CinemaCríticasLançamentos

O melhor está por vir | Crítica

Dirigido e estrelado por Nanni Moretti, esta comedia leve ambientada na Itália dos anos 50 mostra o grande talento do diretor e ator em nos envolver com o ambiente em que suas histórias são contadas. Aqui nosso envolvimento curiosamente acontece com um personagem que a medida que o filme avança vai de estravagante para insuportável. Nanni faz Giovanni, um diretor de cinema envolvido na filmagem de um filme sobre comunistas italianos. Ele é um furacão que absorve a atenção e energia de todos a sua volta valendo-se do seu respeito na indústria cinematográfica. Isso é perigoso, por vezes podemos confundir Giovanni com Moretti. 

É bem fácil assistir este filme e lembrar do grande êxito também dirigido por Nanni Moretti, ¨O Quarto do filho¨, onde o diretor nos insere fundo em agradável ambiente familiar. Aqui também rapidamente somos envolvidos na personalidade forte do protagonista Giovanni e no que ele causa ao seu redor, em sua filha e esposa que ao invés de trabalhar com ele, está mais de ´para ele´. Esse excesso de ego é difícil de conviver, mas a paciência de seus familiares faz um contraponto.

¨O melhor está por vir¨ pode nos fazer entender o quanto é difícil realizar um filme, que envolve tantas pessoas, interesses e egos. No entanto pode causar mais a sensação de desconforto em ter que assistir um personagem por vezes chato. Isso pode ser uma falha narrativa, mas demonstra na realidade um acerto porque nos sentiremos afetados por Giovanni, principalmente se você se identifica como mulher.

Frames “Il Sol Dell’Avvenire” Nanni Mretti Director Michele D’Attanasio Cinematographer

Durante a filmagem Giovanni é interrompido pelos palpites dos próprios atores de como deve ser o tom do filme, e não se enganem isso é normal, o cinema é muito colaborativo. Mas Giovanni está um pouco inseguro, principalmente porque suas afirmações esbarram nas ideias contrárias de sua equipe e ele em muitos momentos atropela essas interferências em defesa do que acredita. 

E como um momento irônico do filme, Giovanni interfere de maneira absurda na filmagem de um outro colega diretor, dizendo como deve ser filmado, mudando câmera, cansando os atores por inacreditáveis horas adentro. É uma violência, exatamente como também fizeram com ele, seus companheiros de filmagem ou as poderosas empresas produtoras envolvidas focadas no retorno financeiro e em números que ninguém vai se lembrar nos tempos seguintes. De um posicionamento de comedia leve, ¨O melhor está por vir¨ vai bem mais a fundo em sua proposta, um bom filme para se comemorar anos de carreira de Nanni Moretti.

Nota:  3,5 de 5
O melhor está por vir (Itália, 2024)

Titulo Original: II sol dellávvenire

Direção: Nanni Moretti

Roteiro: Francesca Marciano, Nanni Moretti

Elenco: Nanni Moretti, Margherita Buy, Silvio Orlando, Barbora Bobulova, Mathieu Amalric

Produtor: Domenico Procacci, Nanni Moretti, Jean Labadie

Distribuição: Pandora Filmes

Vitor Damasceno

Estudante de cinema atualmente vivendo em Buenos Aires.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.