LivrosResenhas

Ascensão, de Stephen King | Resenha

Um livro rápido de ler, mas carregado de uma forte lição

Em “Ascensão”, de Stephen King, conhecemos Scott Carey, morador de Castle Rock, nunca pensou o que aconteceria em sua vida em pouco tempo. Ele é responsável em construir web-sites e acabou de receber uma encomenda recheada. Na sua vizinhança há um cachorro que vive fazendo suas necessidades na sua grama, e com um sentimento dentro de si mais intenso ele carrega o preconceito com o casal lésbico, dono do cachorro. Porém, não é só isso que tem tirado sua paz, mas principalmente a perda de peso inexplicável.

Ele não quer ser examinado, pois sabe que virará um experimento, mas decide compartilhar o fenômeno ao seu amigo e doutor Bob Ellis. Sendo um fato curioso, sua perda de peso exagerada não altera nada fisicamente em Scott, o que aguça o faro de Bob. Um amontoado de roupas e várias moedas em seu bolso, nada disso altera seu peso. No entanto, dia a dia seu peso vai diminuindo. Ele sabe que em breve nada o prenderá no chão e decidiu resolver suas pendências antes de tudo ir pelos ares.

Esta obra de Stephen King é aparentemente pequena, mas foi capaz de prender minha atenção nas primeiras páginas e sua conclusão me trouxe a oportunidade de fazer reflexões sobre as questões da vida.

Narrado em terceira pessoa, a trama gira em torno de Scott e sua queda de peso inexplicável e a relação com suas vizinhas que são lésbicas.

Definido como dia Zero, no qual é o dia que tudo se revelará quando o peso de Scott não existir, ele toma a decisão de consertar alguns assuntos, sendo um deles é o seu preconceito com suas vizinhas.

Scott é um homem conservador, mas decidiu se libertar daquilo que estava impedindo de conhecer suas vizinhas que mal conhecia. E isso torna o início de um processo de autoconhecimento de conscientização.

A escrita de King continua fascinante, capaz de prender o leitor do início ao fim. Algo interessante é como sutilmente o autor faz críticas ao governo do presidente atual dos Estados Unidos Donald Trump, e sua postura com relação as pessoas que se enquadram nos grupos antagônicos do conservadorismo.

Posso afirmar que “Ascensão” é uma história rápida, de 144 páginas, porém capaz de trazer uma reflexão sobre segundas chances, desconstrução de pensamento e literalmente jogar para o ar tudo aquilo que prende e não irá trazer benefício algum.

Para os fãs de King, esse livro o foco é mais fazer o leitor pensar do que uma trama abordando apenas um fato fantasioso. Um livro necessário no tempo atual, no qual é carregado de respeito e falta de empatia.

Ascensão

Título Original: Elevation
Autor: Stephen King
Tradução: Regiane Winarski
Ano publicação: 2019
Editora: Suma
Páginas: 144
Onde Comprar: Amazon

Luke

Jornalista como profissão e bookaholic por prazer. Amo livros, especialmente os New Adults. Sou viciado em séries, mas sempre paro pela metade para começar outras. Aerosmith, Bom Jovi e todas essas bandas antigas são minhas preferidas. Aliás, sou extremamente nostálgico.

11 thoughts on “Ascensão, de Stephen King | Resenha

  • Eu já tinha lido algumas resenhas a respeito desse livro e, acho que foi o único do King pelo qual realmente me interessei. Ele está na minha lista de desejados, mas ainda não tive oportunidade de ler. Mas fiquei bem curiosa pra saber o motivo dele perder peso e sumir do mapa, literalmente.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    Resposta
  • Gosto dessa ideia de abandonar aquilo que não é útil para nossa evolução, que nos prende a crenças limitantes e acaba gerando uma nova chance de viver no mundo, não conhecia esse livro e quero muito ter a oportunidade de ler.

    Resposta
  • Chegou a louca do King!!
    Então, eu resenhei esse livro também. King foi muito perspicaz em tão poucas páginas.
    Incrível como deu vários recados preciosos, em um livro tão fino. Isso, porque ele é conhecido por seus calhamaços e a demasia em ser detalhado.
    Eu amo de qualquer forma…
    Ótima resenha. Abraços

    Resposta
  • É muito difícil encontrar livros tão pequenos do Stephen King né? Mas não importa o tamanho, ele escreve muito bem. Amo a escrita do autor e como ele sempre trás temáticas interessantes que vão muito além de apenas um rótulo como “terror” ou “suspense”. Adorei a resenha!
    Abraço
    Liv

    Resposta
  • Eu precisava encontrar um livro assim do Stephen King para começar a ler algo do autor. Gostei muito que esse livro é curtinho, e consequentemente traz uma leitura rápida. Achei tão interessante conhecer essa obra do autor e saber que é um livro carregado de reflexões e lições importantes! Adorei a resenha tão completa e bem escrita! Concordo que um livro repleto de respeito e que nos faz refletir sobr empatia seja necessário atualmente.

    Resposta
  • Eu precisava encontrar um livro assim do Stephen King para começar a ler algo do autor. Gostei muito que esse livro é curtinho, e consequentemente traz uma leitura rápida. Achei tão interessante conhecer essa obra do autor e saber que é um livro carregado de reflexões e lições importantes! Adorei a resenha tão completa e bem escrita! Concordo que um livro repleto de respeito e que nos faz refletir sobre empatia seja necessário atualmente.

    Resposta
  • Oi! Olha eu aqui de novo! Bom, eu não tinha lido nada do mestre Stephen King até janeiro desse ano. Mas me coloquei algumas metas literárias e uma delas seria conhecer a escrita de autores que nos inspiram. Stephen King não poderia deixar de ser o primeiro, obviamente! Contudo, comecei de forma diferenciada do padrão da maioria dos leitores fãs das obras dele. Comecei com “Sobre a Escrita”, que é um livro que tinha na estante desde 2018 e, como estou me reinserindo na escrita, tenho certeza que me seria enriquecedor, o que de fato foi. Tenho na estante “Cujo”, que tentarei me organizar para ler o quanto antes, e já vi algumas críticas positivas a respeito de “Elevation”, ou “Ascensão”, e que tem poucas páginas. Deve ser rápido de ler tanto pela forma como ele nos enreda como quanto pelo número de páginas! Super dica! Abraços!

    Resposta
  • Cibele

    Olá!
    Ainda não li nada do King, mas preciso mudar isso em breve. Essa obra ainda não conhecia, e achei bem interessante a trama. Acho que esse seria um bom livro para eu dar uma chance ao gênero e ao autor, por ser um livro pequeno e aparentemente não ser tão assustador.
    Achei muito interessante que ele traz reflexões, gosto muito de obras assim.
    Amei a resenha, beijos!
    Subsolo da mente

    Resposta
  • Oie, tudo bem? Não lembro de ter visto esse livro antes mas a história me chamou bastante atenção. Quando vi Castle Rock lembrei que a série está no catálogo do Starz Play, inclusive já coloquei na minha playlist para assistir. Na descrição diz baseada em obra de Stephen King mas não sabia que tinha ligação com Ascensão. Um abraço, Érika =^.^=

    Resposta
  • Quero me aventutar por esse livro de king. Interessante a crítica que ele faz ao conservadorismo e ao trump. So agucou ainda mais minha vontade de ter o livro heheh
    Küss 😘

    Resposta
  • Oie, Luke!
    Eu ando bem interessada nesse livro, pois me identifico muito com o estilo de escrita do King. Gostei muito da premissa e de ser uma história bem construída e rápida.
    Com certeza eu irei ler!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.