Notícias

A máquina do tempo ( parte 2)

A Ordem do Templo( parte 2)

Meus amigos leitores, nessa segunda parte de nossa matéria veremos o julgamento dos templários de uma forma jurídica aprofundando e análisando os fatos, sabendo- se quem quiser pegar as falas do julgamento é so buscar no google. Aqui veremos como foi, e o porque do ocorrido.

O Julgamento do Grão – Mestre

A Ordem não foi extinta, continuando com sua existência jurídica aqui no Brasil
Em 1300, a Ordem dos Templários estava em seu apogeu, no que concerne a poderio econômico e temporal. Reinava em França, de 1285 à 1314, Felipe IV, chamado de “Felipe, o Belo”, indivíduo inescrupuloso e amoral.
Vagando na Cátedra de São Pedro, Felipe usou toda a sua influência, conseguindo a eleição de seu protegido – Beltrand de Goth – que assumiu o nome de Clemente V. Com um Papa que era títere e a sede do papado em Avignon, (França) o Rei multiplicara seus poderes.
As riquezas da Ordem exerceram seu inquestionável fascínio em Felipe, que engendrou um plano para apossar-se dos haveres dos Templários. De inopino, Felipe, no dia 13 de outubro de 1307, mandou prender todos os Templários que se encontrassem em França: só em Paris foram presos cento e quarenta Cavaleiros. No dia 22 de novembro, Felipe consegue, do Papa, ordem de prisão para todos os Templários, de todos os países. Os Templários presos foram imediatamente submetidos a torturas; de 19 de outubro a 24 de novembro, cento e trinta e oito Cavaleiros foram torturados impiedosamente.
O historiador Marcel Lobet, escreve, em sua Historie Mystérieuse et Tragique des Templiers, à pág. 172: “a tortura foi empregada durante os interrogatórios e isso virá a ter grande importância para o que se seguirá. Com efeito, tendo os acusados confessado durante os tormentos, não ousaram, mais tarde, retrata-se pois, segundo o espírito da Idade Média, era gravíssimo negar uma culpa precedentemente confessada”.
Sim, porque quem assim era considerado reincidente, pois, perseverare diabolicum… Em 1314, o Grão-Mestre Jacques de Molay e o Preceptor da Normandia, Geoffroy de Charnay são queimados, na Ilhota dos Judeus, no Rio Sena, em Paris.
Há um erro, que a maioria das Enciclopédias comete, já que uma copia a outra, sem se dar ao trabalho de realizar pesquisa histórica. O Papa não podia extinguir a Ordem das Templários. Não poderia, com uma Bula, extinguir uma pessoa jurídica de Direito Privado. Daí, fê-lo de forma indireta, ou seja, decretando a interdição aos cristãos e a excomunhão dos Templários, através da Bula Vox Clamantis. Assim, o interdito implicava, para os cristãos, a proibição de participar da Ordem e, àqueles que dela faziam parte, a excomunhão. Dessa forma, no mundo cristão, indiretamente, estaria a Ordem extinta; não pela Bula, que não tinha esse alcance, mas pelo esvaziamento do elemento humano.
O Eminente Desembargador Antonio Carlos Alves Braga do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, e Professor Titular de Direito Civil da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em magistral trabalho apresentado na Primeira Convenção Nacional de Estudos Templários, analisou profundamente, sob o ponto de vista jurídico, a Bula Vox Clamantis. Diz Sua Excelência; “O Papa Clemente V reconhece na Bula, que não pode, de direito, extinguir a Ordem. Impõe, contudo, a interdição. Diz a Bula; “Cum eam super hoc secundum inquisitionem etprocesses super his habitos non possumos ferre de jure sed per viam provisionis seu ordinations apostolicae”. Omissis, isto é, “A Bula, pois, deitou sobre os membros da comunidade Templária, pena de censura, atingindo individualmente seus integrantes que houvessem cometido algum atentado contra a Fé. Nada mais. Pena de censura não tem força extintiva”.
E, continua Sua Excelência; “Ora, a existência jurídica da ordem dos Templários nada tem com o poder espiritual do Papa. Ele podia – e o fez – punir com a interdição e excomunhão seus membros, sem afetar em nada a estrutura jurídica da entidade”. “Seguindo-se esse raciocínio, fácil é concluir que erram aqueles que afirmam ter sido a Ordem dos Templários extinta pela Bula do Papa. Ela nunca foi extinta, embora recaísse sobre seus membros a pena de censura deitada pelo Pontifíce”.
E não poderia ser outro o raciocínio lógico-jurídico: a Ordem surgiu soberana e independente, não sendo vinculada hierarquicamente a Igreja de Roma, ou a ela subordinada. Através de ato arbitrário, teve seus bens confiscados, mas tal ato não implicou sua extinção, posto subsistir ela independentemente de seu patrimônio Tanto é verdade que, em 1478, assumiu o cargo de Grão-Mestre da Ordem dos Templários, Roberto de Lenoncourt, Arcebispo de Rheims. Inaceitável pensar-se que uma das mais importantes cidades francesas, aceitasse o cargo supremo de uma Ordem extinta.
Inúmeras outras personalidades ocuparam o Grão Mestrado. O Comandante da Armada que trouxe ao Brasil, em 1808, a Família Real portuguesa, o almirante inglês, Sir Sidney Smith, era, à época, o Grão-Mestre da Ordem do Templo.
Portanto, a Ordem Soberana e Militar do Templo de Jerusalém, conhecida como Ordem do Templo, ou Ordem dos Templários, não foi e não está extinta, continuando com sua existência jurídica no Brasil e sendo reconhecida em vários países.

