Resenhas

Resenha: A Marca de Atena, por Rick Riordan

A_MARCA_DE_ATENA_1367601831PNome do Livro: A Marca de Atena
Série: Os Heróis do Olimpo #03
Nome Original: The Mark of Athena
Autor(a): Rick Riordan
Tradução: Raquel Zampil
ISBN: 9788580573107
Páginas:480
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Avaliação: 5/5
Onde comprar: Compare Preços

Annabeth está apavorada. Justo quando ela está prestes a reencontrar Percy – após seis meses afastados por culpa de Hera -, o Acampamento Júpiter parece estar se preparando para o combate. A bordo do Argo II com os amigos Jason, Piper e Leo, ela não pode culpar os semideuses romanos por pensarem que o navio é uma arma de guerra grega: afinal, com um dragão de bronze fumegante como figura de proa, a fantástica criação de Leo não parece mesmo nada amigável. Annabeth só pode torcer para que os romanos vejam seu pretor Jason na embarcação e compreendam que os visitantes do Acampamento Meio-Sangue estão ali em missão de paz. Os problemas de Annabeth não param por aí – ela carrega no bolso um presente da mãe, que veio acompanhado de uma ordem intimidadora: Siga a Marca de Atena. Vingue-me. A guerreira já carrega nas costas o peso da profecia que mandará sete semideuses em busca das Portas da Morte. O que mais Atena poderia querer dela?
O maior medo de Annabeth, no entanto, é que Percy tenha mudado. E se ele já estiver habituado demais aos costumes romanos? Será que ainda precisará dos velhos amigos? Como filha da deusa da guerra e da sabedoria, Annabeth sabe que nasceu para liderar; no entanto, também sabe que nunca mais vai querer viver sem o Cabeça de Alga.

Rick Riordan não cansa em mostrar toda a sua competência entre os seus livros! Em A Marca de Atena não foi diferente, imaginem! Apresentar três semideuses ocasionava uma confusão enorme, agora que encontraram os sete, a confusão ficou em dobro e muito mais acirrada. Como um dos melhores escritores, Riordan aclamou seu nome dentro das mitologias já lançadas. Por aqui, nada foi desapontado pelo contrário, a ansiedade só fez crescer de acordo com os acontecimentos em cima do enredo.

Em O Herói Perdido, conhecemos Jason, Piper e Leo, três semideuses desconhecidos que chegaram ao Acampamento Meio-Sangue, e terão de cumprir uma profecia muito perigosa e certeira. Enquanto isso, Annabeth no auxílio dos novos semideus tenta encontrar Percy Jackson que sumiu sem deixar pistas. Em O Filho de Netuno, o enredo se inicia do outro lado, abrindo para um novo acampamento denominado como Júpiter. Aqui, os acontecimentos retomam mostrando onde Percy veio parar e somos apresentados aos romanos para Frank e Hazel que juntam ao grupo de semideuses pela profecia. E sem contar mais, quem leu sabe da troca de Jason e Percy, que tudo interferiu nos mesmos e que juntando os novos semideuses: Jason, Piper, Leo, Hazel, Frank e lógico Percy, Annabeth, formam os sete semideuses da grande profecia – aquela do primeiro livro e a mesma que finalizou a saga Olimpianos, lembram? Agora que tudo foi apresentado e você leitor revisou os acontecimentos vamos para A Marca de Atena, cuidado com alguns spoilers. 

A bordo do Argo II finalmente os semideuses do Acampamento Meio- Sangue chegam ao Acampamento romano Júpiter, e tudo leva a crer que os romanos estão meios com pé atrás pelo tamanho da embarcação sabendo que existem um pequeno confronto entre romanos e gregos. Ultrapassando os limites da Nova Roma eles consegue aterrissar a embarcação e esperam que eles percebam que tudo é em missão de paz, enquanto isso, Annabeth só tem o desejo de encontrar Percy e poder beijar, abraçar o namorado.  Pelo controle de Gaia, ela acaba controlando Leo e atacando o Acampamento Júpiter, provocando uma revolta entre os romanos pelo descumprimento de paz. Os semideuses conseguem fugir e logo precisam descobrir o paradeiro de Nico di Angelo e deter finalmente Gaia, antes que ela renasça finalmente.

