que é.
    Com cordialidade…
    Continue, POR FAVOR, SEMPRE…!

    PENA/PETER PAN

    Resposta
  • Philip,gostei demais do seu texto,esclaredor e interessante.Gosto muito desse tipo de assunto e trocar idéias é muito bom!Afetuoso abraço,

    Resposta
  • Parte dessa história eu já conhecia, inclusive já foi tema abordado em livros e filmes, mas há também a versão que eram apenas ricos aventureiros (soldados de Cristo) que conquistavam as relíquias à golpes de espada e que se converteram diante das ruinas do Templo de Salomão.

    beijo pra tu

    Resposta
  • Ótimo, estou começando a entender e dá prá ter uma noção mais exata dos acontecimentos…vou aguardar o próximo.

    bjos prá ti!

    Resposta
  • __________________________________

    …os Templários! Gosto de saber sobre essas Ordens secretas…

    Você leu o Pendulo de Foucalt de Umberto Eco? Se não leu, devia ler…Ia adorar!

    Beijos de luz e um domingo feliz!!!

    __________________________________

    Resposta
  • um código secreto, com forte poder de decisão dentro de uma sociedade…

    são por eles mesmos, em primeiro lugar, depois pela sociedade.

    sem dúvida, há o serviço público bem elaborado, organizações filantrópicas, coisa e tal…

    Resposta
  • Os mistérios da história às vezes perduram pela eternidade. Segredos guardados e a busca pelas respostas às vezes levam toda uma vida:Non nobis, Domine, non nobis, sed nomini Tuo da gloriam. Os guardiães de uma ideologia altamente secreta e ao mesmo tempo religiosa, polêmicos em sua trajetória que pouco a pouco se perpetuará através da história.
    Os Cavaleiros Templários, durante muito tempo eles foram vistos como homens de fé e coragem, que arriscavam a vida para proteger os cristãos na Terra Santa. Mas essa não foi a única imagem que deixaram: em sua trajetória, chegaram a ser apontados como negociantes oportunistas que negavam a moral cristã e estavam interessados apenas em consolidar seu poderio na Europa Medieval e, ainda, como sábios do ocultismo, iniciados nos princípios da alquimia e em milenares conhecimentos esotéricos.
    Abraço grande.

    Resposta
  • Foi uma verdadeira aula sobre os Templários….Tem é mistério nesse mundo….
    Bjs!

    Resposta
  • Muito obrigado Philip por nos trazeres um tema que de tanto é história viva para contar.

    Feliz pela tua escolha, como sempre soberba, ao virar da esquina.

    E deixo-TE um abraço imenso.

    E agradecido.

    Sempre,
    ____ p.

    Resposta
  • MENININHO..NUOSSAAA COMO A GENTE APRENDE ENTRANDO PARA VISITAR VCS AMIGOS…A ESSE FELIPÃO PROMETE EM KKKKK …JÓINHA ELE…QUE NEM O NOSSO FELIPÃO KKKK…SERÁ QUE É MAL DO NOMEKKKKK…BEIJUS E VAMOS QUE VAMOS REBOLAR KKKKKKKKKKSE BEBER Ñ DIRIJA EM KKKKKK

    Resposta
  • Olá Philip,
    A matéria de hoje foi uma volta na história…Foi bem interesante…
    Fica na paz…

    Resposta
  • ola Philipe,
    Nossa nesse post você deu alula de hidtoris , mas foi bem interesante….
    Fica na paz…

    Resposta
  • Olá amigo!!

    Estou passando nos blogues amigos para convidá-los a participar da Blogagem Coletiva sobre “INCLUSÃO SOCIAL” que acontecerá no próximo dia 09/03/2009.

    Ficarei muito feliz de poder contar com sua participação!
    Se for participar, por gentileza, deixe um recado no blog Esterança.

    Desde já, muito grata!

    Ester

    Resposta
  • NOFA.
    Show, cara. Confesso que eu esperava coisa menor, mas voce me surpreendeu na primeira parte da série.
    Eu acho super cool essa iniciativa que você teve em apresentar um pouquinho dessa história tão apagada, mas tão importe, sabe.

