Notícias

O Entrando Numa Fria na Bienal do Livro de Minas

 MUITAS HISTÓRIA PRA CONTAR!

Olá, leitor!!!!

Venho dividir com vocês toda a emoção vivida nessa  3º Bienal do Livro de Minas. Tarefa prazerosa e ao mesmo tempo árdua. É nesse momento que vários corações começam agitar para sua primeira bienal. Muitos de nossa equipe passaram por isso. Bom, o Entrando Numa Fria foi o carro que ajudou em toda imprensa do evento, buscamos juntos trazer todos os detalhes para vocês e se comprometer com o mesmo. (eita trabalho gostoso). Mas no final, valeu muito a pena.
Atenção: Quem comentar nesse post, concorrerá a dois marcadores e bottons autografados pela Tammy Luciano e surpresinhas.=D

Para quem não sabe, a Bienal é um evento literário onde reune vários autores, editoras, leitores em um só ideal: a leitura. Em alguns estados o evento se torna internacional como aconteceu no ano passado (2011) no Rio, e acontecerá em agosto desse ano (2012) em São Paulo. E ela só acontece naquele estado a cada 2 anos. (porque o trabalho e os gastos são enormes para montar um stand). Como aqui em Minas Gerais a bienal é novinha, algumas editoras não montam os seus, elas usam como uma livraria base parceira, no caso a de Minas foi a Leitura, para expor seus autores e livros.
A nossa jornada começou da seguinte forma, (não foram todos os membros do ENF que estiveram presentes, por conta de cidade), na sexta- feira abertura do evento, contamos com nossos leitores e amigos para ter acesso e cobrir a primeira parte, olhem quem esteve presente:
Bob Faria, comentarista da Rede Globo, na Goleada Literária, onde posicionou e tirou muitos detalhes de vários leitores quanto ao futebol. Apresentando muitos conselhos sobre a profissão e lógico falando um pouco como a literatura influência na vida das pessoas.
 Uma palestra, ou melhor um bate papo muito agradável e lotado para quem esteve presente sentindo o gostinho de quero mais.

O primeiro dia foi mais ou menos rápido, abertura de Bienal é assim, correria atrás de correria, sempre no início vamos conferir as novidades literárias e as grandes promoções nos stands. Logo após, voltamos para casa preparando para o sábado de Bienal.
 No segundo dia, o grande dia aguardado pelos fãs para conhecer Thalita Rebouças e Paula Pimenta, a galera cedo já se fazia fila, dentro do Território Jovem a autora Thalita se reunia para um bate papo com os leitores, e logo mais a Paula Pimenta chegava para uma tarde de autográfos. Imaginem a fila para distribuir as senhas.


Logo depois, fomos ver os outros stands, e o que a Bienal trazia. Foi impossível esse sábado chegar perto, pela quantidade de fãs. A parte prezera foi aumentar os nossos conhecimentos nos eventos que constituiam o Território Jovem (toda Bienal tem o seu),  é um bate papo com o autor, mostrando todas as suas dificuldades, conselhos em publicação e como as editoras avaliam naquele lado. Sim pessoal, todos já receberam bastante NÃO. A bienal não poderia parar, e no terceiro dia, era a vez da autora Tammy Luciano, autografar. Nossa surpresa foi tamanha quando ela chegou, nos reconheceu no ato. Uma amor de pessoa que guardamos no coração.

Antes da Tammy, tivemos a oportunidade de conhecer o autor André Vianco, no Território Jovem. Ele contou como foi publicar suas séries como, Sete, Sétimo, O senhor da Chuva.

Junto, conheci a autora Laura Conrado com seu livro Freud: Me tira Dessa , e a Patricia Barboza de As Mais. Duas lindas, que tenho o carinho enorme.