Fora isso, Annabeth continua com receios se ele mesmo se lembra dela e o sentimento ainda continua. Até ela receber uma mensagem de Atena, pedindo que ela siga a marca de Atena e pedindo vingança. Agora pela profecia os semideuses irão parar nas Portas da Morte para tentar cumprir com suas obrigações antes que algo impossível aconteça.

– […] Ser um herói não significa que você é invencível. Significa apenas que você é corajoso o suficiente para se levantar e fazer o que é necessário.

Riordan, finalmente passou uma missão sangrenta para Annabeth, com a missão de seguir a Marca de Atena e cumprir a vingança ela será a responsável por colocar o fim nos conflitos entre gregos e romanos de alguma forma e diretamente são ligados (não vou contar) a deusa Atena. O autor ainda soube conduzir todo o enredo intercalando novamente seus capítulos pelos personagens, mostrando um pouco a visão de ambos. Gostei muito de ter Piper novamente na narrativa. O livro ainda é mais intenso e é obrigatório ter lido os livros anteriores para compreensão do mesmo, caso contrário o leitor pode se perder nos embalos que a sequência proporciona. Fiquei me perguntando como o autor pode melhorar sua escrita de livro a livro, fiquei impressionado na concordância e nas amarras dos acontecimentos já apresentados. Aqui a narração ficou entre Annabeth, Piper, Leo, Percy ligando com toda certeza aos outros semideuses e os fatos que estão acontecendo com eles. Fora os momentos cômicos e engraçados. O final do enredo é de tirar o fôlego e pedir correndo sua sequência em A Casa de Hades, que chega ainda no segundo semestre de 2013.

A editora Intrínseca segue com sua mesma diagramação dos livros anteriores do autor, sem nenhum mistério que possa ser abordado por aqui. A tradução continua nas mãos de Raquel Zampil, denotando toda a sua perfeição e fidelidade com a escrita do tio Rick. Enquanto ficamos órfãos por um tempo da sequência da série, convido-os para conferir os outros extras escritos pelo autor já lançados pela editora Intrínseca.

Um dos melhores livros da série! Intenso, envolvente e dinâmico, tudo o que você leitor vai encontrar por aqui! E preparem-se para respirar, o que será difícil ao ler ! Uma mitologia para todas as idades.

 

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

18 thoughts on “Resenha: A Marca de Atena, por Rick Riordan

  • Adorei sua resenha Phill ainda não li nenhum dos livros dele porém acompanho pois minha filha adora e lê todos eles. Ela também acha este um dos melhores =)
    Bjus
    Val

    Resposta
  • Oi, Philip.
    Adorei a sua resenha.
    Gosto muito dos livros do Rick Riordan e gostei bastante desse livro em questão por ele dar mais destaque para Annabeth!
    E que venha A Casa de Hades!! hehehe
    beijos
    Camis

    Resposta
  • Rafael Fernandes

    Simplesmente adoro quando você cita os tradutores, aliás eles tem um trabalho e tanto para fazer um livro, ainda mais com o do tio Riordan.
    Eu tenho o primeiro e o segundo livro e ainda não tive coragem de ler, mas tenho muita vontade, gosto muito de mitologia, e os livros do tio Riordan tende a agradar todo mundo, acho que também vou gostar.
    Ainda bem que pela sua introdução na resenha me fez lembrar de como é a história, fiquei satisfeito pelo qual a história toma rumo, e agora quero conferir de perto o que o tio Riordan preparou para Annabeth, deve ser demais, só lendo mesmo… *-*
    Parabéns pela resenha. =D

    Resposta
  • ELIZABETH MACHADO SALLES

    Adoro o autor,ele sabe ser bem criativo na hora de criar suas obras. Tem emoção e aventuras de montão. E esse não foge a regra. Sua resenha me deixou agradavelmente surpresa e feliz. Beijos.

