Resenhas

Resenha: A Descoberta das Bruxas, por Deborah Harkness

a descobertaNome do Livro: A Descoberta  das Bruxas
Série: All Souls #01
Nome Original: A Discovery of witches
Autor(a): Deborah Harkness
ISBN: 9788532526489
Páginas: 640
Editora: Rocco
Ano: 2011
Avaliação:5/5
Onde Comprar: Compare Preços

Diana Bishop passou a vida inteira tentando negar a sua verdadeira identidade. Filha única de pais bruxos, ela se torna órfã aos sete anos de idade e passa a rejeitar as suas habilidades mágicas, determinada a se parecer o máximo possível com os humanos. Contudo, Diana acaba descobrindo acidentalmente um misterioso manuscrito escondido há muito tempo nos arquivos da biblioteca Bodleiana, em Oxford, e se vê forçada a encarar o legado que tentara ignorar de todas as maneiras. O manuscrito, conhecido como Ashmole 782, tem um poder ao mesmo tempo tentador e intimidador. Diana rapidamente o devolve ao arquivo, ansiosa para retornar a sua vida normal. Sem se dar conta, ela descobre uma obra capaz de destravar todos os segredos do seu mundo e, com isso, iniciar uma guerra – tornando-a o principal alvo dessa batalha.

Você já se imaginou viver entre bruxos, demônios e vampiros? Três raças que vivem no meio da escuridão  camuflados junto a nós. Nessa premissa que podemos começar a ter uma ideia do que encontraremos na escrita e enredo de Deborah Harkness. O lado misticismo e sobrenatural convivem juntos com a ciência, apresentando pitadas gostosas de magia, romance e muito…muito mistério  é o que você leitor vai encontrar ao ler A Descoberta das Bruxas.

Diana Bishop uma historiadora que sempre negou sua influência com o lado da magia, é na realidade uma bruxa. Última descendente da família Bishop, por ser filha única de seus pais que morreram em uma tragédia que mudou a sua vida. Morte muito dolorosa, uma vez que seus pais descendiam de uma linhagem muito importante da magia. Diana sempre tentou evitar ou tentar esquecer de sua capacidade como bruxa, até que em um dia  quando realizava uma pesquisa de pós- graduação na biblioteca Bodleina de Oxford, sem perceber leu um manuscrito chamado: Ashmole 782.  Quebrando um feitiço feito há séculos, quando percebe o seu feito ou erro, já era tarde demais.

Artefato este poderoso, acaba atraíndo para a biblioteca grandes bruxos, demônios e vampiros especialmente um grande e renomado vampiro de 1500 anos de idade, poderoso e muito sombrio- Matthew Clairmont– misterioso professor e médico geneticista que acredita revelar os segredos de todas as espécies e todas as criaturas que o procuram por algum motivo. Ele ainda começa a proteger Diana, que não parece saber do grande perigo que irá se submeter daqui para frente.

Como se ainda não bastasse, Diana sabe de todos os perigos em se aliar com um vampiro ou algum ser sobrenatural. Avisada por suas tias, nossa protagonista não se importa com a ideia e esse elo de proteção de Matthew com ela poderá causar grandes transtornos e repercussões que a deixará em prova envolta de seus grandes poderes. Por uma viagem longa, em locais bastantes desejados pelo menos por mim, como: França, Nova York e em  Oxford, nossos protagonistas irão encarar seus medos, como seus passados, tentando solucionar todo o problema ocasionado e muitas vezes tentar driblar os poderes de outros seres como bruxas que querem deixar Diana como uma marionete.

No enredo, somos levados para uma aula sobre os cavaleiros templários, a revolução americana e passando ainda por  uma aula sobre as cruzadas onde a alquimia e a ciência sempre andaram juntas. Se você leitor, como eu, gosta de mergulhar em uma grande aventura, aprender algo com sua leitura, este enredo te deixará afoito em cada página. Buscando mais conceitos, acontecimentos que repercutiram sendo verdadeiros ou não com o nosso mundo real.

A escrita de Deborah Harkness é incrível, nunca tinha lido um livro que mesmo denso, faz com que o leitor devore em pouco tempo e fique esperando sua sequência. Seus personagens são muito bem construídos e estruturados, deixando a ansiedade em descobrir os poderes ocultos do manuscrito e o que nossos personagens irão enfrentar como quais caminhos irão percorrer. O talento da autora pela ficção foi fundamental em unir alquimia com fatos marcados pela ciência, deixando o leitor pensativo sobre aquele determinado assunto. Diferente de outros livros, o romance não é forçado, Diana e Matthew vão se conhecendo aos poucos, julgando cada sentimento, deixando cada momento consistente aos acontecimentos que eles estão enfrentando.