A ordem do Templo deixa esse ensinamento para nós que estamos vivendo o mundo moderno, as vezes ensinamentos que nem notamos, que nem presenciamos como muitos aqui afirmaram nunca ter ouvido falar, coisa que acredito que um passado tão cruel como esse como inúmeros deve ser notado ainda mais para todos nós que vivemos nesse planeta chamado TERRA.

Os própositos deixados pela Ordem dos Cavaleiros Templários.

O propósito da Ordem dos Cavaleiros Templários é fazer diferença nas vidas das pessoas. Os estudos que serão obtidos através desta instituição é o resultado do trabalho de inúmeras pessoas que vivem para doar e servir; sejam estudiosos, pesquisadores,cientistas, professores, profissionais liberais, e outros. Todos buscam incansavelmente mecanismos e formas para levar até seus membros conhecimento, informações e experiências de vida que possam ajudá-los no processo contínuo de evolução em todos os sentidos da vida: espiritual, social, material, emocional, profissional e afetivo.

Mas o trabalho de todas estas pessoas só terá sentido se fizer diferença na sua vida. Não basta ter conhecimento, tem que ter ação. É preciso também fazer pelos outros. As dádivas das boas ações são maiores do que possamos imaginar.

Todos os membros desta Ordem desejam que a sua busca pela excelência humana possa ser frutífera e eterna. Que você possa se dedicar a conquistar as metas que estabeleceu, estabelecer outras e sonhar sonhos maiores que antes. Que além de aproveitar esta terra e suas riquezas, que possa também torná-la um lugar melhor para viver. Que usufrua o que puder desta vida, mas também ame e doe generosamente.

“Possa a estrada levantar-se para encontrá-lo. Possa o vento estar sempre às suas costas. Possa o sol brilhar quente em seu rosto, as chuvas caírem macias em seus campos, e até que nos encontremos outra vez… possa Deus tê-lo mansamente na palma de Sua Mão”.

continua……

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

40 thoughts on “A máquina do tempo ( parte 2)

  • Oi Phil, estouviajando e com conexão péssima, Caindo toda hora…..rs
    Li seu post. Muito legal!
    No final chegamos a conclusão: só achar legal não vale nada. A vida é feita de ações, de gestos, de passos, de caminhos que precisam ter andarilhos e acima de tudo, acreditar nisso como filosfia, religião, seita…não importa o nome que damos a nossa boa vontade;
    Continua….lerei acho que em Sampa, quando voltar.
    Beijo grande
    ……………Cris Animal

    Resposta
  • meu amigo, to de cara seu blog é muito foda cara, tu és professor de historia ou algo parecido

    Resposta
  • Se eu fosse sujeito às torturas medievais, até era capaz de dizer que era do Sporting ou do Porto, e não do Benfica! 😉

    Abraço!

    Resposta
  • Acho que esse lema – “não basta ter conhecimento é preciso ter ação”, se estende em tudo na vida. Mesmo que não seja assim. Percebo muito entre os católicos, e sou esse tipo de católica, que pensa que basta entrar numa Igreja, rezar e ir para casa.

