CinemaCríticas

Primeira noite de Crime (2018)

Diretor: Gerard McMurray
Roteiro: James DeMonaco
Elenco: Y´Lan Noel; Lex Scott Davis; Joivan Wade,  Marisa Tomei; Patch Darragh
Direção de Arte: Anastas N. Michos
Montagem: Jim Page

Quando um novo partido político, o New Founding Fathers of America, ascende, é anunciado um novo experimento social. São 12 horas sem lei, em que o governo incentiva as pessoas a perderem toda e qualquer inibição. A participação não é obrigatória, mas como estímulo, 5.000 dólares é dado para quem fica na cidade, e mais prêmios para quem participa.

A Primeira Noite de Crime é um filme confuso que ao invés de explicar e explorar a origem da noite do expurgo somente reforça o conceito já trabalhado nos outros filmes da franquia. A premissa da política permanece no novo trabalho, mas a alusão a distopia (muito presente nos outros capítulos) no filme é percebida de forma diluída. O longa conta com excelentes seqüências de ação, mas a narrativa e os acontecimentos dos fatos apresentam falhas chegando a confundir o espectador.

Os personagens são estereótipos e suas motivações são pouco trabalhadas. O chefe do trafico Dmitri (Y’lan Noel), a manifestante Nya (Lex Scott Davis) e seu irmão Isaiah ( Joivan Wade) encabeçam a lista de personagens principais. Eles  conseguem criar no publico certa empatia e funcionam bem enquanto equipe, mas individualmente são personagens rasos com poucas camadas.

A personagem de Marisa Tomei, Dr Updale, é praticamente desperdiçada no filme. Como criadora do evento anual das 12 horas sem lei esperava-se mais de sua personagem que é pouco desenvolvida pelo roteiro e mal aproveitada na trama. A obra também não deixa clara a origem do partido político “Pais Fundadores da America”, não sabemos realmente quem são.

O filme também perde a oportunidade de explorar um mundo fora de noite de expurgo. A ilha de Staten Island, devido a sua alta taxa de criminalidade e pobreza, foi isolado para realizar em caráter experimental a primeira noite de expurgo. Ao longo da historia percebemos que esse evento recebeu cobertura da mídia, porém somente os ocupantes da sala de controle do projeto assistem o que acontecem.

Quarto filme da franquia Noite de Crime tem uma boa premissa englobando política ao tentar ao explicar a primeira noite de crime. Quem é fã da franquia vai se deleitar com as ótimas cenas de ação e personagens carismáticos, para os fãs mais exigentes a narrativa confusa pode ser um ponto fraco no filme, o que não chega a atrapalhar o divertimento.

Nota 3,5/5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.