LivrosResenhas

Resenha| A Guerra pela Uber – Mike Isaac

Travis Kalanick transformou toda uma industria e ganhou bilhões de dólares, e fez isso destruíndo tudo e todos que entraram em seu caminho. Uma instigante leitura sobre uma cultura nociva” Vanity Fair

Quem nunca pediu um carro por aplicativo no celular? Isso hoje é uma das coisas mais fáceis e práticas que podemos fazer ao lado de um smartphone. Os preços são atraentes e eles te entregam na porta. Os preços abusivos dos táxis, agora nunca mais! O que veio mudar tudo isso foi a Uber, e aqui no livro, A Guerra pela Uber iremos nos deparar com essa empresa que mudou o mundo e que por muito tempo foi uma das empresas mais sujas e odiadas por muitas indústrias, você sabia?

O CEO responsável por toda essa faceta que atingiu todo o mundo é Travis Kalanick. Um jovem descolado e muito ambicioso, desafiou a ira de muitas empresas de táxis, que logo detinham o poder. O CEO muda e decide os rumos então da empresa, cercando de pessoas que são parecidos com ele. Os funcionários que trabalham com ele são ambiciosos, iguais ao dono. E ao lado dele, espalharam a Uber ao mundo. Para chegar a tudo isso, não foi fácil, muita espionagem no meio industrial, assédios morais e sexuais, longas horas de jornadas de trabalho, sujeiras e muito dinheiro, fora sexo, drogas e tudo mais que essas coisas norteiam. Ficou assustado?

São vários fundadores e seus caminhos percorridos para chegar na Uber. Eram inteligentes e muito criativos, e com experiências aqui na internet. A intenção era revolucionar o mundo. E conseguiram! Travis, queria ser tão grande como a Amazon, que é um dos grandes do império varejista, que abrange hoje todos os setores. Como esta mudou a forma de compra e consumo, faliu muitas empresas, a Uber mudou a indústria do transporte. No início, era voltado somente para pessoas ricas e carros luxuosos, sabia? Somente quando chegou o UberX, criou a possibilidade de qualquer pessoa poder usar e desfrutar do serviço, o que gerou uma terrível guerra.

As lutas com o governo foram grandes para sobreviver, pois como os interesses financeiros do outro lado são grandes, o serviço autônomo não gostariam que vencessem. Precisariam pagar tributos ao governo federal e outras artimanhas que os contadores conhecem bem. Qualquer um com seu tempo livre poderia ser motorista da Uber, lucrando com o sistema. Em 2009 foi uma revolução, diferente de hoje que é tudo normal.

Tudo isso para sintetizar no poder e chegar ao dinheiro. Dominaria ainda o mundo, oferecendo muitos incentivos para motoristas, smartphones grátis e milhares de corridas grátis para fazer a Uber cair no gosto das pessoas. Lembram? E isso aconteceu. Essa odisseia trouxe muitos investimentos e um grande risco pela ganância.

Eu fiquei chocado por tanta coisa errada, dinheiro e tramoia que circulou tudo isso. Fora a isso, o livro foca ainda no profissional que não tem carteira assinada, trabalha horas para no final do mês ter o dinheiro para sustentar a sua família sem um aparato legal. Não seria a empresa lucrando mais que os motoristas? Seus capítulos são ágeis e muito bem definidos, não possui aqui uma linguagem técnica, pelo contrário ela chama e atiça o olho do leitor. A mudança ocorre quando o antigo CEO e festeiro proporciona lugar para outro mais centrado e focado. E no cheque final vemos um absurdo de avanços como no Brasil. Indico muito a leitura, por ser completo e prático!

A editora caprichou na edição nacional, a textura da capa é interessante, como um veludo. Um enredo rodeado de principio e fim, muita sujeira, guerra e uma revolução. Você não vai demorar a ler!

Deixe seu comentário aqui e me diga o que achou!!

A guerra pela Uber
Autor(a): Mike Isaac
Editora: Intrínseca
ISBN:  9788551006504
Ano: 2020
Páginas: 464
Nota: 5

Tradutores: Alexandre Raposo, Bruno Casotti e Leonardo Alves

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.