    Uma reflexão que já faço, ainda não mudeir, e hoje levarei comigo.

    abraços

    Resposta
  • Deveríamos ser sempre assim: saber das coisas e torná-las realidade… Legal esse post, interessante! um abraço,chica

    Resposta
  • O Entrando Numa Fria responde:

    Meus amigos, estava lendo os comentarios do ultimo post e ate mesmo o dessa 2 parte postada agora a pouco e analisando alguns comentarios, muitos de vcs leitores estão gostando do que etsão lendo, bom galera isso é um trabalho que fiz..que aprofundei nele..e joguei meu pensamento…sobre a realidade ja pesquisada..e confirmada…para quem gosta de mais de ler, assistir jornais vera sempre uma ligação com o mundo de hoje…..meu objetivo aqui é mostrar a verdade,nada alem da verdadee tudo ta provado no vaticano…que irei mostra na parte final de nossa materia…tmb muitos de vocês pedem para nao ser mostrado seus comentarios pois queriam uma resposta separado…entao ja fui em seus blogs e passei a devida resposta…

    Agradeço a cada um de vcs..qeu tiram um tempinho diario para Entrar numa Fria ….é muito mas muito importante todos aqui pois so assim posso expor varias noticias e entra com elas aki no blog nao para meu aprendizado mas pra compartilhar com todos os leitores do Entrando Numa Fria.

    abraços

    Philip Rangel

    Resposta
  • Max quem dera eu historiador…longe ainda…to quase formando em Direito….isso sim..hehehe

    brigadao ….

    Cris…brigado mesmo..espero vc acompanhando hein..e se perdeu algo pode voltar atras na 1 parte…..

    Chica e Paulinha…sem comentaros de vcs..muito obrigado mesmo…

    Refeiro Perfumado: hehehe…gostei do coment da sua analogia….

    Resposta
  • Aqui to eu de novo….
    Muito maneiro o texto, to aprendedo muito com essa historia …
    E como os templarios sofreram,mas continuam entre nós(uma coisa que começou a tantos anos).
    Que em nossas vidas possamos fazer diferença…
    Fica na paz!!!

    Resposta
  • Os templários tinham belos propósitos, que até hojem DEVEM ser usados por qualquer pessoa. São coisas pequenas, como mudar a própria vida pra melhor, ajudar o próximo a crescer, sonhar e realizar, não só pensar, mas agir… Enfim. Todos seriam mais felizes se usassem isso em suas vidas.

    Está fazendo um trabalho ótimo, Philip. Parabéns! 🙂

    Beijo na alma.

    Resposta
  • O tempo passa, porém, a tática de querer silenciar aqueles e aquilo que incomoda continuam seguindo este mesmo modelo, tática e estratagema.

    De uma ordem cristã para uma ordem diabólica, excluida, mal vista, bastou um do sistema determinar, e até hoje, muitos veem tais ordens como emissárias do cão… satanicas, e que toda criatura inteligente deve evitar e afastar-se.

    Infelizmente, o tempo passou, porém, os métodos da igreja continuam mui semelhante.

    Se não pode ser meu, seu também não será, e matarei você no silêncio, no anonimato e direi a todos que você é demoniaco, e o povo acredita.

    Resposta
  • Sabia que tinha dedo seu no texto,PHILIP. Acho muito interessante este tipo de assunto.
    Parabens pelo trabalho.

    Abração!!

    Resposta
  • Muito bom esta parte e um resumo muito completo sobre a vertente pretendida!
    Parabéns.

    Resposta
  • mais pra historiador que outra coisa… senão… mude de profissão!
    bjux!!!

    Resposta
  • Derramo pelas mãos escritas em palavras
    Sentimentos de pensamentos desfiados…
    Dispo a alma em poesias desvendadas
    Expondo-as sem temer trilhos apagados

    Passei para agradecer a visita e comentário…

    Um resto de uma boa semana…

    O eterno abraço…

    -MANZAS-

    Resposta
  • O que eu mais estou gostando nisso tudo é que mexe com uma matéria que é uma das minhas preferidas: História.. Quando citou Felipe , o Belo ali em cima , aah, adorei! haha
    Baaci!

    Resposta
  • Estou gostando mt do assunto por aqui! sempre me interessei e agora me sinto um pouco mais esclarecido!

    Resposta
  • Teu blogue está de parabéns!
    Tenho mais a acrescentar ou perguntar sobre o assunto, mas não hoje, pois estou às voltas com uma pesquisa.
    Abraço.

    Resposta
  • Entrando numa fria estou descobrindo coisas das quais tinha muita curiosidade a respeito. Parabéns e continue!