    Resposta
  • Lucas Goulart Duarte

    Nem li td de PJO 🙁 ainda estou no 3º livro, mas sua resenha me deixou bem ansioso para continuar lendo.
    Acho PJO um pouco infantil demais. O jeito que os personagens falam e bem bobo, mas provavelmente vai mudando com os outros livros e tenho ctz que esse tenho ser muuuito bom

    Resposta
  • Tamires Diniz

    Eu preciso desse livro!
    Eu amo Percy Jackson e os olimpianos!!!!
    Li e adorei O Heroi Perdido e O Filho de Netuno, não vejo a hora de ler A marca de Atena, pelo que vc escreveu ta incrivel e do jeito que eu gosto!!!

    Resposta
  • Juliana Jesus

    Estou gostando muito da escrita e das histórias de Rick Riordan, terminei a pouco tempo o segundo das cronicas de Cane e essa série ainda não li, mas estou na estante me esperando XD… não vejo a hora de começar XD.

    Resposta
  • Priscila Oliveira

    amo a série PJO e não vejo a hora de ler esse *-*

    Resposta
  • Essa série tem cinco livros no total? Eu já tenho os dois primeiros e pelas resenhas que venho acompanhando, esse terceiro parece ser o melhor de todos até agora. Só vou ler quando estiver completa, por isso estou super ansiosa.

    Resposta
  • Andressa Nunes

    Resenha muito boa, nos dando uma boa noção sobre o enredo do livro, facilitando nosso entendimento sobre o conteúdo da obra, boa pedida

    Resposta
  • Vanessa Moreira

    Adorei a resenha…ainda não li nenhum livro do Rick Riordan, mas quero ler esse em breve!!!
    Parabéns pela resenha

    Resposta
  • Lorena Pantoja

    Eu sou simplesmente apaixonada pelos livros do Riordan, os pra young adults pelo menos, que foram os que eu li. Já li os dois primeiros livros, e estou me corroendo por dentro para ler o terceiro e o quarto, sendo que nem o quarto não saiu ainda mas tudo bem lkjskldjsldjs acho que vou sentir falta da narrativa de Hazel e Frank, entretanto já estava sentindo saudades da narrativa de Piper, Leo e Jason (: e de Annabeth obviamente. Creio que o Riordan os trará de volta no próximo livro. Não sei se morro de amores pelo acampamento romano, sei lá, tenho as minhas dúvidas. Estou curiosíssima para saber qual será o desfecho dessa nova aventura causada pela nova profecia, e o que seria essa marca de atena. Quero saber o encontro de Percy com Annabeth, e quero saber se os demais casais irão ficar juntos. Quero saber também como será a relação dos acampamentos agora que um já sabe da existência do outro. Sei que o Riordan sempre se supera em seus livros. Por mais que eu tenha sentido pequenos spoilers na sua resenha, nada gigantesco e inaceitável, lê-la só me deixou ainda mais morrendo de vontade de ler a marca de atena, eu simplesmente preciso ler esse livro. Adorei a resenha (:

    Resposta
  • Willian

    Um dos meus gêneros preferidos, ainda mais depois de ler uma resenha tão boa como essa, me dando uma boa noção sobre o conteúdo.

    Resposta
  • Nardonio

    Sempre leio resenhas positivas em relação aos livros do Rick Riordan, mas infelizmente ainda não cheguei a ler nenhum deles. Li apenas os dois primeiro parágrafos da resenha, pois tive receio de ler algum spoiler. Só espero que consiga ler todos esses livros dele.

    @_Dom_Dom

    Resposta
  • Paula C.

    Ah… Vou confessar que é complicado acompanhar as séries do Rick Riordan, tenho muita vontade de ler, mais é livro demais e, ainda mais, tem outras em paralelo! Mas enfim, não deixei de ficar com vontade de conhecer as obras dele, sempre escuto bons comentários a respeito.

    Resposta
  • Diandra Fernandes

    Amo os livros do Tio Rick, já amo Percy e saber que eles continuam em uma nova aventura é muito bom! Ótima resenha.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.