A Bienal continuava, os palcos dos eventos lotavam a cada momento, nossas paradas para um café ali, uma conversa aqui e lógico, os nossos amigos leitores e blogueiros que logo nos reconheceram. O carinho foi enorme mesmo em conhecer vocês. Bom, amigos são peças fundamentais em qualquer jornada, e quem vive uma bienal sente isso, porque todos acabam andando juntos. No terceiro dia encontrei com a Marcela do blog Letras de Chá, a Aninha do Ofício dos Livros e Márcinha Desirée do Tesouro Literário. E outros grandes amigos que fizeram o evento valer a pena. Como a Tatiellen Tarzo, que conhecia do orkut e agora pessoalmente.Infelizmente, conversei com o Matheus do Vida de Leitor, porém ele já tinha ido embora. Mas iremos mantendo contato.

Como disse acima, o estande da Leitura foi o palco de muitas editoras, infelizmente pelos altos custos não são todas que apostam trazer para uma bienal esses estandes seja pelos altos custos como aluguéis, ou seja por outros motivos. Aqui em Minas, não vieram todas, como parceiras no ENF veio a Autêntica, Gutenberg, Ática e Scipione e a All Print. Mas essa falta não desmerece o trabalho dos livreiros, que correm para oferecer o melhor para os leitores e suas promoções como a livraria São Marcos. Quem foi pôde conferir livros muitos baratos. Um exemplo é a saga Túneis por R$ 10,00. Acreditem se quiser. Fiquei meio eufôrico com esses preços tendo de me controlar para não sair carregando tudo.Abaixo vocês conferem como foi montado os estandes de nossas editoras conhecidas dentro da Leitura, e o estande enorme da Ática e Scipione.

No estande do Projeto Biblioteca, os leitores poderiam ler várias obras dos autores deitando em puffs, cadeiras, muitas editoras disponibilizaram vários livros sem ter a necessidade de comprar. Outros autores se fizeram presença na Bienal como Zuenir Ventura, Mirian Leitão e Carlos Alberto Sardenberg , a atriz Arlete Sales no Teatro Comentado. Dentre outros que marcaram a terceira edição.

Poderia ficar narrando toda a Bienal aqui no Entrando Numa Fria, demonstrando todos os sentimentos vividos nesses últimos dias. Esse especial ficaria por muitos posts, porém nossos trabalhos devem continuar. Mas repito, só quem vive, ou viveu sabe o que falo. O trabalho é muito gratificante, aquelas horas que você apronta ali dentro passa muito rápido e você nem nota. Agradeço a toda  organização, toda atenção por essa edição. O carinho dos nossos amigos, nossas correrias para chegar aos locais dos eventos. E quem lembra de quando desafiamos os seguranças???? Afinal, tinhamos que trazer algo para você amigo leitor do Entrando Numa Fria. 
Agora podemos dizer que FOMOS A BIENAL DE MINAS, e estamos prontos para outras. Saudades, irão ficar na memória de todos os presentes. Parabéns as editoras por disponibilizar seus livros, conheci o Bruno da Novo Conceito, pessoal que tratou nossa equipe com a maior atenção. Séria injusto citar todos e esquecer de alguém, então finalizo por aqui. 


“A leitura é uma bagagem necessária para a formação e caráter  de um ser humano”

Espero vocês em 2014, na quarta edição. Enquanto isso, quem sabe nos vemos em agosto na Bienal de São Paulo.

Quem quiser conferir as fotos que não foram publicadas, corre para nossa página no Facebook, e fiquem de olho em nossas redes.

Confira as fotos do evento: Facebook/ Twitter
Agradecimentos: Bienal do Livro de Minas

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

17 thoughts on “O Entrando Numa Fria na Bienal do Livro de Minas

  • Fabrinio Silva

    Eu queria muito ter ido na Bienal. Até mesmo porque eu moro em Minas, mas em questão da distância não pude ir. Acompanhei a cobertura da Bienal aqui no blog e espero ir na proxima! Twitter: @fabriniiosilva

    Resposta
  • Gente, Bienal é muito amor…..kkkkkkkkkk Tudo de bom mas tudo de caro tbm O_O. Nos dias que fui tinha livro do HP na Leitura por 66 reais O_O. Minha prima foi na quarta feira e disse que tinha livro de 10 a 17 reais T_T. Adorei a Temmy, mas não consegui pegar autografo pois não tinha o Garota Replay comigo, e tava de Rehab por isso não ia comprar. Amei o Projeto Biblioteca, tudo de bom mesmo. Quem sabe não nos encontramos na Bienal de 2014 dessa vez??…kkkkk….Infelizmente eu já estava la no portão esperando minha carona, se tivesse me ligado mais cedo dava pra adiar um pouco.

