LivrosResenhas

A Revolução dos Bichos – George Orwell | Resenha

Nesse ano de 2021, as obras do autor George Orwell entraram em domínio público, razão esta que diversas editoras usaram a abertura para publicar a obra nos seu melhor estilo. E editora Intrínseca não poderia ficar de fora, não é mesmo?

A Revolução dos Bichos, chegou com uma roupagem perfeita, chamativa pelas ilustrações de Ralph Steadman. O que engrandeceu demais a edição e não poderia deixar de lê-la.

Os animais da fazenda Solar, pertencem ao Sr. Jones. Esses animais estão cansados pela vida miserável que estão vivendo e ainda liderados pelos porcos, expulsam o dono e seus peões, tornando-os governadores do local. Ambos acreditavam em uma igualdade, no qual os bichos poderiam governar em grande harmonia, diferente do que estava ocorrendo.

Aos porcos, surgem uma necessidade de liderança, diferente de uma liberdade e igualdade que os bichos acreditavam. Os porcos, acreditando serem mais inteligentes promovem uma rotina. O que parecia ser igualitário, transforma para estes, como privilégios. Não muito diferente de nosso sistema de governo atual, sempre permeada por uma desculpa de que aquilo é para o bem de todos.

Os ideais de igualdade com o tempo se perdem, as ideias passam ser impostas à força e as condições com os animais se tornam piores quando eram com o Sr. Jones. O que seria o herói como os seus objetivos são esquecidos, inicia-se então uma grande revolução. Daqui você meu caro leitor pode imaginar e comparar quais os rumos que vão chegar!

A Revolução dos Bichos, lançado originalmente em 1945 e classificado como uma sátira baseada na Revolução Russa de 1917, que chegou de maneira equivocada como uma espécie de propaganda anticomunista. O autor queria na realidade fazer uma crítica dos rumos que o socialismo tomou na antiga União Soviética. Ao longo, vamos conhecendo os personagens pelos reais, como: Lênin, Stalin e outros.

Orwell não era contra as ideias do socialismo, mas a traição que Stalin fez quando traiu a revolução e transformou o estado em totalitário e corrupto, acabando com a União Soviética e todas as suas liberdades.

A editora Intrínseca trouxe uma edição muito bonita, além de sua capa dura, veio com uma sobrecapa muito bem construída, e uma pintura trilateral. O fitilho funciona como marcador deixando a obra mais chamativa. Eu não paro de apreciar as ilustrações de Ralph Steadman apresentando seus traços vivos. A tradução de André Czarnobai ficou bem vivo e fiel com as ideias do próprio autor.

Indico demais a obra!! Essa edição maravilhosa não pode faltar em sua estante.

A Revolução dos Bichos
Nome Original: Animal Farm
Autor(a): George Orwell
Tradutor: André Czarnobai
ISBN: 9786555601626
Editora: Intrínseca
Ano: 2021
Páginas: 240
Nota: 5/5

Onde comprar: Amazon

Philip Rangel

Philip Rangel é estudante de direito, administrador e resenhista do Entrando Numa Fria, técnico em informática, nárniano, pertence a grifinória, leitor assíduo, futuro escritor, amante de livros, séries e filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.