A editora Rocco fez um trabalho incrível e muito competente ao lado do livro, desde quando vi o livro no skoob tive vontade em lê-lo, confesso que foi uma das grandes oportunidades que tive e estou muito ansioso pela sua continuação que acontecerá ainda no primeiro semestre de 2013. A diagramação, ilustração de capa foram muito bem desenhados, refletindo o que iremos presenciar dentro do enredo. Os personagens secundários souberam ainda roubar diversas cenas como:  Baldwin, um vampiro que mesmo aparecendo pouco,  pode despertar curiosidades. Ysabeau, uma vampira milenar, que reflete todo o seu poder e seu humor fechado. Altas risadas ao lado das bruxas Em e Sarah, junto com uma gatinha não tão alegre, Tabitha, deixará momentos de risadas. O enredo é alternado entre primeira e terceira pessoa, diferenciando entre os personagens principais e secundários.

O livro é muito bem produzido, citações de autores renomados também estão dentro das páginas, acredito que se você gostou do que abordei, corra agora mesmo para uma livraria mais próxima e leia. Você não vai arrepender!

“— Sou eu que faço a mediação entre os elementos, trazendo conformidade a cada um deles – murmurei com lábios machucados. – Eu torno o que úmido é em seco outra vez, e o que seco é em úmido. Eu torno o que duro é em suave outra vez, e o que suave é em duro. Como eu sou o fim, o meu amado é o começo. Eu contenho toda a obra da criação, e todo o conhecimento se oculta em mim… 
— Quem ousa me separar do meu amor? Ninguém, pois o nosso amor é tão forte quanto a morte.”

Trilogia All Souls :

1. A Descoberta das Bruxas (resenha)
2. Shadow of Night (previsão para o 1º semestre de 2013)
3. Sem nome (sem previsão)

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

30 thoughts on “Resenha: A Descoberta das Bruxas, por Deborah Harkness

  • Ana Beatriz

    parece ser muito legal, com certeza pretendo ler!!
    muito boa a resenha!!

    Resposta
  • Clara

    Ahhhh esse livro parece ser perfeito, tenho muita vontade de ler ele! Adorei sua resenha, só me deixou mais curiosa!

    Resposta
  • Huuuuuuum, parece ser mto viciante haahahaha fiquei curiosa pra ler!

    Beijão

    Resposta
  • Débora Jacqueline

    Olá,td bem?
    Com certeza quero ler o livro.
    Ainda não li nenhum livro da Deborah.

    Resposta
  • Isabelle Hoffmann

    Achei o tema do livro bem interessante! Parece que o tema Bruxas/vampiros/demônios me atrai muitas vezes haha E pelo jeito esse parece ter um clima bem tenso! Ainda não li nenhum livro da Deborah. Fiquei bem curiosa pra ler!!

    Resposta
  • Gostei muito da sua resenha, pois deu-me uma idéia do que esperar do livro, que por sinal, eu não conhecia, mas pretendo ler em breve.

    Resposta
  • Fernando Goncalves

    Parece ser muito bom. Gosto de livros que envolvem coisas misticas e etc.
    Ótima resenha 🙂

    Resposta
  • Philip!
    Esse é o tipo de livro que gosto, carregado de misticismo, mistérios e seres sobrenaturais.
    Fico sempre admirada como faz sua resenha de forma completa, carregada de detalhes e que aguça minha curiosidade.
    Parabéns!
    cheirinhos
    Rudy

    Resposta
  • Jacqueline Schultz

    Muito boa a resenha, parabéns!
    Fiquei na super vontade de ler!!
    adoro livros com temas sobrenaturais…

    Resposta
  • Lorrine Leite

    Nossa, não sabia que esse livro fazia parte de uma série.
    Já tinha ouvido falar, mas essa é a primeira resenha que leio dele. Parece um enredo bem rico.
    Atualmente não to numa fase de ler livros sobrenaturais, mas esse vai ficar na listinha aguardando a oportunidade.
    Bjs

    Resposta
  • Camila Sais

    Olá! Já tem bastante tempo que quero ler este livro e até hoje não o comprei, que tristeza. xD Parece muito interessante, adoro livros de fantasia que envolvem bruxas e afins x) O enredo parece ser bem rico, e não sabia que fazia parte de uma série! Melhor ainda, rs. Ótima resenha!