    Abraços,
    MB http://www.vidadeleitor.com/

    Resposta
  • Poxa, eu fico só na vontade, não da pra ir, e aqui no ES não tem. Seria tudo conhecer autores, pegar autógrafos e poder comprar uns livros bem baratinhos, rs. Adorei as fotos!

    Resposta
  • Fui pela primeira vez como blogueira (agora ex) ano passado aqui no RJ e foi uma experiência incrível.. fui em 3 dias q não foram suficientes.. é como estar em um lugar mágico.. na nossa própria fábrica de chocolate ou algo do tipo….
    É uma pena q ai não tenha a pompa do q tem em RJ e SP…. mas o q de certa forma é bom para aproveitar mais as outras coisas tb…. aqui é quase impossível o espaço jovem, ou conhecer os autores… quer dizer.. tem q ter aquela paciência eheeheheh e q a minha já fez esgotar por tantas horas heeheh.

    A bienal os livros são caros msm… mas sinceramente.. é tanta euforia que não consigo resistir em comprar os livros caros (lógico q tem q ter brindes juntos e tal rs)… e pelo visto não passou por isso =/. (Fiquei uma semana com o corpo dolorido de carregar o peso dos livros o dia inteiro kkk)

    ótimo post
    bjs
    @DaniFuller2

    Resposta
  • o/
    Que legal que vcs aproveitaram bastante!!!
    Quantos autores!
    Eu tenho vontade de ir numa Bienal, mas moro no interior do RJ e fica mais difícil. Mas um dia eu vou !

    Resposta
  • Que lindo! Obrigado Philip, pelo enorme carinho. Foi realmente um prazer te conhecer e interagir de forma tão agradável. Nos vemos por aí, ou quem sabe em s. Paulo.

    Beijos

    Resposta
  • blogtammyluciano

    Obrigada pelas palavras! A Bienal de Minas estava lindaaaaa!!!
    Bjinhos. Tammy
    @tammyluciano

    Resposta
  • own que massa foi o evento *———* , o estande da NC pelo visto estava divino *O* , uma pena que eles não tenham feito estante na Bienal de Brasília t____t . A última foto ficou demais, mas você podia ter tirado o óculos né Phil? huehuehuehuehuehue'.

    Beijão,

    Cantinho de uma garota
    @thalita0liveira

    Resposta
  • aaaaaaaaaaaaaaah 🙁 eu fiquei de ir no ultimo fds,e adivinhem ? CANCELARAM , só pq eu ia *choraaaaaaaaaaaa* mas acompanhei tudo pelo twitter deles, e aproveitei de longe :/ Foi lindo demais, e vs é um sortudo de ter ido viu rs , 2014 tô lá ! :*

    Resposta
  • Que chique *–*
    Deve ser tão emocionante conhecer esse monte de gente e poder conversar com os autores lindos e maravilhosos dos nossos livros queridos!
    Espero poder ir n bienal de SP esse ano (yn)
    Adorei as fotos 😉

    Beijos
    Geê – almaleitora.blogspot.com

    Resposta
  • Davi Ferreira

    Ahhhhhhhhhhhh, que poste perfeito !!!
    Adorei todas as fotos, parabéns ao blog.

    Resposta
  • Demais né Matt??? Mesmo os livros carinhos, só a emoção compensa qualquer coisa….kkkkk
    2014 estamos lá, mas antes tem a de SP… bora??

    Philip Rangel
    Entrando Numa Fria

    Resposta
  • Quanto teve uma bienal aqui em Recife/PE fui achando queia sair cheeeeeeeeeeeeia de livro e sai zerada! Pois é, sem nenhuma aquisição, acredite se quiser! Pensei que ia encontrar preços baixos, promoções e nada. Ao contrário, tudo o triplo de preço. Pura decepção. =/

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.