    Resposta
  • Philip que post interessante!
    Quero lhe dar meus parabéns pela pesquisa e pelo assunto escolhido.
    Muito bom conhecer mais um pouco sobre os Templários.
    Obrigada!

    Um beijo querido

    Resposta
  • Não que eu possa falar muito sobre o seu post, mas tenho informações diretas e cabalisticas da Ordem dos Templários aqui no Brasil. Incluindo reuniões, eventos, etc e tal! Claro, isso tudo ocorre dentro de um “gueto”. Bom, ao que você escreveu em meu blog, quero agradecer-lhe! Este é o espírito que me move à escrita dentre outros! É muito bom e prazeroso saber que as pessoas estão tirando algo de bom do que escrevo…

    Vou te adicionar aqui também!
    Abraço

    Resposta
  • Pra quem estuda Direito, tu tens te saído MUITO bem em História antiga.
    É sempre um prazer ler-te, pois escreves com gosto e conhecimento.

    Um beijinho pra ti

    Resposta
  • Além de post interessante pela sua informação histórica, ainda traz uma lição de moral no final…

    Parabéns para ti, bem como o pessoal que te ajudou na pesquisa.

    Fique com Deus, menino Philip.
    Um abraço.

    Resposta
  • Muito interessante, rs.
    É, de uma certa forma, essa ordem acabava chamando certa atenção pelas suas riquezas, etc…
    Os Templários presos foram imediatamente submetidos a torturas
    Incrível que depois de tudo que eles passaram até hoje, em cada canto da Terra, eles existem, rs.

    abraços, a série tá bárbara

    Resposta
  • A sim meu querido! Sou um exímio leitor, mas não tão bom quanto quando o assunto é escrever! Sou estudante do curso de Direito e curso o 5° período!

    Resposta
  • Estou entendendo, ou melhor começando a entender…como te disse o q sei foi através do livro e estou gostando de saber a origem e fatos tão importantes.

    bjos!

    Resposta
  • Muita gente já entrou numa fria parecida e não faz muito tempo…Tortura nunca mais… Nos anos 70 aqui no Brasil…É mas aí é outra história. Abraço

    Resposta
  • Oi meu amigo… td blz?

    sobre o seu coment no meu cafofo, em que vc disse tá conhecendo meu lado humorístico, acho somos como uma metamorfose ambulante, e penso quem escreve passa por vááárias… nesses meus mais de 4 anos de blogue (o atual e o anterior) passei por tta coisa dentro e fora do blogue, que nao teve como dinamizar os textos.

    Li ali em cima que vc retornou no blog das pessoas que levantaram dúvidas no seu post anterior, eeu lembro que levantei uma, mas nao obtive seu retorno. A menos que tenha concordado com o que eu disse, aí a resposta foi dada.

    Resposta
  • Eu confundi de blog, afe, sorry. Eu ironizei mesmo. (Cê já ta me conhecendo)
    Desculpe Phil!!!

    Resposta
  • nossa…esse assunto é complexo né? to perdida pq perdi os outros posts…preciso ler tudoooo que tá pra trás…rs

    beijooos

    Resposta
  • Muito interessante esse assunto e nos faz ver que é preciso ação além do conhecimento.Parabens pelo seu blog,Philip!Está muito legal!

    Resposta
  • Mega Philip, existe blog que você perde 30 segundos e nunca mais volta. Outros, você fica quase 40 minutos lendo e, mesmo assim, fica a sensação que durou apenas segundos. Esse é seu espaço, pena que meu tempo é restrito, o pouco que sobra, dedico às minhas publicações.

    Hoje tive uma perfeita aula de história, e isso conta muito…

    Abraços… e não chibgue pela demora não, falou meu caro????

    Resposta
  • Não sabia da existência deste massacre! Essas coisas tem que serem propagadas msm! Bom trabalho Phillip

    Resposta
  • Tenho esta noção histórica da Ordem em relação a imposibilidade de extinção pelo Papa…Mas o texto complementar e as citações de enxerto está maravilhoso! Adorei!

    Beijo

    Resposta
  • Philip, olá!

    Meu Deus…quanta informação interessante contém este artigo!

    Voltarei para ler os próximos capítulos.

    Então a Ordem ainda existe…sob a forma de Maçonaria ou o quê? Já sei, já sei…terei de ler a continuação :D!

    Muito bom!

    Beijos

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.