    Achei incrivel essa parada de votos de pobreza e castidade em pleno início do mercantilismo, né?
    Seria como hoje prometermos nunca nos envolvermos com nada material e capitalista, o que é quase impossível.
    Achei bacana a história dessa tal Ordem. O incrível é que ela permanece até hoje, mas com termos diferentes, porém com os mesmos ideais de justiça e gentileza. Muito bacana.

    abraços, dá uma passada lá no meu blog

    Resposta
  • uau uma verdadeira viajem
    meus Parabens eu lir e fiquei de boca aberta
    o texto ficou incrivel
    na verdade sempre me interessei bastante em historia sobre a era medieval
    sobre os templarios
    não sei mas tem um livro que eu lir uma vez na biblioteca do meu colegio otimo ” Templarios os cavaleiros de Deus” é incrivel vale apena ler ;D
    beeeijos;*

    Resposta
  • Tenho lido aqui ese tema bastante interessante, tenho opinião formada sobre essas coisas, gostaria ate em dizer, mas prefiro ficar nulo a isso, uma pena, pois adoro uma polemica..rs Sempre quando se tem algo nesse assunto, ia discutir, ou dar opinião, mas prefiro me resguardar, embora seja um tema interessante.
    Belo tema, vou aguardar a continuação.
    Abraços

    Resposta
  • Em Portugal mudaram de nome ficando conhecidos por “Ordem de Cristo”. Todas as terras e bens dos antigos Templários ficaram às ordens desta nova Ordem. O Papa autorizou a sua criação após grande pressão do rei de Portugal. Por coincidência ou não, após a criação da ordem do tmplo, Portugal, pais pequeno da Europa, tornou-se uma grande potência maritima e terrestre sendo temida por todo o mundo conhecido. Desenvolveram as artes de navegação, guerra e partiram rumo aos descobrimentos graças a cartas que estavam na posse da Ordem. Agora pergunto? Onde foi parar a riqueza dos templários? Em inglaterra? Escócia? Ou num pequeno país à beira mar plantado que graças à Ordem do templo tonou-se a maior potência da época. Nota: Tenho esta teoria, pq se lermos a história de Portugal ainda é um mistério de como este pais se tornou a potência que se tornou. mass já ouvi historiadores a tocarem no assunto. mas não há provas. Pq a regra do Reino de Portugal nesse tempo era uma: Sigillum. A mesma dos Templários.

    Resposta
  • Nota: os templários de hoje, sociedades mais ou menos abertas ao público, não tem nada a ver com os antigos templários, pelo amor de Deus!

    Resposta
  • Philip tb é cultura!!
    Prometo ler todas as historias com mais dedicacao e delicadeza qando voltar de viagem.. menino eu adoro seu blog!!!

    Resposta
  • Eita, tô gostando de mergulhar nessa temática tão desconhecida e ao mesmo tempo tão curiosa pra mim!
    Beijo

    Resposta
  • Continuo acompanhando… a hora que surgir duvidas estarei aqui. Tenho uma boa informação sobre o tema. Abraços

    Resposta
  • Muita coisa interessante por aqui…

    Tem Selo Personalizado lá no Sentimentos dedicado a todos os amigos, sinta-se a vontade pra pegar ou não…bjos!

    Resposta
  • Quem me conhece bem sabe como não sou desinteressada ao assunto esoterismo. Mas gosto é pessoal e intransferível!

    Ainda assim, aí está um assunto que ajudará o leitor a fazer amigos até numa festa de intelectuais, pq faz parecer que a pessoa é antenada.

    Como sou avessa ao popularismo, resguardo-me.

    Corrija-me, se quiser.

    Um beijo

    Resposta
  • Fala Philip, tudo bem ?

    Esse post me agradou porque trata de um assunto que mexe com minha imaginação, eu uso a temática dos cavaleiros sempre em minha poesias, a época medieval me interessa, talvez em tenha vivido naquele ciclo da história, quem sabe.
    Eu tenho estado ausente, mas isso se deu em geral. Nem sempre podemos visitar os amigos, mas tenha certeza que o faço com muita satisfação. saudações!

    Resposta
  • Oi Philip,

    Fantástico post! Não posso dizer que não conhecesse parte desta história; mas estou curiosa para ver como irás fazer a ligação entre a Ordem e a maçonaria!! 😀

    Bom trabalho!!

    Tem uma boa semana!

    Espero que tenhas passado bem o Carnaval!

    Beijos

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.