LivrosResenhas

Livro: 13 segundos – Bel Rodrigues

Título: 13 segundos
Autora: Bel Rodrigues
Ano do lançamento da edição: 2018
Páginas: 304
Editora: Galera
Onde Comprar: Amazon

O fim de um relacionamento é sempre um período difícil, mas isso se intensifica quando você está no último ano do colegial e precisa decidir o que será do seu futuro. Lola sabe que a decisão foi o melhor para os dois, mas aquela saudade de alguém que estava sempre presente é inevitável. Agora, tudo que Lola quer é deixar isso para trás e focar em pôr a vida em ordem novamente, se redescobrindo após um relacionamento que exigiu tanto dela e reavaliando suas prioridades: estudo, amigos, família e o canto, sua maior paixão. Com o corte do coral das atividades extras, a garota finalmente decide ouvir seus amigos e resolve criar um canal no YouTube para postar alguns covers, nada mais do que um hobby para substituir seu tão amado coral. Focada em não se relacionar seriamente e aproveitar as festas do último ano, tudo parece se alinhar quando Lola conhece John, um intercambista que busca exatamente o mesmo que ela: se divertir e criar memórias inesquecíveis. Quanto mais as coisas mudam, mais a garota percebe como perdera seu tempo tentando salvar um relacionamento que já estava naufragado, e como agora ela se sentia genuinamente feliz com as pessoas incríveis à volta e seu grande hobby se tornando cada vez mais influente. Entre conselhos sinceros, noites quentes e provas do Ensino Médio, a única coisa que Lola não poderia prever era o quão rápido tudo poderia desmoronar. Em treze segundos, especificamente.

Autores nacionais vêm crescendo muito em nosso país ultimamente.  Em nosso meio  podemos destacar outros “novos” autores que começaram a ganhar créditos e por serem leitores ferrenhos trazem suas histórias, os booktubers. Bel Rodrigues é uma dessas booktubers que publica em um canal no youtube de mesmo nome. Hoje, com mais de 413 mil seguidores, trazendo conteúdo literário, trouxe seu primeiro livro ao mundo, 13 Segundos. Livro esse publicado pela editora Galera Record, índice de vendas na última Bienal. O livro foi escrito aos 14 anos de idade, depois de presenciar uma cena de “revenge porn”,  problema este que assola muitas mulheres em nosso país.

Em 13 segundos, iremos conhecer Lola, uma garota que está em seu último ano do ensino médio e acabou de terminar com seu namorado, Leo. Logo no início do livro devemos parar um pouco e refletirmos sobre um tipo de “relacionamento abusivo”. É o foco que a autora nos apresenta. Lola e Leo tinha um ótimo relacionamento que com o tempo foi se desgastando, ele implicando com os amigos da garota até chegar o momento dela terminar com ele e ainda ser ameaçada. Não muito diferente de nossa realidade. Mesmo pela decisão, ela ainda sente balançada, mas feliz pelo termino do namoro.

Um outro ponto é a base sólida que Lola possui com sua família. Apesar dela não ter um pai dentro de casa por serem separados. Lisa, a mãe de Lola possui uma base sólida dentro de casa representando muitas mulheres que criam seus filhos sem a presença de um pai. Uma mulher que preocupa muito com suas filhas. Um destaque especial é para Nina, de 7 aninhos, irmã adotiva de Lola, muito inteligente e esperta. O relacionamento das duas emociona muito. Um outro ponto relevante da autora é mostrar que uma menina adotiva e negra ao lado de uma família branca pode ser feliz sem preconceitos.

As amigas da personagem são fieis e leais a amizade com Lola. Ariel, Anna e Mel são loucas, mas felizes.  E temos aqui um casal de lésbicas, mais um ponto abordado pela autora. Do outro lado também temos os meninos, Bruno, Vini, Diego e John.  Bruno por exemplo é um garoto alegre e bastante destacado dentro do livro por ser fiel a sua amizade com Lola. E se não vai ter romance? Sim, vai! A forma que Lola e John se conhecem e ela tenta fugir, não imaginaria quão perto eles estariam depois de uma noite de descontração . Um grande susto para a garota ao abrir as portas para ele dentro de sua vida. Aos poucos ele vai conquistando o seu lugar.

O outro momento do enredo é a protagonista amar música, ser uma das meninas que canta no coral da escola. Aos poucos vamos percebendo a sua qualidade, o seu relacionamento com John vai crescendo muito bem, até ser convencida em criar um canal no youtube para mostrar ao mundo o seu talento. Esse talento não poderia ficar preso para alguns, mas deveria ir longe. A fama também tem seus contras e seus momentos de exposição. Tudo ia muito bem, até que fotos foram expostas nas redes sociais e tudo acabou desmoronando.

Tudo o que parecia ser perfeito acaba indo para o ralo por uma pessoa que queria vê-la destruída. E conseguiu! Fora as decisões erradas que a garota comete ao culpar uma pessoa que não teve nada com o problema. Aqui, o ponto central da trama e muito bem escrito pela autora. O “Revenge Porn” é um crime amparado por lei e se torna cruel com muitas mulheres e até homens em terem suas fotos pessoais ou vídeos expostos em redes sociais por conta de uma vingança. Os resultados dessa “brincadeira” ou “doença” se torna sério quando problemas sérios acontecem psicologicamente com aquele que sofreu o atentado.

Bel Rodrigues transformou o real em uma ficção para que possa chegar a muitas pessoas que sofrem diariamente por esse mal. Mostrou outros momentos que me deixaram alegres em um único livro finalizá-lo pensativo, fora um final perfeito.

A editora Galera Record acertou muito em trazer um livro forte, uma leitura gostosa e fluida. A capa possui tudo haver com a trama. O capricho com a diagramação fizeram o grande resultado e o motivo da obra ser índice de vendas.

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.