    Resposta
  • Ro Angarten

    Comprei esse livro na Bienal 2012, mas até agora não tinha tido vontade de lê-lo, mas pela resenha vi que a história é muito legal tem todos os ingredientes que eu gosto, e não sabia que se tratava de uma trilogia.
    Vou começar a lê-lo agora mesmo.
    PArabéns pelo blog e pela resenha!

    Resposta
  • Pamela Liu

    Parabéns pela resenha.
    Achei o livro bastante interessante, adoro livros com pitada de sobrenatural e aventura.
    A capa é linda e é bom saber que é uma trilogia e não uma série de milhares de livros.

    Resposta
  • Willian

    Resenha muito bem elaborada, aboradando os pontos interessantes do livro, despertando a curiosidade dos leitores, vale a pena conferir.

    Resposta
  • Marcelo

    Olha… pra falar a verdade tirando a parte histórica do livro o enredo me pareceu bastante “manjado”, mas sua resenha tão apaixonante demonstra que a autora foi bastante competentente ao se utilizar de um tema já tão explorado, vai pra minha lista.

    Resposta
  • Nardonio

    Gosto muito de livros com toda essa mistura que você falou. A grande pergunta seria se a autora iria conseguir desenvolver bem essa mistura, e pelo jeito, ela conseguiu se dar bem na narrativa.
    Gostei bastante da capa e da trama em si. Espero ter a oportunidade de ler em breve.

    @_Dom_Dom

    Resposta
  • Cristiane de oliveira

    Minhas amigas literárias sempre falam desse livro e de como ele é bom e agora que li sua resenha estou com muita vontade de ler e ver como se desenrola a história.

    Resposta
  • Stefany Ribeiro e Ribeiro

    que incrível!!!!!
    adorei a resenha, eu amo esse tipo de livro com bruxas e mistério e magia..ahhhh super quero!!!!
    mais um para a minha nada pequena lista de livros.
    bjo!

    Resposta
  • Thicy Lopes

    Já tinha visto esse livro, mas essa foi a primeira resenha que li dele, e eu adorei!!
    O livro parece ser muito bom e acabou me conquistando!!

    Resposta
  • Kathia Emidio Viana

    Parabéns pela resenha muito bem elaborada!!! Adoro histórias de bruxas,suas crenças…seus poderes que utilizam os 4 elementos da natureza, sua magias…enfim o livro parece ser bem legal e fiquei muito afim de ler ! Bruxas são tudo de bom!!! Beijossss

    Resposta
  • Rosiclécia Amaral

    Amei a resenha…
    E saber o livro trata de uma fantasia, meu estilo de leitura favorito, me encanta mais ainda, além de toda esta parte mítica e de como sempre a grama do vizinho é mais verde… Poxa Nasceu bruxa e queria viver como uma humana ai não ia dar certo mesmo…

    Beijos e até mais.

    Resposta
  • Vanilda Procopio

    É a primeira resenha que leio sobre o livro e confesso que fiquei se fôlego só pelas suas considerações. Além do sobrenatural, tem muitos outros elementos que me atraem muito, como os templários, cruzadas … e parece ter muita aventura. Pela sua resenha percebi que o livro é muito mais do que eu imaginava.

    Resposta
  • Greiciely

    Ta ai, não sabia que o livro tinha continuação. Já me indicaram esse livro e eu fiquei curiosa mas com pé atras com 2 coisas: Não gosto de livros de bruxas e muito menos que relaciona vários seres sobrenaturais, acho mega confuso. Acho muito bacana quando o autor tras elementos historicos pros livros, mostra interesse e aprendizado pra nos, não é só uma leitura pra passar o tempo. A rocco, apesar do preço e da quantidade de cola (pouca e, com isso o livro “abre”), sempre trás livros maravilhosos, nunca vi um que era ruim.
    Espero ler em breve, agora tá mais perto de uma continuação rsrs
    Bj

    Resposta
  • Lucila

    Não tinha conhecimento desse livro ainda, gosto desse tema, “Bruxas”, acho que todo mundo tem um Q de misticismo e curiosidade a respeito, quero muito ler.

    Resposta
  • Diana Menucci

    Olá,nossa a história deve ser incrível,ainda mais uma estória com seres sobrenaturais é tudo de bom,é mais divertido,lidamos com situações que não poderia existir realmente,então adorei sua resenha e espero ler esse maravilhoso livro em breve!bjos

    ps encontrei o primeiro para baixar, onde posso baixar os outros?!
    http://portugues.free-ebooks.net/ebook/A-Descoberta-das-Bruxas para quem quiser

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.